Dentro do Método Pilates, um novo público vem ganhando espaço nos Studios pelo Brasil e no mundo, não é mais uma prática só de adultos e passou a ser também realizada por crianças.
O Pilates Kids é uma nova categoria dentro do Método. Diferente do Pilates Clássico, a modalidade Kids, trabalha-se utilizando-se do lúdico durante os exercícios, proporcionando algo divertido e prazeroso para a criança.
Pensando nisso, preparei esta matéria com algumas dicas e informações para você que deseja incluir o Pilates Kids em Studios. Continue lendo e confira!
Qual a idade ideal para realizar a prática?
Já encontrei em vários estudos que o Pilates Kids, é indicado para crianças a partir de 4 anos de idade, porém, outros profissionais em suas pesquisas colocam que a partir de 8 anos, é a idade ideal para a prática do Método.
Os mesmos explicam que nesta idade as crianças têm maior consciência e entendimento de como executar o exercício proposto.
Eu, como instrutora e proprietária, atualmente trabalhando com o Pilates Kids em Studios, lhes digo, já tive experiências com crianças com idade inferiores a 8 anos de idade, e, de fato, é muito mais difícil orientar uma criança de 6 anos, do que uma de 10 anos, por exemplo.
Crianças menores de 8 anos, se dispersam muito fácil e perdem o interesse pelo exercício proposto, é preciso estar preparado para trabalhar com este público e ter jogo de cintura, caso, ela comece a fazer algo diferente daquilo que você quer que ela realize.
E quais os benefícios do Pilates Kids?
O Método como prática infantil, proporciona inúmeros benefícios, tais como:
- Melhora da consciência corporal;
- Estimula a coordenação motora;
- Melhora postural;
- Melhora do equilíbrio;
- Melhora da atenção e concentração;
- Possibilita a interação social;
- Melhora da flexibilidade;
- Proporciona o relaxamento;
- Diminui o sedentarismo;
- Diminui o risco de lesões e de doenças;
- Desperta o interesse por hábitos de vida mais saudáveis.
Como devo despertar o interesse da criança durante a prática?
Pois bem, esta é uma pergunta que surgiu logo no início quando optei por fornecer o Método de Pilates Kids em Studios, acredito que em algum momento surgiu para você também.
É importante, que o instrutor esteja preparado para trabalhar com este público, trazendo acessórios coloridos e muitas vezes materiais que o próprio aluno goste, como cordas, bambolês e balões, é preciso ser criativo, sem perder as características principais do Método.
Outra dica importante, pergunte para a criança, por exemplo, que músicas ela gosta de ouvir e insira durante a prática, assim, você começa a criar um vínculo entre instrutor e aluno.
Experimente, não tenha medo de tentar algo novo com a criança, crie circuitos de exercícios, coisas novas fazem com que a criança desperte a curiosidade e se anime a realizar o que for proposto, interaja durante o exercício, elogie, incentive, mostre que é possível ela conseguir.
Como devo montar uma aula de Pilates Kids?
Para montar uma aula de Pilates Kids em Studios, inicialmente você deve esquematizar alguns tópicos.
- Porque esta criança iniciou o Pilates Kids? Os pais que tiveram interesse inicialmente ou partiu de seu filho?
- Possui alguma patologia?
- Quais são as dificuldades iniciais que você observou nela?
Além destes tópicos, pense em outros, procure conhecer melhor o aluno antes de iniciar.
Não esqueça de fazer uma avaliação inicial, mesmo que ela seja criança, também é importante que isto seja feito, para que você também consiga evoluir durante o tempo que ela realiza o Pilates Kids em Studios.
A partir daí, programe sua aula, inserindo ideias e opções lúdicas, abordando aos poucos as características do Pilates, vá orientando aos poucos a respiração, posicionamento, se for preciso, utilize da primeira aula para mostrar imagens, faça pinturas com o aluno, assim, é possível explicar de forma mais didática o que quer ser proposto.
O Pilates Kids, é uma modalidade preventiva para a criança, auxiliando no seu desenvolvimento e crescimento, consequentemente melhorando sua qualidade de vida.
Assim, é de extrema importância identificar as dificuldades e limitações tanto físicas quanto psicológicas da criança, para que se trabalhe o corpo como um todo.
Irei iniciar o Pilates Kids em Studios, quais os cuidados eu devo ter ao ministrar a aula?
O cuidado durante a ministração da aula é outro assunto pertinente, pois ao chegar no estúdio de Pilates para a sua primeira aula, a criança fica deslumbrada com os aparelhos e acessórios e logo vai querer experimentar.
Visto que tais equipamentos as vezes possuem bases instáveis, é preciso estar atento e sempre ao lado da criança, para auxiliá-la e evitar possíveis lesões.
É importante explicar para a criança, dos cuidados que se precisa ter, por exemplo, ao subir e ao descer de um aparelho, da utilização de meias antiderrapante e de roupas que permitam a mobilidade durante a prática.
Você instrutor, esteja seguro e confiante nos exercícios que estará propondo para a criança, certifique-se que a criança estará preparada para realizar o que está sendo sugerindo, utilize de cinto de segurança no aparelho caso seja necessário.
Oriente aos pais ou aos responsáveis que a criança faça uma alimentação mais leve antes de vir para a aula, já que, em alguns exercícios propostos a criança dará cambalhotas e com uma alimentação mais pesada pode vir a causar enjoos e náuseas.
Conclusão
O Pilates Kids em Studios é algo novo que cada vez mais vem ganhando espaço e conquistando os pequenos.
Para o instrutor que busca uma nova forma de renda financeiro é algo rentável e que pode diferenciar seu Studio dos demais.
Para quem quer buscar se especializar mais nesta área, é possível encontrar vários cursos de especialização, ministrados pelo Brasil, mas, é importante ter inicialmente a formação completa do Método Pilates.
A prática do Pilates pelo público infantil, desperta neles o interesse pela atividade física, demonstrando que é possível se movimentar e ser divertido ao mesmo tempo, incentivando hábitos mais saudáveis e evitando o sedentarismo.
Lembre-se que são crianças, então trabalhe sempre inovando em seus exercícios, utilizando da ludicidade.