Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A má postura ocorre, na grande maioria das vezes, por posicionamento incorreto na hora de sentar e dormir, gerando desconfortos e dores na região, o que pode ocasionar em lesões mais sérias que precisam de um tratamento.

Mas afinal, o que é postura? Definida como o posicionamento do conjunto de ossos e articulações do corpo em determinado momento, responsável por fornecer equilíbrio no espaço e permitir a estabilidade corporal

Dependendo da posição corporal e do tempo que permanecemos nesta posição, a pressão exercida sobre determinada estrutura óssea ou articular também pode interferir na funcionalidade de alguns órgãos. 

Ficar em pé, por exemplo, promove maior pressão nas articulações dos pés e joelhos, bem como eleva a atividade cardiorrespiratória para aumentar uma melhora da circulação sanguínea nos membros inferiores. 

Já quando estamos sentados, ocorre o relaxamento dos membros inferiores e a transferência da pressão de todo o peso corpóreo para o quadril, proporcionando uma redução na frequência e na pressão arterial, como também no ritmo respiratório, o que pode ocasionar em uma má postura.

Como evitar a má postura?

Ter boa postura é de suma importância para a saúde e bem-estar do corpo humano. A postura é reflexo da saúde da coluna vertebral.

Sua estrutura e função estão diretamente relacionadas e podem ter resultados positivos ou negativos para a sua saúde. Uma boa postura está geralmente relacionada com uma pessoa que expressa felicidade, saúde e vitalidade. 

Mas também é importante frisar que nem sempre a má postura está relacionada com depressão, tristeza, frustração, doença ou degeneração, mas sim com enfermidades na coluna vertebral. 

É muito comum passarmos muitas horas sentados na frente de um computador, seja trabalhando, estudando, ou de pé, e isso faz com que a coluna nunca fique reta.

Uma má postura pode trazer consequências muito negativas para a coluna, e consequentemente, para todo o funcionamento do corpo. 

Manter a postura correta é vital para cuidar da saúde das costas e evitar dores ou problemas mais sérios. 

A má postura é cada vez mais “normal” devido à rotina que podemos ter, como o uso indevido de celulares, tablets ou notebooks, e junto a isso podem vir fatores como sobrepeso e sedentarismo.

Só para você ter uma ideia, o simples abaixar a cabeça para checar aquela mensagem faz com que o corpo se incline para frente e a coluna se encurve.

Entenda quando a má postura precisa de tratamento

Sabia que o fisioterapeuta é o maior responsável para que sua coluna não fique tão desorganizada e vai te ajudar a equilibrar todo o corpo, além de te mostrar todos os cuidados a serem seguidos? 

Agora que você já conhece os problemas mais frequentes na coluna vertebral, separamos alguns itens que o farão perceber se há algum risco na lombar. Cada caso específico possui sinais que irão indicá-lo a procurar um especialista.

Portanto, fique atento nos itens abaixo: 

  • Dores na parte inferior das costas que se prolongam até a perna;
  • Dor na perna elevada ao levantar o joelho até a barriga; 
  • Dor forte após queda recente; 
  • Vício de postura;
  • Dores frequentes durante a noite;
  • Dores significativas nas costas por mais de três semanas; 
  • Pernas adormecidas ou enfraquecidas ao caminhar; 
  • Dores de cabeça em aperto na região da nuca que desce até os ombros. 

3 tipos de problemas mais comuns na postura 

1. Lordose

É classificado a partir do aumento anormal da curva lombar. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo. 

2. Cifose

Traz o aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral. Geralmente o que causa esse tipo de problema é a má postura e o condicionamento físico insuficiente. 

3. Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. 

Isso significa que cuidar não é necessário apenas quando os sinais negativos aparecem. O segredo de uma boa saúde é a prevenção.

10 dicas de como acabar com a má postura e evitar as dores

  1. Mantenha sempre uma postura correta; 
  2. Evite carregar muito peso. Caso seja necessário, distribua-o entre os membros; 
  3. A alimentação também é um item fundamental. Procure manter o seu peso nos limites adequados, pois o excesso pode acarretar a sobrecarga na coluna vertebral;
  4. Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos. Você pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulações; 
  5. Pratique exercícios físicos regularmente com a orientação de especialistas;
  6. Ao se sentar, sinta os seus ísquios (aqueles dois ossos que ficam na base da coluna), posicione-os bem ao fundo da cadeira e sente exatamente sobre eles;
  7. Deixe a cabeça relaxada e imagine que os ossos acima dos ísquios vão se empilhando gradativamente, apoiados pelo encosto da cadeira. Se necessário, utilize um travesseiro na região lombar para ter mais sustentação;
  8. Mantenha seus pés separados mais ou menos na mesma largura dos quadris e perceba se estão bem apoiados. Use um suporte caso eles não alcancem o chão, pois seus joelhos devem formar um ângulo de 90 graus;
  9. Mantenha o queixo levantado, deixando-o paralelo ao chão, de forma a evitar dores na nuca
  10. Ajuste o topo da tela de seu computador na altura dos olhos e o teclado bem em frente aos cotovelos. Dessa forma, sua coluna permanecerá naturalmente alinhada, evitando uma má postura

Vale ressaltar que ficar por muito tempo com as pernas cruzadas pode ser prejudicial à coluna, pois dificulta a circulação, causando um desequilíbrio na distribuição do seu peso.

Caso sua rotina de trabalho for em frente ao computador, é aconselhado o uso de óculos de grau para descanso da vista, além de evitar a curvatura excessiva para mais perto da tela. 

Aprenda a manter a postura correta no trabalho 

  • Se tiver que manusear volumes pesados com frequência, procure armazená-los numa prateleira na altura de sua cintura; 
  • Carregue caixas ou objetos pesados com ambas as mãos sob a peça, dobrando os cotovelos em um ângulo de 90 graus e segurando o item junto ao corpo, como se estivesse o abraçando. O ideal é manter o peso o mais perto possível de seu centro de gravidade; 
  • Você pode carregar materiais mais estreitos sobre os ombros. Nesse caso, o ideal é levar duas peças de peso equivalente, uma em cada ombro, pois assim não afetará suas costas, evitando a má postura;
  • Quando for mover uma sacola pesada ou outro volume que tenha alças, dê um pequeno passo para frente e dobre levemente o joelho. Depois, use a perna da frente como apoio para o seu braço; 
  • Se precisar erguer um item pesado diretamente do chão, agache-se, “abrace” a peça e use a força do abdômen para se levantar. Evite dobrar a coluna para fazer isso; 
  • Em vez de esticar os braços para pegar objetos em prateleiras mais altas, utilize uma escada e, se possível, peça ajuda.

Conclusão

E aí, gostaram das dicas? Vai tentar manter uma postura melhor a partir de agora? Lembre-se sempre da importância da sua coluna e de mantê-la saudável. 

Se já estiver sofrendo com dores ou algum problema nas costas, isso pode ser por conta de uma má postura. Nos mande uma mensagem para a gente que podemos te ajudar.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.