Uma das reclamações mais frequentes na população após a prática de exercícios físicos é sobre a dor no ciático. Mas você sabe o motivo?
Nosso corpo é muito flexível, e devido aos inúmeros movimentos que se repetem nas atividades diárias, a estrutura corporal é afetada em alguns aspectos, principalmente a coluna vertebral, podendo ocorrer danos locais ou radiais.
No Brasil, a incidência de dor no nervo ciático e nas costas é muito alta. A taxa é de 13%, e mais de 60% da população está propícia a sofrer com esse tipo de incômodo. Esse percentual aumenta devido ao sedentarismo e ficar sentado por muito tempo em posições incorretas..
Continue lendo este artigo para entender como acabar com a dor no ciático realizando exercícios em casa!
Quais são os motivos da dor no ciático?
Se o nervo ciático é doloroso durante a irradiação é porque o nervo está comprimido. Esse trauma pode ter origem imediata ou ser causado por movimentos repetitivos, como alguns dos exemplos abaixo:
- Ficar sentado por muito tempo em uma cadeira ou outros estofados desconfortáveis;
- Sentar em cima de carteiras com volume em excesso no bolso de trás da calça;
- Práticas esportivas também podem ocasionar desconfortos.
Essa síndrome é comum em pessoas entre 30 e 50 anos. Geralmente, a dor no ciático não é causada por apenas uma lesão, mas também pode ser ocasionada por uma variedade de fatores e desequilíbrios musculares.
Alguns dos casos mais agressivos causam lesões lombares ou nas extremidades inferiores ao longo do trajeto do nervo ciático.
Confira abaixo alguns exercícios para aliviar os principais desconfortos.
3 exercícios para aliviar a dor no ciático em casa
1. Mobilidade
Instruções: Neste primeiro exercício, vamos começar deitados, deixando os braços mais abertos em questão lateral. Vou cruzar uma perna, mas não completamente, apoiado no joelho. Após o posicionamento, devemos rodar para o lado contrário.
Lembrando que se a sua dor no ciático estiver aguda e você não conseguir realizar nenhum movimento, significa que precisa de ajuda profissional.
2. Mobilidade em decúbito dorsal
Instruções: Em decúbito dorsal, pressionamos as mãos no chão e levantamos o peito para a frente até o limite, sem dor.
3. Gato
Instruções: Na posição de quatro apoios, devemos repetir os movimentos de abrir o peito na extensão e soltar para baixo, quase olhando para o umbigo.
Vale ressaltar que os exercícios para aliviar a dor no ciático não devem ocasionar outras dores no corpo, então, respeite o seu limite.
Principais fatores de risco para dor no ciático
- Obesidade;
- Envelhecimento;
- Sedentarismo;
- Gravidez.
Como já foi dito anteriormente, a dor no ciático pode se manifestar de várias maneiras e, em alguns casos, gerar sinais de queimação local ou um simples desconforto.
Em algumas situações, a dor pode ocasionar uma certa incapacidade ao paciente e apresentar sinais de choque elétrico pelo trajeto do nervo.
Conclusão
As dores nas costas estão sendo mais comuns a cada ano que passa, seja por má postura ou prática de exercício errado, como na musculação, um agachamento errado pode ocasionar a lesão nas costas.
A partir disso, realizar o fortalecimento da região é essencial para prolongar a boa saúde da sua coluna, evitando lesões mais graves na região.
Mesmo que a dor no ciático possa ser ajudada com os exercícios em casa, é aconselhável procurar um médico para realizar o tratamento da melhor forma possível.