Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

É sempre importante inovar nos exercícios de Treinamento Funcional, principalmente naqueles momentos em que o aluno já está há algum tempo no mesmo padrão de exercícios e sem motivação para executá-los.

Muitas vezes o instrutor sente dificuldade em encontrar novas alternativas, variações e possibilidades para as sessões das atividades físicas.

No infográfico abaixo, você confere 5 dicas para inovar e aumentar o repertório dos exercícios de Treinamento Funcional.

INFOGRÁFICO-Conheça-5-dicas-para-inovar-nos-exercícios-de-Treinamento-Funcional

5 dicas para inovar e aumentar o repertório de exercícios de Treinamento Funcional

1. Conheça os principais exercícios de Treinamento Funcional

Conhecer a biomecânica de cada exercício de Treinamento Funcional ajuda no planejamento de quais variações e combinações serão utilizadas durante as aulas e de maneira eficiente.

2. Use e abuse dos acessórios

Os acessórios são uma ótima contribuição para os exercícios de Treinamento Funcional. Utilizá-los significa fazer o trabalho de forma diferente e os alunos costumam gostar muito.

Faça a sua escolha, decida como e qual acessório usar e amplie o repertório durante as aulas. Mesmo realizando aqueles movimentos habituais, será empolgante e divertido para o aluno.

É importante pensar bem na quantidade de alunos em uma turma e, por consequência, na quantidade de acessórios que serão utilizados e no espaço disponível. O ideal é preparar o espaço de um jeito que os alunos consigam realizar o exercício de maneira confortável e sem esbarrar nos colegas durante o treino.

3. Exercícios em dupla

Já pensou quantas variações podem ser utilizadas nas aulas?

Os exercícios em dupla podem ser realizados de diversas maneiras e, além de possibilitar um maior repertório nas aulas, colaboram para o bem-estar do aluno que poderá interagir mais com a turma e criar novos círculos de amizade.

4. Aproveite os exercícios de outros Métodos

Aproveite o que você conhece das outras modalidades para deixar a aula mais completa, buscando outros movimentos que auxiliem e inovem. Tudo é válido desde que cumpra os objetivos propostos e ajude o aluno a cumprí-los.

O Método Pilates, por exemplo, é ótimo para complementar os exercícios de Treinamento Funcional e alcançar aquelas habilidades que são buscadas pela modalidade, principalmente por possuir movimentos que trabalham o corpo no padrão funcional.

5. Use variações de exercícios

As variações de exercícios de Treinamento Funcional são ótimas para inovar com o aluno, especialmente porque existem aquelas modificações que servem para evoluir ou facilitar o movimento e, por consequência, atingir os objetivos do aluno.

Dependendo do uso de cada um dos exercícios, é possível fazer praticamente qualquer coisa com as variações.

Conclusão

Existem muitas possibilidades de exercícios de Treinamento Funcional que podem ser usados nas aulas. Por isso, antes de aplicá-los, é preciso saber utilizá-los na modalidade para alcançar todos os objetivos e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos.

Com essas dicas, com certeza você terá um repertório amplo de exercícios que irão auxiliar no decorrer das aulas e deixarão os alunos muito mais empolgados do que com a realização de exercícios que estão sempre padronizados.