O Pilates é amplamente conhecido por seus exercícios realizados no MAT, colchonetes ou equipamentos especializados, como o Reformer, o Cadillac, a Chair e o Barrel. Mas você sabia que também é possível praticar o Pilates em pé?
O Standing Pilates é uma variação menos explorada, mas igualmente eficaz, e oferece uma série de benefícios distintos e complementa perfeitamente o treinamento tradicional.
Hoje vamos explorar o que é o Pilates em pé, nomeado carinhosamente como Standing Pilates por Joseph Pilates, quais são seus benefícios e como incorporá-lo na sua rotina. Boa leitura!
O que é o Pilates em pé?
O Standing Pilates, conhecido como Pilates em pé, envolve a realização de exercícios na posição vertical. Ao adotar essa postura, ativamos os músculos para manter o corpo em equilíbrio e a postura correta.
Essa abordagem combina os princípios fundamentais do Pilates, como concentração, controle, precisão e respiração, e possui alguns exercícios específicos desenvolvidos por Joseph para aquecimento ou finalização das aulas.
Também é possível incorporar e trazer alguns exercícios do MAT, como o Hundred, o One Leg Circles e o Mermaid.
5 benefícios do Pilates em pé
1. Melhora o equilíbrio e a estabilidade
Trabalhar em pé desafia sua capacidade de manter o equilíbrio e fortalece os músculos estabilizadores. Isso é especialmente benéfico para melhorar a postura e reduzir o risco de quedas.
2. Fortalece o Power House
Os exercícios de Pilates em pé tem como foco a ativação do centro de força, fortalecendo os músculos abdominais e a parte inferior das costas.
3. Aumenta a flexibilidade
Os exercícios em pé podem ajudar a melhorar a flexibilidade ao permitir movimentos mais amplos e naturais. É uma excelente forma de alongar os músculos enquanto trabalha a postura e o alinhamento.
4. Melhora a coordenação
Realizar movimentos complexos enquanto está em pé desafia a coordenação e a consciência corporal, sendo útil para melhorar o controle motor e a sincronização dos movimentos.
5. Aumenta o desempenho funcional
Muitas atividades diárias são realizadas em posição vertical. O Pilates em pé prepara melhor seu corpo para essas atividades ao fortalecer os músculos usados em movimentos cotidianos.
Sequência de Jumps do Pilates em pé
Para te inspirar, trouxemos uma sequência de Jumps do Pilates em pé com todos os benefícios que citamos.
Se posicione em um espaço amplo, em que você consiga se movimentar e principalmente, pular.
Instruções: Comece em pé, com os cotovelos flexionados na lateral do peito, as mãos fechadas e a palma para cima conectando as costas.
Realize 10 pulos curtos no lugar, abra as pernas e realize mais 10 pulos curtos. Depois, vamos misturar 2 pulinhos com as pernas fechadas e 2 pulinhos com as pernas abertas, e vamos intercalando até completar 20 pulinhos.
Posteriormente, vamos evoluir afastando as pernas e deixando uma perna para frente e a outra perna para trás. Realize 10 pulinhos e inverta as pernas para fazer mais 10 pulinhos novamente, misturando as 2 posições.
Para finalizar, vamos misturar as duas sequências. Comece com 10 pulinhos de perna fechada, depois abra as pernas para lateral e faça mais 10 pulos. Então, leve uma perna para frente e outra para trás, dê mais 10 pulinhos, e depois inverta as pernas, fazendo mais 10 pulos e completando 40 pulinhos no total.
Conclusão
O Pilates em pé oferece uma maneira eficaz e dinâmica de melhorar sua força, equilíbrio e flexibilidade.
Integrar esses exercícios à rotina dos alunos não só diversifica seu treinamento, mas também potencializa as habilidades funcionais para as atividades diárias dos alunos.
Experimente e sinta a diferença no seu corpo e bem-estar geral!