Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Fazer atividades físicas é importante para a saúde como um todo, e você pode melhorar seus resultados no Pilates ao implementar uma alimentação saudável e uma dieta balanceada.

De forma precisa, o Pilates é um treino de corpo inteiro e de baixo impacto, que foi criado por Joseph Pilates durante o início do século 20, e tem sido usado como um exercício de fortalecimento. 

Entretanto, nos anos 2000, tornou-se muito popular, principalmente devido a celebridades, como atrizes e cantores que se tornam adeptas por esse tipo de modalidade.

Como atividade física e para quem procura melhorar seus resultados, é indicado para qualquer pessoa e pode ser praticado em casa ou em uma Studios equipados com aparelhos de Pilates e alarmes de incêndio, para garantir a segurança e o conforto das aulas. 

Por isso, continue a leitura para saber como a alimentação saudável é fundamental para ter melhores resultados no Pilates. Vamos lá?

Conhecendo o Pilates mais a fundo

Pilates é um Método de exercício desafiador, de baixo impacto e intensidade, que equilibra força com mobilidade, alinha o corpo, afina os padrões de movimento e fortalece os músculos mais profundos do núcleo. 

Em palavras mais simples, essa forma de treinamento bem estabelecida e popular se concentra no fortalecimento do corpo. 

Inclusive, mesmo que alguns movimentos parecem simples, na verdade esses se mostram desafiadores – visto que demandam equilíbrio e destreza -, ao mesmo tempo em que são eficazes, desde que sejam feitos de maneira correta. 

O principal aspecto do Pilates é equilibrar força com mobilidade e flexibilidadeComo consequência, a prática auxilia no trabalho de movimento e respiração, com maior liberdade e potência e menos dor.

6 benefícios provocados pela prática de Pilates

Os benefícios que o Pilates pode trazer para sua saúde e bem-estar são infinitos.

A seguir, serão apresentados os mais significados, que podem ser experimentados por você.

1. Consciência corporal aflorada

Da mesma forma que o Yoga, o Pilates coloca um grande foco na conexão mente e corpo, mesmo para quem precisa recorrer a um serviço de acompanhamento hospitalar especializado, por exemplo. Ao fazer isso, aflora a cinestesia e a consciência corporal. 

A capacidade de focalizar as sensações corporais aumenta a consciência que está associada a:

  • Ambiente ao redor;
  • Conforto;
  • Dor;
  • Emoções. 

Com a cinestesia ou propriocepção melhorada, seu corpo é capaz de responder aos estímulos, o que pode prevenir lesões e quedas.

Essa percepção aumentada sobre a consciência corporal ajuda a se afastar de excessos, pois como praticante de Pilates, você se sente em sintonia com o próprio corpo. Isso pode ajudar, inclusive, na realização de outras atividades, e até mesmo praticar aulas de hidroginástica.

Quando você está realizando atividades casuais, como escovar os dentes ou cozinhar, as aulas de Pilates são um lembrete para contrair a barriga e puxar os ombros para baixo. 

Afinal, ele te ensina a treinar sua mente e construir simetria e coordenação no corpo.

2. Aumento da força interna

Os músculos do núcleo são responsáveis ​​por apoiar e estabilizar o corpo, então quando eles se tornam mais fortes, são capazes de se desenvolverem com esses objetivos.

A força do núcleo também ajuda a diminuir a disfunção do assoalho pélvico, bem como a dor no quadril e nas costas. 

3. Prevenção de lesões

Mesmo sendo uma atividade física de baixo impacto, o Pilates previne lesões por meio da capacidade de equilibrar os músculos do corpo. 

Isso significa dizer que garante que seus músculos não fiquem fracos, mas também não muito tensos.

Assim, o Pilates apenas os mantêm na posição correta, auxiliando no cuidado e fortalecimento do corpo, assim como uma aula de sapateado para quem busca se especializar em uma dança, por exemplo. 

Quando seus músculos estão em um estado equilibrado, seu corpo tem menos probabilidade de sofrer lesões. 

4. Melhora de resultados e flexibilidade

Quando as pessoas pensam em flexibilidade, acabam associando os movimentos de Yoga.

No entanto, muitos dos exercícios e poses de Pilates são derivados de antigas práticas de Yoga, por isso ajudam a alongar os músculos e também contribuem para a flexibilidade.

A partir da flexibilidade aumentada, também promove a mobilidade e a força do seu corpo.

5. Aumento de energia

A prática de Pilates leva ao aumento dos níveis de energia. Isso se deve à importância do movimento coordenado e do trabalho de respiração que acompanha os exercícios. 

Por meio de todo o trabalho respiratório, você aumenta a circulação em seu corpo, o que resulta em sangue oxigenado fluindo para coluna e músculos.

6. Perda de peso

O Pilates fortalece seu núcleo, alonga seus músculos e melhora o tônus ​​​​muscular, também ajudando na perda de peso. 

É importante enfatizar a ajuda aqui, porque o Pilates, quando praticado sozinho, pode não oferecer todos os benefícios mencionados – bem como, sem instrução, pode apresentar riscos.

Com relação à perda de peso, ao incorporar o Pilates em sua rotina de exercícios e também seguir um plano de alimentação saudável, com a queima de mais calorias, certamente perderá alguns quilos ao longo do tempo.

Hábitos para melhorar seus resultados no Pilates

Há diversos hábitos que podem ser adaptados para melhorar seus resultados no Pilates, mas uma alimentação saudável demonstra ter um fator mais determinante, quando é trabalhada de maneira conjunta a um prática esportiva.

Contudo, como são formados desde os primeiros anos de vida, podem ser mais difíceis de quebrar e, por isso, muitas pessoas recuperam o peso perdido quando seguem uma dieta sazonal.

As dietas mais bem sucedidas não são realmente dietas. Programas para perda de peso, que ajudam as pessoas a aprender o tamanho das porções, boas escolhas alimentares e que oferecem apoio emocional, são os mais bem requisitados.   

Aprender o básico de uma alimentação saudável não parece tão excitante quanto uma nova dieta exótica da moda, mas é a única conhecida por ajudar as pessoas a manterem um peso dentro do Índice de Massa Corpórea (IMC). 

A maioria das pessoas sabe que deve comer menos alimentos processados ​​e mais vegetais para viver uma vida saudável.

Por isso, para melhorar seus resultados no Pilates, vale seguir algumas regras simples, mas que podem ajudar bastante. Confira a seguir!

5 dicas de como ter uma alimentação saudável

1. Atenção às porções alimentares

Quando se trata de alimentos preparados, como lanches e bebidas, há poucos casos em que mais e maior é melhor.   

Então, como regra geral, escolha sempre o menor tamanho ou o mais adequado à sua necessidade de alimentação.

2. Termine bem o dia

Antes de preparar ou pedir sua última refeição do dia, pense no que você já comeu. Se não se alimentou de nada verde, inclua uma salada farta no seu jantar e tente inserir opções mais leves e saudáveis.

3. Limite as guloseimas

Se você precisar se deliciar, faça um passeio e compre o doce, mas tenha controle sobre o consumo e prefira ingerir em menor quantidade.

Contudo, manter guloseimas em sua casa é um convite ao exagero.

4. Aprecie a própria comida

Pense em como você se sente depois de comer. Após a refeição, pode ficar satisfeito e cheio de energia. Se não, pare de consumir esses alimentos ou, pelo menos, limite-os.

Uma opção é evitar de se alimentar fora de casa, aprendendo novas formas de preparar pratos nutritivos e saudáveis.

5. Converse com seus amigos

Falar sobre seu peso e como você se sente em relação ao seu corpo é libertador, independentemente se está satisfeito(a) com ele ou não.  

Você pode descobrir uma nova perspectiva e, até mesmo, encontrar o apoio de que precisa para viver de forma mais saudável.

Dicas de como usar o Pilates para a perda de peso

Além da alimentação saudável, o Pilates pode ser uma ferramenta eficaz de perda de peso, pois ajuda a construir músculos e queimar calorias de forma saudável.

Em geral, quanto mais músculos você tiver, mais calorias você queimará em repouso. A prática de Pilates também pode ajudar a aumentar seu metabolismo e reduzir os níveis de estresse.

Por isso, escolha uma aula que seja desafiadora para você, pois o ajudará a queimar mais calorias e se desenvolver no exercício.

Certifique-se de manter uma dieta saudável e bem hidratada, já que contribui para que seu corpo trabalhe de maneira ideal, dando suporte aos seus objetivos.

Além disso, seja consistente com sua prática, pois o Pilates é mais eficaz quando feito regularmente. Se você está procurando perder peso, o Método será um grande aliado para atingir esses objetivos. 

No entanto, é importante lembrar que dieta e exercício são fatores importantes em qualquer plano de obtenção de mais saúde e de perda de peso, devendo atuar em conjunto.

Conclusão

Os ganhos físicos com uma alimentação saudável podem melhorar seus resultados no Pilates e na qualidade de vida.

Inclusive, você pode se surpreender ao saber que os benefícios de saúde mental são igualmente valiosos e podem ser favorecidos com essa prática.

Cada vez mais pessoas percebem o quão importante é levar um estilo de vida saudável, e vai além de apenas garantir o consumo de alimentos nutritivos, levando em consideração que o bem-estar não é apenas se exercitar todos os dias. 

A saúde também tem a ver com o seu estado mental e o alinhamento com o corpo, a fim de garantir que seu cérebro esteja saudável e funcionando corretamente. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.