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Busca pela Qualidade de Vida na Terceira Idade através do Pilates

Busca pela Qualidade de Vida na Terceira Idade através do Pilates
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Antes de falarmos sobre a qualidade de vida na terceira idade, precisamos entender um outro processo que vem acontecendo.

O envelhecimento populacional é um fenômeno global e local, decorrente de uma real melhoria das condições de qualidade de vida. E para manter esta qualidade é importante permanecer com a melhor aptidão física possível.

O processo de envelhecimento tem sido relacionado à modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda progressiva da capacidade de adaptação física do indivíduo, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos.

O censo do IBGE, realizado em 2000, encontrou 14,5 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais. Eles representavam 8,6% da população total, contra 7,3% em 1991. A projeção do Instituto mostra que o Brasil terá 216 milhões de habitantes em 2025, dos quais 31,3 milhões serão idosos, ou seja, 14% da população.

Consequências do Aumento da Expectativa de Vida

O aumento na expectativa de vida traz como consequência o aumento de patologias ou fatores de risco que podem comprometer a saúde do idoso.

Do ponto de vista funcional, o envelhecimento caracteriza-se, entre outros aspectos, por:

  1. Decréscimo do Sistema Neuromuscular – verificando-se a perda de massa muscular
  2. Debilidade do Sistema Muscular
  3. Redução da Flexibilidade
  4. Redução da Força
  5. Redução da Resistência
  6. Redução da Mobilidade Articular

Todos esses são fatores que, por decorrência, determinam limitação da capacidade de coordenação e de controle do equilíbrio corporal estático e dinâmico. A deterioração das estruturas articulares observada durante o envelhecimento acarreta inflamação, dor, rigidez e deformidades.

Normalmente ocorre:

Com as alterações dessas estruturas, os distúrbios da marcha e da mobilidade tornam-se problemas comuns, mas de grande comprometimento para os idosos, levando a importantes limitações na realização das atividades da vida diária – AVDs.

As características mais comuns são a diminuição da velocidade e comprimento do passo, perda do balanço normal dos braços e diminuição das rotações pélvica e escapular.

Os movimentos tornam-se mais lentos e limitados.

O mesmo ocorre com a forma de caminhar que se torna mais lenta e com passos curtos. A fadiga ocorre com maior facilidade e a energia tende a diminuir de uma forma geral, favorecendo maior risco de queda e suas consequentes sequelas, que apresentam elevada morbidade.

A redução da massa magra e da força muscular associado ao envelhecimento é definida como sarcopenia, onde ocorre declínio de vários sistemas fisiológicos.

Especificamente o sistema músculo-esquelético, resultando na deterioração da homeostase biológica e da capacidade orgânica de adaptar-se às novas situações de estresse, conferindo aos idosos maiores risco de quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalizações recorrente e até mortalidade.

Qualidade de Vida na Terceira Idade com Método Pilates

Em virtude desses aspectos, acredita-se que a participação do idoso em programas de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física, seja na sua vertente da saúde como também nas capacidades funcionais, aumentando a qualidade de vida na terceira idade.

Discutidas as tendências de envelhecimento populacional e alguns conceitos relativos a este processo, citando a importância da atividade física e trabalho corporal para as pessoas que estão nessa fase da vida, nos deparamos com um grande desafio aos profissionais da área da saúde.

Isso pois torna-se necessário incentivar precocemente as atividades de prevenção, preparando o indivíduo para um envelhecimento saudável.

Nesse contexto apresentaremos os benefícios que o método Contrologia – mais conhecido como Pilates – pode proporcionar aos indivíduos idosos e ao longo do processo de envelhecimento.

O Pilates introduziu a ideia de tratar a causa da doença e tentar evitar o problema por meio de atividades que geram bem-estar, sendo eficazes na reeducação postural, melhora a força e a mobilidade, que geralmente estão alteradas devido à presença de doenças degenerativas, como a artrite.

E também auxilia na manutenção da pressão arterial, aumento da densidade óssea; libera a tensão das articulações, deixando-as mais móveis e flexíveis; aumentando a capacidade respiratória e cardiovascular; melhorando a postura, evitando possíveis lesões de coluna.

Tudo isso desenvolvendo o corpo e os músculos, diminuindo a fadiga do dia a dia, aumentando a qualidade de vida na terceira idade.

Inicialmente, Joseph criou o repertório do MAT, sequência que constam 34 exercícios criados no solo que servem de base do método buscando a conscientização e enfatização do uso da musculatura abdominal e posteriormente criou-se os aparelhos, Reformer, Cadilac, Wunda Chair e Ladder Barrel.

A ideia de Joseph Pilates é proporcionar um amplo benefício para o corpo humano, estimulando a circulação, melhorando a flexibilidade, a amplitude de movimento, ou seja, a postura e o condicionamento do corpo (físico e mental) em geral.

Estudos realizados constataram que a prática do Método Pilates na terceira idade, tende a se apresentar como uma importante aliada na promoção da saúde, melhorando  a força muscular, flexibilidade, consciência corporal e equilíbrio através de exercícios desafiadores, restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao caminhar e realizar as atividades do dia-dia.

Assim tornando-o menos vulnerável aos efeitos do processo do envelhecimento, melhorando a qualidade de vida e a auto-estima dos idosos.

A prática contribui também para o fortalecimento do períneo, nas mulheres, e do assoalho pélvico em ambos os sexos, favorecendo os portadores de incontinência urinária.

Concluindo…

Dessa forma, a prática do Pilates com idosos propõe melhorar a qualidade de vida na terceira idade como um todo, alterando seu estado físico, mental e social, contribuindo para o convívio dessa pessoa com demais membros da sociedade.

A técnica tem se mostrado segura, desde que bem orientada, por um profissional habilitado.

Pode-se dizer que o método Pilates de condicionamento físico está apto a proporcionar satisfação total aos praticantes da terceira idade que desejam obter uma melhor qualidade de vida, aproveitando ao máximo seu corpo e a plenitude de sua saúde, sendo esse, o primeiro requisito para a felicidade!

“Seu corpo é o se maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa que nós o lapidaremos” .

Written by Lívia Meira Bassetto

Lívia Meira Bassetto

Fisioterapeuta, Especialista em Geriatria pela (UFSCAR), RPGista, Instrutora de Pilates. Espaço New Corp – Saúde e Boa Forma
Contatos: (19) 41061494/992615556
Rua Quintino Bocaiuva, 620, esquina com Tamoio, Vila Santa Catarina – Americana SP
www.espaconewcorp.com.br

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