Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Dentro do Método Pilates, um novo público vem ganhando espaço nos Studios pelo Brasil e no mundo, não é mais uma prática só de adultos e passou a ser também realizada por crianças.

O Pilates Kids é uma nova categoria dentro do Método. Diferente do Pilates Clássico, a modalidade Kids, trabalha-se utilizando-se do lúdico durante os exercícios, proporcionando algo divertido e prazeroso para a criança.

Pensando nisso, preparei esta matéria com algumas dicas e informações para você que deseja incluir o Pilates Kids em Studios. Continue lendo e confira!

Qual a idade ideal para realizar a prática?

Já encontrei em vários estudos que o Pilates Kids, é indicado para crianças a partir de 4 anos de idade, porém, outros profissionais em suas pesquisas colocam que a partir de 8 anos, é a idade ideal para a prática do Método. 

Os mesmos explicam que nesta idade as crianças têm maior consciência e entendimento de como executar o exercício proposto.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"9bd08": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 9bd08 ": {" val ":" rgb (159, 64, 248) "}}," gradientes ": []}, "original": {"cores": {"9bd08": {"val": "rgb (19, 114, 211)", "hsl": {"h": 210, "s": 0,83 , "l": 0,45}}}, "gradientes": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

Eu, como instrutora e proprietária, atualmente trabalhando com o Pilates Kids em Studios, lhes digo, já tive experiências com crianças com idade inferiores a 8 anos de idade, e, de fato, é muito mais difícil orientar uma criança de 6 anos, do que uma de 10 anos, por exemplo. 

Crianças menores de 8 anos, se dispersam muito fácil e perdem o interesse pelo exercício proposto, é preciso estar preparado para trabalhar com este público e ter jogo de cintura, caso, ela comece a fazer algo diferente daquilo que você quer que ela realize.

E quais os benefícios do Pilates Kids?

O Método como prática infantil, proporciona inúmeros benefícios, tais como:

  • Melhora da consciência corporal;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Melhora postural;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da atenção e concentração;
  • Possibilita a interação social;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Proporciona o relaxamento;
  • Diminui o sedentarismo;
  • Diminui o risco de lesões e de doenças;
  • Desperta o interesse por hábitos de vida mais saudáveis. 

Como devo despertar o interesse da criança durante a prática?

Pois bem, esta é uma pergunta que surgiu logo no início quando optei por fornecer o Método de Pilates Kids em Studios, acredito que em algum momento surgiu para você também. 

É importante, que o instrutor esteja preparado para trabalhar com este público, trazendo acessórios coloridos e muitas vezes materiais que o próprio aluno goste, como cordas, bambolês e balões, é preciso ser criativo, sem perder as características principais do Método.

Outra dica importante, pergunte para a criança, por exemplo, que músicas ela gosta de ouvir e insira durante a prática, assim, você começa a criar um vínculo entre instrutor e aluno.

Experimente, não tenha medo de tentar algo novo com a criança, crie circuitos de exercícios, coisas novas fazem com que a criança desperte a curiosidade e se anime a realizar o que for proposto, interaja durante o exercício, elogie, incentive, mostre que é possível ela conseguir.

Como devo montar uma aula de Pilates Kids?

Para montar uma aula de Pilates Kids em Studios, inicialmente você deve esquematizar alguns tópicos.

  1. Porque esta criança iniciou o Pilates Kids? Os pais que tiveram interesse inicialmente ou partiu de seu filho?
  2. Possui alguma patologia?
  3. Quais são as dificuldades iniciais que você observou nela?

Além destes tópicos, pense em outros, procure conhecer melhor o aluno antes de iniciar.

Não esqueça de fazer uma avaliação inicial, mesmo que ela seja criança, também é importante que isto seja feito, para que você também consiga evoluir durante o tempo que ela realiza o Pilates Kids em Studios.

A partir daí, programe sua aula, inserindo ideias e opções lúdicas, abordando aos poucos as características do Pilates, vá orientando aos poucos a respiração, posicionamento, se for preciso, utilize da primeira aula para mostrar imagens, faça pinturas com o aluno, assim, é possível explicar de forma mais didática o que quer ser proposto.

O Pilates Kids, é uma modalidade preventiva para a criança, auxiliando no seu desenvolvimento e crescimento, consequentemente melhorando sua qualidade de vida. 

Assim, é de extrema importância identificar as dificuldades e limitações tanto físicas quanto psicológicas da criança, para que se trabalhe o corpo como um todo.

Irei iniciar o Pilates Kids em Studios, quais os cuidados eu devo ter ao ministrar a aula?

O cuidado durante a ministração da aula é outro assunto pertinente, pois ao chegar no estúdio de Pilates para a sua primeira aula, a criança fica deslumbrada com os aparelhos e acessórios e logo vai querer experimentar.

Visto que tais equipamentos as vezes possuem bases instáveis, é preciso estar atento e sempre ao lado da criança, para auxiliá-la e evitar possíveis lesões.

É importante explicar para a criança, dos cuidados que se precisa ter, por exemplo, ao subir e ao descer de um aparelho, da utilização de meias antiderrapante e de roupas que permitam a mobilidade durante a prática.

Você instrutor, esteja seguro e confiante nos exercícios que estará propondo para a criança, certifique-se que a criança estará preparada para realizar o que está sendo sugerindo, utilize de cinto de segurança no aparelho caso seja necessário.

Oriente aos pais ou aos responsáveis que a criança faça uma alimentação mais leve antes de vir para a aula, já que, em alguns exercícios propostos a criança dará cambalhotas e com uma alimentação mais pesada pode vir a causar enjoos e náuseas.

Conclusão

O Pilates Kids em Studios é algo novo que cada vez mais vem ganhando espaço e conquistando os pequenos. 

Para o instrutor que busca uma nova forma de renda financeiro é algo rentável e que pode diferenciar seu Studio dos demais.

Para quem quer buscar se especializar mais nesta área, é possível encontrar vários cursos de especialização, ministrados pelo Brasil, mas, é importante ter inicialmente a formação completa do Método Pilates

A prática do Pilates pelo público infantil, desperta neles o interesse pela atividade física, demonstrando que é possível se movimentar e ser divertido ao mesmo tempo, incentivando hábitos mais saudáveis e evitando o sedentarismo. 

Lembre-se que são crianças, então trabalhe sempre inovando em seus exercícios, utilizando da ludicidade.