Posted in:

A Importância dos Acessórios Leves no Pilates

ACESSORIOS-DE-PILATES

O Método Pilates é um sistema muito abrangente, tanto para treinamento como para reabilitação de inúmeras lesões, englobando todo tipo de público – bailarinas, acrobatas, atletas de alto rendimento, bem como pessoas com profissões que não tem nada a ver com atividade física e também os “grupos especiais”, como mulheres grávidas ou idosos.

Para melhor atender essa variedade, o Método conta com diferentes equipamentos de trabalho: Mat, Reformer, Cadillac, Barrel, Chair, cada um com suas características específicas, fazendo com o que o Pilates tenha um amplo repertório de exercícios e técnicas.

Podemos, ainda, acrescentar o uso de acessórios leves – que torna a prática ainda mais enriquecedora, com benefícios simplesmente fantásticos.

O que chamamos de “Acessórios Leves”?acessórios

Todos os acessórios simples que podem trazer estabilidade ao treinamento.

Eles devem ser utilizados com planejamento prévio sobre os objetivos a serem alcançados, de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Para citar alguns, temos os elásticos, bolas de diferentes tamanhos – desde mini balls até stability balls – e também aquelas com peso (as toning balls) com diferentes cargas.

Cada um destes elementos tem características específicas, mas não exclusivas.

Isso quer dizer que, por exemplo, uma toning ball não só fornece basicamente carga ao treinamento, como também pode cumprir o papel de ser um elemento proprioceptivo e inclusive facilitador de um exercício.

E assim, com cada um.

Escolhendo os Acessórios adequadamenteacessórios-1

Estão disponíveis no mercado vários tipos de acessórios para Pilates, devemos selecionar os acessórios baseando-se principalmente na função do material e seu objetivos final.

Isso quer dizer que, em uma mesma turma de alunos, pode-se usar vários elementos diferentes. Isso ajuda muito a personalizar ainda mais as aulas em grupo – e não apenas as individuais.

Definindo as Características dos Acessóriosacessórios-2

Podemos enumerar alguns dos acessórios, por exemplo:

Elástico: um grande aliado para trabalhar em Mat, somando resistência em cadeia cinética mista.

É também muito bom para estimular exercícios de respiração bilateral/unilateral e para trabalhar a estabilidade escapular, favorecendo a retração, e para auxiliar no trabalho abdominal ou na ativação dos músculos do pescoço, estimulando a flexão dorsal da coluna.

A resistência elástica é a mesma oferecida pelas molas, o que mantém um mesmo caminho de estímulo muscular.

Mini ball: pode trazer instabilidade para os músculos centrais e estabilizadores locais na região lombo pélvica, mas também pode ser um acessório proprioceptivo para ligar musculaturas, como, por exemplo, músculos adutores. Facilita o movimento para trabalhar extensões da coluna torácica.

Stability ball: também traz instabilidade, mas em toda a estrutura (não apenas no centro do corpo).

Ajuda a encontrar o tom muscular adequado para trabalhar, sendo também uma boa aliada para trabalho tanto de flexão como extensão de coluna, devido à sua forma.

Tonning ball: sua principal característica é o peso que traz, adicionando a carga de trabalho uma cadeia cinética aberta.

Mas, se usada para rolar, faz um ótimo trabalho de alongamento, como por exemplo em exercício de Mat, como o Saw.

Foam Roller: também é um elemento instável por sua forma e estimula o trabalho de diferentes cadeias musculares, variando com sua utilização solo ou em conjunto, de forma transversal ou longitudinal.

Mas, enquanto desafia a musculatura central, pode remover a tensão e nivelar o tônus muscular dos níveis espinhais.

Além disso, pode ser utilizado como ferramenta para a auto liberação miofascial, ajudando na prevenção de lesões e redução de dores.

Magic Circle: fornece principalmente resistência aos membros superiores ou inferiores, mas pode também estimular a ativação abdominal.

Em trabalhos de rotação de coluna pode ajudar a conectar com os estabilizadores das escápulas, mantendo-as estáveis, trabalhando com membros superiores em cadeia cinética fechada.

Concluindo…ACESSORIOS-DE-PILATES

Todos estes elementos enriquecem nosso trabalho como instrutores de Pilates, além de ser um conteúdo educativo e estimulante para as pessoas que praticam o Método.

Melhora a qualidade de nossas aulas, sempre a partir dos objetivos propostos e partindo da observação das necessidades de cada grupo ou pessoa.

O que achou desse texto? Já utiliza os acessórios em seu Studio? Conta pra gente nos comentários!

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *