Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Método Pilates, por possuir uma abordagem global, pode ser utilizado no tratamento das cadeias musculares do tórax, através da organização do sistema locomotor em grupos e cadeias, que permite uma visão unificada do corpo em situações de análise da postura.

O termo cadeia muscular foi descrito por Françoise Mézières, como um conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo.

Você possui pacientes que sofrem dessa patologia? Continue a leitura para entender os exercícios do Pilates mais indicados no tratamento das cadeias musculares do tórax.

A importância de manter o diafragma relaxado para o Tratamento das Cadeias Musculares do Tórax

O diafragma, um dos músculos do power house, está localizado na região do tórax. É por esse músculo que se cruzam todas as cadeias musculares. Portanto, ele não pertence a nenhuma cadeia muscular específica, mas é considerado um ponto comum a todas elas.

Muitas pessoas apresentam o diafragma tensionado, o que dificulta a execução de um bom padrão respiratório durante o exercício do Pilates. 

Por isso, é fundamental que, nestas pessoas, seja feito um trabalho de relaxamento do diafragma, proporcionando assim, um reflexo positivo sobre todas as outras cadeias musculares.

Como fazer o relaxamento do diafragma corretamente?

Com o paciente em decúbito dorsal, o profissional realiza uma massagem lenta e profunda:

  • Desde o processo xifóide até o umbigo;

Cadeias Musculares do Tórax1

  • Ao longo das bordas costais;

Cadeias Musculares do Tórax2

  • Pinçando e rolando ao longo das bordas costais.

Cadeias Musculares do Tórax3

Paciente em decúbito ventral, realizar o movimento:

  • Desde as costelas inferiores até o nível de L3;

imagem4

  • Ao longo da borda inferior das últimas costelas;

imagem5

  • Pinçando e rolando ao longo das últimas costelas.

imagem6

4 exercícios do Pilates para liberação das Cadeias Musculares do Tórax

Na sequência serão apresentados os exercícios no barrel mais indicados para a liberação das cadeias musculares do tórax. Confira.

1. Cat

Sequência-1

Objetivo: liberar a cadeia de extensão do tórax, compreendendo músculos como trapézio, redondo maior e grande dorsal.

Descrição do exercício: em 4 apoios, com as mãos apoiadas no espaldar e os joelhos no barrel, realize uma flexão da coluna até sua amplitude máxima. Depois retorne à posição inicial.

2. Sit Up (adaptado)

Sequência-2

Objetivo: indicado para liberar as cadeias de flexão do tórax que envolvem músculos como o peitoral maior, reto abdominal e esternocleidomastóideo.

Descrição do exercício: com os pés apoiados no espaldar, joelhos flexionados, lombar apoiada no barrel e com os ombros flexionados na linha dos ombros, realize uma extensão do tronco até a amplitude máxima de movimento. Depois retorne à posição inicial.

3. Saw 

Sequência-3

Objetivo: liberar as cadeias cruzadas de abertura do tórax, relacionada principalmente ao músculo grande dorsal.

Descrição do exercício: em pé, com um membro inferior apoiado sobre a base e o outro flexionado sobre o barrel, membros superiores abduzidos na altura dos ombros, realize uma flexão associada à rotação anterior do tronco. Depois retorne à posição inicial.

4. Dorsal Extension (variação)

Sequência-4

Objetivo: utilizado para liberar as cadeias cruzadas de fechamento do tórax, relacionada principalmente aos abdominais oblíquos.

Descrição do exercício: em decúbito ventral, com os pés apoiados no espaldar, abdômen apoiado no barrel e as mãos atrás da cabeça, realize uma extensão associada à rotação posterior do tronco. Depois retorne à posição inicial.

Conclusão

Como pudemos perceber, o Método Pilates é uma ferramenta eficaz no tratamento das cadeias musculares do tórax. Neste texto, foram demonstrados alguns exemplos de exercícios que podem ser utilizados para esse objetivo. 

Porém, há uma série de possibilidades que podem ser exploradas nos demais aparelhos e no solo. 

Quer aprender mais sobre o Método? O Clube VOLL é um local para profissionais e estudantes adquirirem conhecimento sobre Pilates, funcional e movimento (desde prevenção, reabilitação, performance, negócios e até mídias sociais) através de aulas e lives com Treinadores VOLL e Convidados Especiais.

Ainda tem a oportunidade de trocar ideias e experiências com um grupo seleto de empreendedores e profissionais do movimento, além de receber livros, cursos e descontos do Grupo VOLL

Tenha acesso a aulas, cursos, livros digitais e muito mais. Basta clicar aqui!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.