Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Já no Brasil, 13,5% das pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2022, via dados da Universidade Federal de Pelotas.

É imprescindível falar sobre saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o Brasil ocupa o 8° lugar entre os países com os maiores índices de suicídio. Com o objetivo de diminuir essa porcentagem, o Pilates surge como uma opção para a melhoria do corpo, mas também da mente.

Se você quer saber como o Método pode ajudar no combate à depressão, continue a leitura!

O que é a depressão?

Sintetizando, a depressão é um transtorno mental que envolve sentimentos persistentes de tristeza, desânimo e falta de interesse em atividades cotidianas. Além do aspecto emocional, a depressão pode afetar o sono, o apetite e a capacidade de concentração.

Portanto, é uma condição séria! E o suporte de profissionais de saúde, como psicólogos ou psiquiatras, se faz necessário para o diagnóstico e tratamento adequados.

O que é a ansiedade?

O transtorno de ansiedade é uma condição mental que envolve preocupações excessivas e persistentes, muitas vezes desproporcionais em relação à situação.

Pode se manifestar de diversas formas, como ataques de pânico, fobias, preocupação generalizada, entre outros. Essa condição pode interferir significativamente na vida diária e no bem-estar emocional.

Como a atividade física ajuda no combate à depressão?

As atividades físicas são indicadas para o tratamento de depressão e ansiedade, pois são complementos que auxiliam pacientes a terem um resultado melhor, em conjunto com a terapia, ou demais tratamentos realizados.

Existem muitos estudos que demonstram os benefícios da atividade física neste tratamento. Já que a prática regular de exercícios pode aumentar a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que desempenham um papel importante na regulação do humor.

Além disso, ao realizar adequadamente o exercício, reduz o estresse, melhora o sono e a autoestima. Assim como proporciona interações sociais, ações benéficas para pessoas com depressão e com transtorno de ansiedade.

A relação entre Pilates e a depressão

Segundo o artigoOs efeitos do Método Pilates na saúde mental de pacientes com depressão e transtorno de ansiedade: revisão de literatura”, o Método promove benefícios na saúde mental e física.

A prática de Pilates é benéfica, pois promove o bem-estar de modo geral e ajuda a reduzir o estresse. 

Mesmo que não seja a forma mais direta de prevenir doenças mentais, a prática de atividade física regular, como o Pilates, contribui para a melhoria do estado de ânimo e do equilíbrio emocional, o que pode ser útil na prevenção de problemas de saúde mental. 

Inclusive, quando são propostos pequenos desafios, como a realização de um exercício novo, que provoque o aluno de forma positiva a se desafiar e tentar realizá-lo, há um aumento do ânimo.

5 benefícios do Pilates contra a depressão

1. É uma atividade física

A prática de exercício regular, como o Pilates, estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores que estão associados a sentimentos de bem-estar e felicidade. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

2. Auxilia na redução do estresse

O Pilates enfatiza a concentração, a respiração e a consciência corporal, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, sintomas frequentemente associados à depressão.

3. Promove a melhora do sono

A prática regular de Pilates pode contribuir para um sono melhor, o que é fundamental para a saúde mental, já que a falta de sono pode agravar a depressão.

4. Auxilia no aumento da autoestima

Ao melhorar a força, a flexibilidade e a postura, o Pilates pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas, impactando positivamente a autoestima.

5. Promove a socialização

Participar de aulas de Pilates pode oferecer uma oportunidade de socialização, o que é importante para pessoas com depressão, pois o isolamento social é comum entre aqueles que sofrem dessa condição.

Além destes benefícios, torna-se mais que comprovado que o Pilates auxilia muito na melhora de aptidões físicas, foco, concentração, estado de humor, diminui o risco de quedas, promove o bem-estar psicológico, o relacionamento social entre outros.

Conclusão

De acordo com a OMS, a saúde mental é um estado completo de bem-estar do indivíduo, em que manifesta suas capacidades, lida com diversas adversidades normais da vida e trabalha intensamente, assim contribuindo para a sociedade.

Podemos dizer que, é fundamental entender que o Pilates não deve ser utilizado como o único tratamento para a depressão. É melhor quando integrado à terapia, medicamentos e outras estratégias de cuidados com a saúde mental.

Hoje, com tantos avanços tecnológicos, as pessoas buscam por atividades que possam melhorar sua qualidade de vida, desta forma chegando, muitas vezes, ao Método Pilates.

Além disso, é importante lembrar também que o Pilates não substitui o tratamento médico adequado para doenças mentais, e qualquer preocupação com a saúde mental deve ser discutida com um profissional de saúde.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.