Nos Studios de Pilates, o mais comum é ver o Ladder Barrel deixado de lado, geralmente ficando no cantinho do Studio, em algum lugar esquecido. Mas qual o motivo de ser o equipamento menos usado nos Studios?
Acredito que a maioria dos instrutores acaba utilizando o Barrel apenas para alguns alongamentos ou pela falta de repertório de exercícios.
E acredite, é possível trabalhar uma aula completa neste equipamento, já que as possibilidades são enormes, o repertório pode ser bem desafiador e sua aula ganha mais um aliado.
Entenda, neste texto, como o Ladder Barrel pode ser melhor utilizado nas aulas de Pilates e os benefícios deles para aliviar o estresse e fortalecimento dos músculos. Boa leitura!
História do Ladder Barrel
O Ladder Barrel é uma das invenções do Joseph Pilates. Ele foi produzido através de um corte ao meio de um barril de cerveja e um pequeno espaldar conectado.
É um equipamento excelente para trabalhar movimentos de extensão e flexão de coluna. Joseph criou vários tipos de barris, além do Ladder Barrel, o spine corrector e o small barrel foram alguns deles.
Aulas individuais utilizando o Ladder Barrel
Se você dá aulas individuais, o Ladder Barrel não precisa ser somente o equipamento do começo ou do final da aula. É possível trabalhar a aula toda nele.
Muitos equipamentos hoje possuem possibilidades de se utilizar molas, o que aumenta ainda mais o repertório.
Os acessórios também são fortes aliados para serem usados junto com o Ladder Barrel, pois além de diversificar os exercícios, ainda é possível criar novos desafios. Experimente fazer um mesmo tipo de exercício com ou sem acessório e sinta a diferença!
Os acessórios podem ser: Barra, Magic Circle, bola, faixa elástica ou toning ball.
Aulas em grupo utilizando os “barris”
Muitos Studios de Pilates trabalham com aulas em grupo, em que os equipamentos mais utilizados acabam sendo o Reformer, pela versatilidade de exercícios, e a Chair, que ocupa pouco espaço no ambiente.
Mas você sabia que é possível trabalhar em grupo com o trio de “barris”? Basta utilizar o Ladder Barrel, o spine corretor e o small barrel fazendo os mesmos exercícios.
E o melhor: esses dois últimos ocupam pouquíssimo espaço. Caso esse seja seu maior problema, é possível trabalhar apenas com o spine corretor ou a meia-lua.
Desafie-se e desperte o interesse dos seus alunos com aulas diferentes e dinâmicas. Tenho certeza que eles vão adorar!
Vejamos agora alguns exercícios que podem ser executados nos diferentes “barris”:
1. Alongamento cadeia posterior
Objetivo: alongamento de cadeia posterior.
Descrição: sentada em cima do Ladder Barrel, pernas estendidas, levar as mãos ao encontro dos pés.
2. Alongamento lateral
Objetivo: alongamento lateral e adutor.
Descrição: sentada em cima do Ladder Barrel, uma perna flexionada e a outra estendida, executar o alongamento lateral. Repetir o movimento do outro lado.
Variação: o movimento pode ser executado com a barra na mão.
3. Fortalecimento abdômen
Objetivo: fortalecimento abdominal.
Descrição: deitar em decúbito dorsal no Ladder Barrel, com um pé no espaldar e a outra perna estendida, executar a flexão de tronco, trazendo a perna estendida ao seu encontro.
Variação: executar o movimento com a bola ou a barra nas mãos.
4. Fortalecimento abdominal lateral
Objetivo: fortalecimento abdominal lateral.
Descrição: deitar em decúbito lateral no Ladder Barrel, estender a outra perna e executar a flexão de tronco lateral ao mesmo tempo em que levanta a perna.
Variação: executar o movimento segurando a bola, a barra, ou a faixa elástica nas mãos.
5. Fortalecimento dorsal
Objetivo: fortalecimento dorsal.
Descrição: deitar em decúbito frontal no Ladder Barrel e executar a flexão de tronco.
Variação: executar o movimento segurando a bola, a barra ou a faixa elástica nas mãos.
6. Fortalecimento glúteo
Objetivo: fortalecimento de glúteo.
Descrição: de joelhos no Ladder Barrel, segurando no espaldar, uma perna flexionada, com a overball no meio do joelho, levar o pé em direção ao teto.
7. Fortalecimento cadeia posterior
Objetivo: fortalecimento posterior de coxas e glúteos.
Descrição: deitar em decúbito dorsal no Ladder Barrel com a cabeça apoiada, pés no espaldar. Realizar a ponte.
Variação: fazer a ponte com uma perna levantada.
8. Fortalecimento abdominal
Objetivo: fortalecimento do abdômen.
Descrição: sentar no Ladder Barrel de costas para o espaldar, executar movimentos de flexão e extensão de pernas, segurando na barra do espaldar.
Variação: executar o movimento das pernas unilateral, realizando o movimento com as pernas estendidas.
Conclusão
O Ladder Barrel, o Spine Corrector e o Small Barrel são equipamentos criados pelo próprio Joseph Pilates, com objetivos e características bem definidas. Então, acredito que é de suma importância os profissionais do Método utilizarem esse aparelho e suas variações dentro do Studio.
É possível trabalhar uma aula inteira e completa apenas com a família dos barris, e os acessórios são ótimas ferramentas para ajudar ou desafiar os alunos.
Ficou interessado em conhecer e ampliar mais o seu repertório de exercícios? Por isso, o Grupo VOLL disponibiliza um livro digital com mais de 30 exercícios e 50 variações para aplicar em suas aulas. Clique aqui e baixe gratuitamente!