O Pilates para o corpo feminino é uma atividade física cada vez mais popular, seja devido a necessidade tratar alguma patologia, para o bem-estar ou por uma questão estética corporal.
Mas, muitas não conhecem os benefícios específicos do Método para elas, auxiliando no combate a diversas doenças e problemas posturais, fortalecendo os músculos e melhorando a disposição durante a menstruação e a gestação.
Hoje, vamos entender mais sobre 3 vantagens da prática do Método para as mulheres. Bora conferir quais são elas? Acompanhe.
3 benefícios do Pilates para o corpo feminino
Doenças como a osteoporose, infecção urinária, fibromialgia e alzheimer são mais comuns em mulheres do que em homens, e o Pilates é benéfico para todas essas questões, trabalhando o corpo de forma integral e desenvolvendo força, flexibilidade, postura e equilíbrio.
Confira abaixo os 3 principais benefícios do Pilates para o corpo feminino:
1. Combate às doenças crônicas
O Pilates é um ótimo aliado na prevenção e no tratamento de algumas doenças exclusivas ou comuns entre as mulheres, como o câncer de mama, câncer de colo do útero, Endometriose e até a Síndrome do Ovário Policístico, conhecida também como SOP.
O Método também é muito recomendado quando se trata do combate à osteoporose, condição que afeta predominantemente as mulheres, especialmente após a menopausa. Ao fortalecer a musculatura e trabalhar a flexibilidade, o corpo aumenta a densidade óssea, o que pode reduzir o risco de fraturas.
A saúde do assoalho pélvico é outro fator essencial para a qualidade de vida feminina, especialmente durante e após a gestação. A prática de Pilates inclui exercícios específicos que fortalecem essa musculatura, fundamental para prevenir e tratar problemas como a incontinência e infecção urinária, que afeta muitas mulheres.
2. Fortalecimento muscular específico
O treino de superiores feminino é uma abordagem importante do Método. Focando em trabalhar músculos dos ombros, braços, costas e tronco, esse treino auxilia no desenvolvimento de resistência muscular e na prevenção de lesões.
Assim, a flexibilidade e a força Pilates para o corpo feminino ajudam a aliviar dores e desconfortos na região lombar e pélvica, comuns em grávidas e em mulheres no período pré menstrual e durante a menstruação.
Muitas mulheres evitam o treino de superiores por receio de desenvolver músculos excessivos, mas no Pilates o enfoque está em construir força de forma equilibrada e natural, sem comprometer a estética desejada.
O trabalho dos membros superiores melhora a circulação e reduz a tensão acumulada, especialmente em mulheres que trabalham longas horas sentadas ou em frente ao computador.
3. Saúde emocional em dia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência de depressão e ansiedade entre mulheres brasileiras é de 5,1%, enquanto entre os homens é de 2,6%.
E quando se trata de doenças cardiovasculares, que também atingem mais mulheres do que homens, a depressão pode provocar cardiopatias e, da mesma forma, doenças do coração podem acabar gerando um quadro depressivo.
Nesse sentido, ao trabalhar intensamente a respiração consciente, liberar endorfinas e outros hormônios do bem-estar, e promover a circulação sanguínea, o Pilates contribui com a saúde emocional e mental das mulheres.
Conclusão
Todos sabemos que o Método tem benefícios para todos os gêneros e grupos especiais, mas no caso das mulheres, o Pilates para o corpo feminino é uma prática completa para a saúde e o bem-estar, com vantagens que vão desde o fortalecimento físico e melhora dos sintomas da TPM até o combate e a prevenção de doenças.
A atividade física é essencial para mulheres de todas as idades, auxiliando na conquista de um corpo mais forte e de uma vida mais saudável.