Posted in:

O que está por trás do Método Pilates?

O que está por trás do Método Pilates?
Gostou? Avalie!

Quero começar esse artigo com uma pergunta que rodeou minha cabeça por muito tempo: o que, exatamente, é o Método Pilates? Parece uma pergunta tão simples, e que somos questionados praticamente todo tempo. Mas você já parou realmente para pensar sobre a resposta?

Passei muito tempo respondendo de forma automática uma explicação muito ensinada em cursos e escritas em todos os lugares – Pilates é um método de condicionamento físico e mental, que trabalha o corpo como um todo, focando em postura, respiração (e mais um monte de blábláblá).

Mas e depois?  Vamos pensar em Método de condicionamento físico e mental, certo?

Então, vejo muitos instrutores dando essa explicação para seus clientes e, depois, passando exercícios em seus Studios de forma automática, sem fluidez ou controle.

Parecem muito mais com aulas de musculação localizada ou com molas, isso porque muitas vezes os alunos ficam batendo papo sobre a novela ou mexendo no celular.

Nesses casos, onde está o controle da mente sobre o corpo?

O Método Pilates para a Mente e Corpométodo-pilates

Para começar essa reflexão, precisamos entender que o criador do Método  Pilates tinha uma visão muito particular de como seria o estado ideal e perfeito de saúde. Ele via o indivíduo como um todo. Tem uma frase de Joseph que reflete muito isso:

“Uma Mente sã que ‘habita’ um corpo doente é como uma casa que tem um bom teto de cobre, mas que foi construída sobre um terreno de areia.  Assim como um corpo são que “abriga” uma mente doente é como uma casa com um fundo sólido de pedra, mas com um teto de papel.

O que ele quer dizer com isso?

De forma mais simples, ele quer dizer que não devemos focar em mente OU corpo, mas sim em mente e corpo. E, aqui, esse “E” faz muita diferença.

Eu acredito que o que torna o trabalho de Joseph Pilates diferente dos outros seria o fato dele ter criado um método completo e bem estruturado de forma clara, forte e fluida – em que ele mesmo intitulava como “exercícios corretivos”.

Entendo que o termo da atividade seria no sentido muito mais amplo, atravessando a esfera física.

Dinheiro ou Saúde?

Joe acreditava que só quando o corpo atingisse seu verdadeiro potencial, poderíamos obter uma mente equilibrada para viver de forma plena e tranquila.

Na vida moderna as pessoas andam com muita pressa, muita ansiedade e tensão, elas deixam de viver suas vidas plenamente e entram em um estado automático em que o foco se torna “ser mais”, “querer mais” e “ter mais”.

Passam a vida tentando ganhar dinheiro e reconhecimento, mas quando envelhecem gastam seu dinheiro tentando restabelecer sua saúde física e mental que foi perdida em algum lugar no meio do caminho.

A ideia de Joseph Pilates era que a Contrologia, ou Método Pilates como é nomeado agora, fosse o caminho para você retornar à sua vida, aquele seu estado primitivo que foi perdido.

Ele deixa bem claro isso em seu livro “ O retorno a vida através da Contrologia” (leitura obrigatória para qualquer Pilateiro!)

O Método para a Vidamétodo-pilates-02

Quando você começa a controlar, de forma consciente cada pequena, parte do seu corpo, cada músculo, sua respiração, o foco de seus pensamentos naquele momento, isso lhe dá uma sensação de plenitude e poder.

E se, com o tempo, você conseguir fazer coisas que antes você não fazia, isso lhe dará a força e confiança para realizar o que antes parecia impossível na sua vida.

O Método Pilates é a modalidade que atravessa as “quatro paredes do Studio”.

Se você seguir os ensinamentos tradicionais, você perceberá que ele é um Método para a vida, que muda sua forma de ver a si mesmo e de interpretar o mundo.

Os Benefícios do Pilates

No momento em que um cliente chega no seu Studio para se matricular, você, como instrutor, tem que saber quais são as necessidades dele, para que assim você possa explicar que os benefícios do Pilates são muito mais do que melhora no condicionamento físico ou mental.

O Método reabilita e fortalece sua estrutura completa, para alguns grupos específicos como idosos o Método Pilates proporciona a socialização, e a volta da auto estima.

O Pilates é tão completo, que ele não é especifico para apenas um grupo mas para todos, é importante sempre ressaltar isso para seus clientes, não pensando que isso ajuda apenas na forma comercial, já que seu público é tão amplo, mas pela razão de ser tão amplo o método pode melhorar a qualidade de vida de várias pessoas.

Concluindo…método-pilates-03

Entenda que o Método Pilates é forte e muito bem sistematizado, possuindo um amplo leque de exercícios e variações para atender a todos os tipos de pessoas. Ele é completo, complexo e inteligente de maneira suficiente para se dedicar uma vida inteira de prática e estudo.

Não sendo necessário inventar coisas ou mesclá-lo com outras técnicas atribuindo a isso novos nomes, como:  “não-sei-o-que-lá Pilates” ou o “novo-ultra-mega-master Pilates”, e assim por diante.

Ele não é um método “frágil”, voltado pura e simplesmente para agradar ao consumidor, às novas tendências e modas.

É um Método tradicional, em que o praticante que deve se adaptar e se reformar para obter os melhores resultados físicos e mentais.

É de vital importância que cada instrutor procure sempre entender um pouco mais sobre esse lindo Método e o que está por trás do movimento. E então, o que é o Método Pilates para você?

Até a próxima!

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Texto excelente, parabéns Alessandra!
    Atualmente o que mais encontramos por aí é um monte de coisas sendo chamadas de Pilates (adorei o trecho “…Não sendo necessário inventar coisas ou mesclá-lo com outras técnicas atribuindo a isso novos nomes, como: “não-sei-o-que-lá Pilates” ou o “novo-ultra-mega-master Pilates”, e assim por diante”), que infelizmente já não tem nada a ver com a METODOLOGIA criada por Joseph.
    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *