Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O método que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente e foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates criou a Contrologia.

Porém já estamos acostumados a ver todos os benefícios que o método pode proporcionar, mas você sabe dos benefícios do Pilates para corredores? Principalmente nas lesões que essa prática pode ocasionar?

Nesse texto vamos te contar todos os benefícios que a corrida pode proporcionar a seu aluno e como a junção do método com a prática pode ser uma das melhores opções.

 Benefícios do Exercício FísicoPilates-para-Corredores-10

Acho muito interessante uma ilustração que os autores Peter Larson e Bill Katovsky usam em seu livro “Tread Lightly” (que em uma tradução bem literal significa Pisar Levemente).

Eles contam o seguinte: imagine que você vai ao médico para uma consulta de rotina e depois de passar pela avaliação e fazer todos os exames, ele sugere uma prescrição, que se for seguida, pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Redução do risco de morte precoce
  • Redução do risco de doenças na artéria coronária
  • Redução do risco de infarto e pressão alta
  • Redução do risco de diabetes tipo 2 e doença metabólica
  • Redução do risco de câncer de cólon e de mama
  • Previne sobrepeso e depressão
  • Perda de peso, quando associado a uma dieta de restrição alimentar
  • Previne quedas
  • Melhora função cognitiva (para adultos mais velhos)

Com certeza você aceitaria, certo? Mas provavelmente questionaria o preço…

Os autores continuam dizendo que com certeza, qualquer empresa farmacêutica que conseguisse produzir um medicamento com todos esses benefícios, em apenas um comprimido, teria em suas mãos a mina de ouro e ganharia dinheiro em proporções inimagináveis.

A resposta do médico: “é grátis! ”, mas complementa que podem existir alguns efeitos colaterais como músculos doloridos, suor excessivo e um risco maior de lesões musculoesqueléticas, além de abrir mão de um pouco de tempo livre.

O remédio milagroso é o EXERCÍCIO FÍSICO.

Benefícios da CorridaPilates-para-Corredores-11

Em 2008, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, publicou um relatório informando que, poucas escolhas no estilo de vida, têm grande efeito na mortalidade como a atividade física e indica que existem estudos científicos que mostram fortes evidências com a associação dos benefícios de saúde listados acima e a prática regular de exercícios físicos vigorosos.

Você só precisa de 90 minutos de exercícios vigorosos por semana para obter os benefícios. Além disso, uma outra pesquisa de 2008 da Dra. Elisa Chakravary, da Universidade de Stanford avaliou por 19 anos, 538 corredores e 423 não corredores saudáveis.

Os resultados mostraram que corredores tem sobrevida maior e melhor qualidade de vida na velhice, pois somente 15% dos corredores morreram enquanto 34% dos não corredores vieram a óbito.

Então por que não começa a correr?

Como citei acima, apesar de todos os efeitos benéficos da corrida, infelizmente os corredores têm um risco maior de sofrer lesões musculoesqueléticas, mas posso te garantir que os benefícios e o bem-estar fazem tudo valer a pena, e é aí que entra o Pilates para corredores.

Existem muitas evidências que mostram que a corrida tem um alto índice de lesões, mas infelizmente não existe nenhuma que comprove quais são os principais fatores de risco, dificultando a prevenção.

Mas há um consenso de que alguns dos fatores mais relevantes possam ser:

  • Lesões prévias
  • Novos corredores
  • Correr para competir
  • Excesso de quilômetros de corrida por semana

Benefícios do Pilates para CorredoresPilates-para-Corredores-13

Em relação aos citados acima, os instrutores, junto com o método Pilates podem atuar principalmente nas lesões prévias e novos corredores.

Com base nisso, é possível dizer que se um aluno, já sente dores no joelho e quiser começar a correr, provavelmente terá mais dores nessa articulação que já está sensibilizada.

Por isso, lesões prévias devem ser consideradas antes de começar a correr. Mas nesses casos, o Pilates pode auxiliar inicialmente como reabilitação e depois como condicionamento físico, trazendo todos os seus benefícios, para tornar possível o início da prática da corrida.

Benefícios como fortalecimento muscular, consciência corporal, melhora da amplitude de movimento articular e da postura já vão auxiliar esse aluno corredor.

Mas por quê o novo corredor tem mais chances de se lesionar? Citando novamente o livro “Tread Lightly”, os autores citam que os motivos são:

  1. Novos corredores estão menos adaptados aos estresses e desconfortos associados a corrida. Até que haja um fortalecimento e uma adaptação física, o risco de lesão é alto.
  2. Falta de experiência de corrida que limita as habilidades de distinguir entre dores menores e as dores mais sérias. Corredores mais experientes tendem a ter um senso melhor para definir quando a dor é anormal e deve ser “ouvida”. “Ouça seu corpo”, é um mantra que é repetido diversas vezes entre os atletas quando se trata de saber quando “tirar o pé” e os iniciantes são menos fluentes nessa linguagem do corpo do corredor.
  3. Determinação para alcançar um alvo estipulado, (por exemplo, encarar uma primeira maratona), pode causar aos novos e inexperientes corredores ultrapassar sinais de cuidados.

Todas essas coisas determinam o estágio para um lesão acontecer e pra quem está apenas começando, o mais prudente ir devagar e gradualmente.

O método Pilates é muito rico em movimentos funcionais e que trabalham os grupos musculares mais requisitados durante a corrida (tema para um outro artigo) e por isso tem importância fundamental na vida de um corredor.

Todos os exercícios devem ser realizados utilizando os princípios do Pilates (concentração, controle, controle de centro, precisão, fluidez, respiração) e podem simular o gesto esportivo, devendo focar em controle, alinhamento, postura, consciência corporal, alongamento, melhora da amplitude e qualidade de movimento das articulações.

Os benefícios do Pilates para corredores são:

  • Fortalecimento muscular simétrico, reequilíbrio muscular
  • Melhora da postura evitando compensações
  • Melhora controle da mente e concentração
  • Melhora consciência corporal e coordenação
  • Diminui sobrecarga na coluna
  • Maior expansão da caixa torácica, melhorando capacidade e controle respiratóri0
  • Melhor equilíbrio prevenindo as lesões agudas
  • Economia de movimento
  • Melhora da técnica de corrida
  • Diminui tempos de provas por movimento mais eficiente e sem dor.
  • Melhora da performance

Concluindo…Pilates-para-Corredores-8

Ao trabalhar com um aluno atleta de corrida, é muito interessante combinar movimentos, para que a dinâmica e o gesto esportivo possam ser treinados o mais próximo da realidade. Além de ser muito importante conhecer a biomecânica da corrida, para que o estímulo durante a aula de Pilates possa ser assertivo e funcional.

Posso dizer, por sentir os benefícios no meu corpo e também de acompanhar no studio, que os alunos vão evoluir cada dia mais! Quer coisa melhor que os princípios desse método maravilhoso sendo aplicados na corrida?! Bom trabalho!

Grande abraço!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.