Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Se há algo importante que podemos ensinar a nossos filhos é uma boa postura e alinhamento de sua coluna. Hoje em dia, as crianças passam horas na frente de um computador, jogos eletrônicos, celulares ou sentados nas carteiras da escola por tanto tempo que se criam descompensações em sua postura. Isso pode ser melhorado ao recomendar Pilates para crianças, ou seja, exercícios adequados para buscar extensão e flexibilidade da coluna vertebral, estendendo-se os músculos do pescoço e do tronco, entre outros. Vamos entender melhor.

Os exercícios de Pilates têm como princípios básicos a concentração, o controle, centralização, fluidez de movimento, precisão e respiração. Este Método pode ser praticado por pequenos desde cedo – tudo dependerá de quão divertida, dinâmica e criativa será a aula, para que não se perca o interesse e a concentração. No entanto, é importante frisar que, mesmo com as crianças, não se pode simplesmente “jogar” no Método Pilates. Ele deve ser ensinado por professores treinados, que conhecem bem os princípios e sabem transmitir o sentido e a razão de cada um dos exercícios.

Para as crianças sedentárias, é muito difícil carregar uma mochila cheia de livros todos os dias sem agredir a coluna e postura. Exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade pode resolver estes problemas.

12 razões pelas quais recomenda-se Pilates para crianças:

  1. Aprimora seu alinhamento postural, criando uma consciência de postura.
  2. Melhora a concentração e, assim, se adquire uma atenção maior para render mais na lição de casa e sala de aula.
  3. Pilates para crianças é recomendado como complemento para outras atividades físicas e, especialmente, para melhorar seu desempenho atlético.
  4. Previne desvios (como escoliose) da coluna vertebral e fortalece a musculatura das costas.
  5. Aumenta a mobilidade. O corpo humano não foi feito para ficar sentado por muito tempo, já que a coluna sofre mais pressão quando se está sentado em uma cadeira do que quando se está de pé.
  6. Os exercícios de equilíbrio são perfeitos para que as crianças tenham balanço e simetria corporal, e para que aprendam a conhecer seu corpo – que está em constante mudança.
  7. Aumenta a flexibilidade, isso significa que as crianças terão maior amplitude de movimento e agilidade.
  8. Pilates para crianças melhora a coordenação motora. Ajuda os pequenos a moverem-se com graça, usando o corpo adequadamente, sem nenhum tipo de “embaraço”.
  9. Reduz o sedentarismo e, por consequência, a obesidade infantil.
  10. Desenvolve a autoestima, autoconfiança, ajudando-o a interagir com outras crianças e adultos e se integrar com outras atividades como teatro, dança, canto, entre outros.
  11. Lesões são evitadas. Uma criança flexível e forte é ótima para esportes, e suas articulações e músculos estarão prontas mais cedo.
  12. É recomendado para crianças com déficit de atenção (de acordo com estudos realizados em vários países, como EUA, Chile, Alemanha, Espanha, Itália e México, o Método melhora os níveis de atenção e concentração para aqueles que praticam)

Se as crianças começam a trabalhar nesta tão dócil, criativa e eficaz, ao atingir a adolescência terão base não só em sua postura, flexibilidade e força abdominal, mas também uma boa autoestima, respeitando os próprios limites e reconhecendo suas virtudes físicas.

Joseph H. Pilates disse, “na infância, bons e maus hábitos podem ser adquiridos facilmente”.

Conclusão

Recomendar Pilates para crianças é o primeiro passo para um crescimento saudável e ativo. O Pilates traz muitos benefícios para seus praticantes, especialmente a longo prazo.