Posted in:

Correção da Postura – Avaliação e Tratamento no Pilates

O Pilates é um método de atividade física que trabalha o corpo em sua totalidade, através de exercícios de fortalecimento e mobilidade, podendo auxiliar na correção da postura.

Muitos alunos chegam no Studio de Pilates com o objetivo de melhorar a postura. Mesmo quando ele não tem muito conhecimento do que se trabalha o método, já existe essa concepção. E está corretíssimo!

Antes de trabalharmos o aluno com esse objetivo devemos realizar uma avaliação detalhada de sua postura e saber de suas queixas.

Mesmo quando o objetivo do aluno não seja esse, é preciso que o profissional esteja atento a postura do aluno, já que muitas alterações e dores no corpo estão associadas com desequilíbrios da mesma.

Conceito de Postura

Em relação à postura Kisnner e Colby (2010) conceituam que:

“Postura é a posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes do corpo para uma atividade específica ou uma maneira característica de suportar o próprio corpo”.

Tribastone (2001) entende postura como a posição mantida pelo corpo, automática e espontaneamente em harmonia com a força gravitacional e predisposto a passar do estado de repouso ao movimento.

Para Deliberato (2002) a postura ideal é aquela que apresenta simultaneamente três características: O gasto energético para mantê-la é mínimo, adequada e eficiente para o propósito desejado, e apresenta-se livre de sintomatologia dolorosa.

Causas e Consequências relacionadas à Postura

Nos dias atuais é muito frequente ficarmos horas sentados em frente ao computador, tablete e smartphones, sendo que muitas vezes sentamos de forma errada apoiando o sacro e não os ísquios no assento.

A altura do olhar em relação à tela muitas vezes é imprópria. Esses fatores geram uma maior sobrecarga nas estruturas da coluna e talvez sejam hoje os que mais geram disfunções, e por isso a importância da correção da postura.

Vale lembrar que existem vários tipos de alterações posturais e que existem várias causas. Pode haver uma alteração congênita, estrutural, compensatória, antálgica ou mesmo por hábitos incorretos.

Segundo Kisner e Kolby (2010), disfunções posturais podem causar:

  • Dor – devido a sobrecargas em estruturas mais sensíveis e tensão muscular
  • Diminuição da Amplitude de Movimento – por desequilíbrio de flexibilidade;
  • Fraqueza e ou Desequilíbrios Musculares devido à má postura mantida por longo tempo, controle precário da mecânica da coluna vertebral e estabilização inadequada do tronco, por desequilíbrios entre comprimento, força e resistência da musculatura.

Pilates na Alteração e Correção da Postura

Através de recursos disponíveis no Pilates como os seus princípios, podemos abordar diante das disfunções posturais corrigindo os tecidos moles do corpo e prevenindo possíveis alterações.

Ao avaliar nossos alunos é preciso fazer a avalição estática e dinâmica, para então traçar a correção da postura.

A avaliação estática é feita com alguns recursos como a utilização de fio de prumo ou fotogrametria onde será analisado as assimetrias de determinadas regiões do corpo.

Já a avaliação dinâmica é feita através de análise e filmagem de movimentos funcionais que são necessários no nosso dia a dia, como por exemplo, agachar, andar, girar o tronco, entre outros.

A importância da avaliação dinâmica se dá pois estamos o tempo inteiro em padrões errados de movimentos e isso pode gerar sobrecargas e compensações em determinadas estruturas do corpo e gerar dores.

Nem todas as pessoas que têm importantes alterações posturais sentem dores, portanto apenas a dor não pode ser parâmetro para trabalharmos com nossos alunos no Pilates. É preciso a avalição para perceber e corrigir desequilíbrios do corpo que podem se agravar se não houver uma intervenção.

A avaliação dinâmica faz-se imprescindível para o trabalho com o nosso aluno no Pilates e teremos recursos para corrigir possíveis alterações de padrões de movimento.

O conhecimento das ações anatômicas de diferentes grupos musculares permite uma base de trabalho para uma análise cinesiológica e para o domínio das técnicas elementares de solicitação de um determinado músculo.

Segundo Pedro Pazarat Correia a biomecânica é uma área de estudo que se ocupa das forças que atuam fora e dentro do sistema biológico e do efeito que essas forças atuam no sistema.

Para análise do movimento a biomecânica desempenha um papel importante, porque a partir da aplicação dos seus conhecimentos e instrumentos de análise, permite detectar erros e fazer alterações á forma como se realiza o movimento, melhorando a execução.

É preciso que o profissional de Pilates tenha um bom conhecimento da biomecânica do corpo humano para interpretar os movimentos durante as aulas, e posteriormente fazer a correção da postura do aluno.

Concluindo…

Os exercícios que utilizaremos no Pilates para melhorar a postura de nossos alunos serão inúmeros, desde que traçamos o objetivo.

Não existe receita de bolo, no entanto, sabe-se que numa aula de Pilates é sempre bom priorizar exercícios que dentro da limitação de cada aluno se consiga trabalhar a totalidade do corpo, trabalhando com a mobilidade, flexibilidade e fortalecimento de regiões específicas do corpo.

Levando em consideração o conceito de postura ideal de Tribastone 2001, os exercícios de Pilates então deverão proporcionar ao aluno um menor gasto energético para manter sua postura, deixar o corpo eficiente para o propósito desejado e sem dores, auxiliando assim para a correção da postura.

 

Referências Bibliográficas
  • KISNNER. C.; COLBY. A. L. Exercícios terapêuticos. 5 ed. São Paulo: Manole, 2010.
  • TRIBASTONE. F. Tratado de exercícios corretivos. 1 ed. São Paulo: Manole, 2001.
  • DELIBERATO. P. C. P. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.
  • PEDRO PEZARAT CORREIA. Estudo do Movimento.

Written by Gracielle Jesus Carneiro

Gracielle Jesus Carneiro

Fisioterapeuta graduada pela FAN (Faculdade Nobre de Feira de Santana) 2012. Formação completa no Método Pilates, além de extensão universitária de aprimoramento profissional em RPG, curso de curta duração em CORE 360 e Treinamento empreendedor Líder Coach. Atualmente atua nas áreas de ortopedia, neurologia, Pilates, RPG ambulatorial e domiciliar.

6 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *