Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

No dia a dia do Studio recebemos muitos alunos com algum tipo de incômodo ou patologia na coluna seja na região cervical, torácica ou lombar. Pensando nisso, selecionei 5 exercícios para a coluna que não podem faltar nas suas aulas até como forma de prevenção.

Com a rotina corrida, os índices de patologias posturais vem aumentando disparadamente desde crianças a idosos independente do gênero. 

As mais comuns são as cervicalgias e as lombociatalgias que se não tratadas podem evoluir para outras patologias mais complexas. Para entender melhor, vou resumir as causas, o público mais afetado e os principais exercícios de coluna para aplicar com seus alunos. 

Continue a leitura e entenda todos os detalhes a seguir!

Principais patologias da coluna

Cervicalgia

Incômodos na região da cervical (pescoço) que pode ir de leve, moderada e intensa, com diversas causas seja por movimentos repetitivos, má postura ou tensão musculares degenerações e hérnias.

  • Sintomas: Rigidez no pescoço, dor cervical, dor de cabeça, limitação de movimentos, dores irradiadas em ombros e braços e espasmos musculares;
  • Público: Pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador, jovens que ficam horas no celular e idosos pelo envelhecimento.

Lombociatalgias

Incômodos na região da lombar que também vai de leve, moderada e intensa com diversas causas, as principais por execuções erradas de movimentos, má postura, compressões nervosas, degenerações e sobrecarga mecânica.

  • Sintomas: Rigidez na região lombar mais comum de L1 – S1, dores irradiadas em membros inferiores, limitações de movimento, incômodos no nervo ciático e formigamentos;
  • Público: Atletas de alto rendimento, mulheres que fazem serviços domésticos, pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé com má postura, jovens e adultos que carregam muito peso, seja no serviço ou em atividade física e idosos pelo envelhecimento.

Tratamento e Prevenção através de exercícios para a coluna

Os exercícios para a coluna, se bem orientados, são um grande aliado na recuperação, seja na fase aguda ou crônica, e o Pilates vem crescendo cada vez mais como uma atividade que promove tanto a melhora do condicionamento físico, como prevenção e reabilitação de seus praticantes.

O Pilates engloba exercícios para o corpo inteiro independente se o praticante é criança, adolescente, adulto ou idoso, e tem a praticidade de seus exercícios de solo poderem ser feitos em vários lugares, desde Studios de Pilates, academias, ao ar livre e em casa. 

É um Método sem contraindicações fixas, tudo depende da limitação e necessidade de cada pessoa, e cabe ao instrutor avaliar e orientar da melhor maneira.

5 exercícios para a coluna que você deve incluir nas suas aulas de Pilates!

1. Half Roll DownHalf Roll Down - exercícios para a coluna

Posição inicial: Sentado no MAT com os joelhos flexionados, pés firmes no chão, mãos segurando nas coxas com os cotovelos dobrados e abertos e coluna em round – C grande.

Movimento: Leve a coluna para trás em direção ao chão mantendo a curva C até que seus braços fiquem esticados e você sinta que vai cair, segure e vá retornando à posição inicial.

Objetivo: Trabalhar estabilidade escapular, ativação abdominal, mobilizar e flexibilizar a coluna vertebral.

2. The CatThe Cat

Posição Inicial: Em 6 apoios, ombros cotovelos e mãos alinhados, quadril levemente abduzido.

Movimento: Inspire para preparar e inspire realizando a flexão da coluna lombar, torácica e cervical (round), progressivamente dando prioridade a mobilização vertebral. Inspire para preparar e expire realizando a extensão da coluna cervical, torácica e lombar. Retorne à posição inicial.

Objetivo: Mobilizar e ganhar espaço vertebral.

3. Bird Dog/PerdigueiroPerdigueiro - exercícios para a coluna

Posição Inicial: Em 6 apoios, ombros, cotovelos e punhos alinhados mãos firmes no chão, joelhos alinhados com o quadril.

Movimento: Estenda o braço direito para frente enquanto estende a perna esquerda para trás de modo que eles fiquem paralelos ao chão e alinhados com o tronco. Permaneça nessa posição por 30 segundos e troque os lados. 

Objetivo: Trabalhar cintura escapular e pélvica, fortalecimento do Power House e estabilidade da coluna.

4. Bridge/Pontebridge-ponte

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, braços na lateral do corpo empurrando o chão, joelhos flexionados e pés firmes também empurrando o chão.

Movimento: Eleve o quadril contraindo os glúteos e tomando cuidado para não sobrecarregar a cervical. Retorne à posição inicial.

Objetivo: Fortalecer região lombar, abdômen, posteriores de coxa e glúteos, alongar coluna e alinhar as costas.

5. Neck Rollneck roll - exercícios para a coluna

Posição Inicial: Deitado em decúbito ventral com as mãos apoiadas no chão um pouco à frente dos ombros e cotovelos flexionados próximo ao corpo, pernas estendidas e pés unidos.

Movimento: Contraia o abdômen afastando do chão e comece a estender a coluna com uma leve extensão cervical até esticar os braços. 

Mantenha na posição e olhe para a direita sobre o ombro. Realize uma flexão cervical fazendo uma semi lua até o outro lado para olhar sobre o ombro esquerdo. Depois olhe para frente e repita o movimento começando pelo lado esquerdo. Retorne à posição inicial.

Objetivo: Fortalecer as costas, alongar músculos abdominais, abrir o peito, mobilizar a coluna em extensão e mobilidade cervical.

Conclusão

Os exercícios para a coluna de MAT Pilates são completos e combinam mobilidade, flexibilidade e fortalecimento de grupos importantes, sendo um grande aliado na prevenção ou reabilitação de coluna vertebral. 

Lembre-se de avaliar seu aluno e estabelecer o melhor momento para inserir nas aulas. Você, instrutor, deve primeiro fazer, sentir e entender como cada um deles funciona. Use e abuse dos exercícios aqui passados seja no início, meio ou final das aulas.

E como já dizia Joseph Pilates “Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna”.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.