Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como se sabe, a prática regular do Pilates é de extrema importância para o nosso corpo, pois ele precisa de movimento para promover e favorecer os músculos a não ficarem desalinhados ou enfraquecidos. Além do aspecto físico, o Método é muito procurado para melhorar a saúde mental

O objetivo principal do Pilates é combinar o fortalecimento físico e cerebral. Com essa consciência corporal, é possível melhorar o tônus muscular, postura, força e até a flexibilidade. 

O que não significa que o cuidado com a saúde mental seja secundarizado. Pelo contrário, a saúde mental é um aspecto fundamental trabalhado no Pilates.

Neste artigo, você vai entender de que forma essa atividade física atua para a melhora significativa da saúde mental dos seus praticantes, não apenas ao comprovar os impactos positivos na saúde, como também modificando todo um estilo de vida.

Confira a seguir e boa leitura!

Como o Pilates pode ajudar a saúde mental?

Muitos psiquiatras e psicólogos recomendam a prática do Pilates durante um tratamento psicológico.

Esses profissionais alegam que o exercício físico é bom para a saúde mental e do corpo, principalmente pela produção dos hormônios da felicidade durante a prática da atividade física, que são os verdadeiros responsáveis pela virada de chave para uma melhora na saúde mental.

O poeta Decimus Juvenal, a quem se atribui a citação “mente sã em corpo são” (em latim “Mens sana e corpo sano”), nunca errou quando se referiu à necessidade da prática de uma atividade física para manter o bom funcionamento da mente.

Você sabia que pensar também é uma atividade física? Pode não parecer, mas o cérebro humano consome até 20% das calorias diárias. Isso significa 260 calorias por dia, para pessoas com gasto energético de 1.300 calorias, que é a média para sedentários. 

Que tal começar a se exercitar para aumentar a capacidade cerebral e, de quebra, ainda queimar mais calorias?

“O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem.”

Outro senhor coberto de razão foi o cientista, astrônomo e divulgador científico norte-americano Carl Sagan, autor da frase que você acabou de ler. Será que ele já sabia que o Pilates é capaz de aumentar a capacidade de concentração?

Isso acontece porque a maioria dos exercícios propostos pelo Pilates exige atenção dos seus praticantes. 

Todos os movimentos devem ser executados com bastante atenção, desenvolvendo a consciência corporal, para não comprometer a postura e o equilíbrio. Isso também é chamado de Contrologia, no Método Pilates.

À medida que o aluno vai se desenvolvendo na prática, os desafios à sua capacidade de concentração no movimento vão aumentando, porque os exercícios iniciais acabam se tornando naturais para realizar. 

É como se corpo e mente se acostumassem com aquele exercício e precisassem de diferentes níveis de dificuldade. O resultado disso é a transposição dessa habilidade de manter o foco e a concentração em alguma atividade para outras áreas da vida. 

Assim, o praticante de Pilates percebe que melhorou sua capacidade de tomar decisões, de lidar com imprevistos ou de resolver problemas mais complexos durante o dia a dia.

Autoestima e saúde mental fortalecidas através do Pilates

Não adianta ter pernas torneadas e barriga de tanquinho se a autoestima não estiver em dia.

Isso depende do domínio da nossa mente, algo que é muito trabalhado nas aulas de Pilates. Através da superação, o aluno se sente cada vez mais motivado a evoluir e à proporção que alcança os objetivos, vai fortalecendo a sua autoestima.

Essa sensação de autorrealização e satisfação pessoal anda de mãos dadas com a autoestima e é resultado de esforços, perseverança e disciplina.

Cientificamente falando, a produção da serotonina (5-HT), um neurotransmissor regulador do sono, do humor e do apetite, afeta o dia a dia das pessoas de maneira muito positiva, combatendo doenças e distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão.

A prática do Pilates também eleva os níveis de GABA, outro neurotransmissor de natureza inibitória que controla os níveis de tensão, estresse e nervosismo. Sem falar na Dopamina (DA), que em níveis mais elevados está relacionada à motivação, entusiasmo e otimismo.

Além de todos os benefícios supracitados, o Pilates é um esporte democrático, feito para todos os tipos de corpos e personalidades, respeitando os limites individuais de cada um.

Ansiedade controlada

O Brasil é conhecido como o país que tem a maior incidência da ansiedade, especialmente após o período de isolamento social. 

A ansiedade tem muitas definições, no entanto, o conceito mais adotado pela psicologia é de que ela é um estado psíquico provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

A ansiedade pode trazer diversos sintomas, tais como a angústia, compulsão alimentar, aceleração de batimentos cardíacos (taquicardia), irritabilidade, entre tantos outros. 

O Pilates contribui para controlar a ansiedade, regulando a produção de hormônios e ajudando os neurotransmissores a transitar bem pelo corpo, tais como a endorfina que traz a sensação de bem-estar.

Além disso, a concentração exigida durante a prática de Pilates contribui para afastar os gatilhos mentais que geram ansiedade, como preocupações e estresse causado pelo trabalho.

O tão desejado equilíbrio emocional também é resultado de exercícios de respiração, mindfulness e muito autoconhecimento.

As experiências individualizadas de cada praticante trazem outras possibilidades como a sociabilidade e a melhora significativa da mobilidade, que também estão relacionados com o bem-estar emocional.

Estes foram alguns dos muitos benefícios que o Pilates proporciona para a manutenção ou melhoria da saúde mental. Mas e você, o que está esperando para alcançar este estado de felicidade?

Benefícios do Pilates para a mente

  • Aumento da concentração;
  • Estímulo da memória;
  • Redução do estresse.

Benefícios do Pilates para o corpo

  • Melhora da postura;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Alívio de dores.

Conclusão

Podemos concluir que o Método Pilates além de estimular o foco e atenção, ajudando no controle emocional, também colabora para o fortalecimento e alinhamento corporal – “corpo são, mente sã”.

Lembre-se que um corpo em movimento é o primeiro passo para um novo estilo de vida, mais saudável e equilibrado.

Hoje em dia, com as novas formas de viver e experienciar o cotidiano, apareceu a necessidade de agregar e conhecer novas modalidades, e o Pilates é uma das mais completas.

O estresse, a rotina corrida, o sedentarismo e a automatização, marcas do século XXI, começam a solicitar o corpo de formas diferentes, daí ganhando destaque para o Método.

Que tal começar a pôr em prática e cuidar da saúde mental? Vamos começar! 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.