O cliente na primeira aula de Pilates, está cheio de dúvidas e expectativas. Por isso, a recepção do aluno é essencial para um bom desempenho, a realização de alguns procedimentos podem assegurar o êxito das propostas em cada caso.
O primeiro encontro entre o instrutor e o cliente poderá, de acordo com as diferentes formações profissionais, receber diferentes denominações.
Podemos chamar o primeiro contato com o cliente de: avaliação, consulta ou entrevista. O que importa é que este momento é de fundamental importância e deve acontecer antes da primeira aula de Pilates.
Primeiro encontro com o cliente
Essas primeiras avaliações com o aluno devem ser constituídas de uma análise detalhada, que vai investigar a história de saúde física e psíquica do cliente, tanto atual como pregressa; o histórico da saúde familiar; a sua história motora ao longo da vida, bem como seus níveis de afinidade com o movimento ou com o sedentarismo.
É preciso entender que os conceitos de corpo e de movimento de cada indivíduo sustentam e definem as suas principais atitudes em relação à vida, à saúde e ao meio ambiente.
Ao ensinarmos princípios e a movimentação do Método Pilates aos nossos clientes estamos, muitas vezes, propondo-lhes a conceituação de esforço e de movimento em suas mentes e em suas vidas.
Documentando
A esta etapa, poderão seguir-se os registros fotográficos em posição ortostática, com alinhamento dos membros inferiores, nas vistas anterior, perfil direito e esquerdo e posterior, além do perfil com a flexão anterior do tronco em posições em pé e sentada com membros estendidos.
Estes registros servem para a visualização dos principais achados estáticos, como biotipológicos e posturais, que mais tarde serão correlacionados com todos os outros dados levantados.
Servem também para facilitar, por parte do cliente, a visualização dos mesmos e a futura comparação com os novos registros ao longo do desenvolvimento do trabalho.
O exame físico
Outro procedimento importante é o exame físico. É durante ele que poderá ser avaliado os principais comprimentos e forças musculares, bem como as amplitudes articulares da coluna, dos membros superiores e inferiores.
A avaliação funcional poderá ser realizada a partir da seleção, por parte de cada instrutor, de alguns movimentos com baixa complexidade, do próprio Método, que servirão de base para comparação com os resultados encontrados em cada uma das sucessivas reavaliações ao longo do tempo.
Em casos de patologias e na vigência de sintomas funcionalmente incapacitantes, sempre deve ser recomendado ao cliente a consulta a um profissional da área terapêutica.
Nestes casos, torna-se necessária a realização de testes específicos para cada situação clínica, bem como a interpretação ou solicitação de exames que deverão nortear a definição do diagnóstico funcional e, a partir disto, a proscrição e prescrição adequada de movimentos em cada uma das fases da recuperação.
Primeira aula de Pilates
O principal objetivo deste primeiro encontro é coletar o maior número possível de dados que poderão ser constantemente analisados e correlacionados entre si, como forma de ajustar e nortear as propostas de movimento que serão oferecidas a cada cliente durante a primeira aula de Pilates com a finalidade precípua de ordenar as prioridades e de atender, progressivamente, as suas necessidades.
Também é importante esclarecer para o cliente suas principais dúvidas do que é o Método Pilates.
É claro, que só após algumas aulas que existirá uma maior familiaridade do aluno com os equipamentos e os exercícios que compõem o método.
As dificuldades vão aparecer ao longo da primeira aula de Pilates, o instrutor deve mostrar ao aluno que é normal não conseguir realizar todos os exercícios com primor e que executar todos os princípios do Método é uma tarefa que irá levar algumas aulas.
É com a prática, que o corpo e mente do cliente serão exercitados para que ele consiga realizar toda a série de uma aula com mais facilidade.
O objetivo do cliente
Cada atividade física tem um método diferente do outro, o Pilates tem vários benefícios para a saúde física e mental, porém cada cliente procura a atividade por uma causa diferente.
É necessário logo na primeira aula de Pilates perguntar, qual é o objetivo do aluno durante as aulas.
A resposta pode ser a chave que você precisa para montar a aula mais próxima do que seu aluno quer. É claro, que antes de tudo o instrutor precisa julgar se o que aluno quer é realmente o que ele precisa.
Para casos de tratamentos ou reabilitação, o processo de montar os exercícios pode ser mais fácil, isso quando já se conhece a lesão ou patologia do cliente.
Os princípios do Pilates
Em cada aula do método o cliente vai trabalhar com os princípios do Pilates, é indicado que ele entenda o que está fazendo para que os conceitos do método sejam compreendidos.
Muitos dos alunos quando chegam no Studio para a primeira aula de Pilates, não sabem ao certo como surgiu o Método ou quem é Joseph Pilates.
Mostrar um pouco do grande universo do Método pode acarretar em algo cativante para o cliente. O importante é não forçar o aluno e ver se existe um interesse de aprender as peculiaridades do Método.
Esse aprendizado pode trazer uma proximidade sua com o novo cliente, nada melhor que uma conversa de algo que você já tem conhecimento para quebrar o gelo das primeiras aulas.
Concluindo…
Ao final deste encontro, é importante apresentar ao cliente os principais achados, em relação à sua classificação biotipológica e postural, suas principais características em relação ao movimento, ainda, as principais hipóteses levantadas em relação aos achados funcionais.
Procure não apontar somente os pontos a serem melhorados, saliente pontos positivos no seu aluno, tenha cuidado pois algumas pessoas não lidam bem com feedback negativo.
Não podemos esquecer de mostrar os avanços do cliente na próxima avaliação e também pedir um feedback do que ele está achando das aulas, quais foram as mudanças físicas notadas, entre outros aspectos.
É sempre muito bom ouvir a diferença que o seu trabalho está fazendo na qualidade de vida do aluno. Uma dica interessante é fotografar seu aluno, ou filmá-lo realizando algum exercício e, após algumas aulas, repetir as fotos ou filmagens para mostrar os avanços.
Não esqueça de pedir autorização do seu aluno antes de realizar as gravações.
Da mesma forma, sugere-se apresentar e discutir com o cliente as perspectivas das intervenções com o Método.
Usualmente, o cliente do Método Pilates cria um importante nível de aderência ao trabalho corporal que faz com que ele permaneça com seu instrutor durante muitos anos.
Isto exige do profissional uma atitude de constante revisão e reavaliação do seu trabalho, como forma de preservar a evolução do cliente, de acordo com suas necessidades a cada tempo.
Essas dicas são de suma importância para quem está iniciando
um trabalho na área de pilates.