Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O desempenho do seu aluno atleta na aula tem tudo a ver com o aquecimento. Essa fase inicial está relacionada à melhora no metabolismo energético e também à prevenção de lesões no esporte.

Mesmo assim muitos profissionais ainda ignoram a importância de um aquecimento funcional para atletas. Vemos isso todos os dias, aluno que chega no Studio para treinar, dá uma esticada nas pernas rápidas e vai direto para os equipamentos.

Se em praticantes de atividades físicas convencionais essa prática já traz problemas, imagine em um atleta. Lembre-se que ele tem um treino intenso e específico pela a frente e é seu papel como instrutor garantir seu bem-estar.

Nesse artigo vamos aprender como o aquecimento funcional para atletas consegue beneficiá-lo e também prevenir lesões. Continue lendo para entender melhor.

Fatores importantes para prevenir lesões no esporte

Como você viu no infográfico, o aquecimento ajuda a:

  • Melhorar o consumo energético do aluno;
  • Lubrificar as articulações;
  • Melhorar os reflexos e coordenação motora.

São muitos benefícios, mas para conseguir isso você deve incluir alguns fatores no aquecimento. O primeiro deles é a intensidade. Sei que muita gente acaba poupando o aluno no aquecimento porque tem uma aula intensa pela frente.

Mas isso é pouco eficiente e deixa seu aluno mal preparado. Como você pode deixá-lo fazer um aquecimento leve se a aula será extremamente cansativa? Prepare-o para o que ele realmente vai fazer.

Os exercícios também devem ser direcionados para a aula. Nada de fazer um alongamento aleatório que mal encosta nas articulações que serão utilizadas. Sua intenção é incentivar o corpo a lubrificar as articulações para evitar lesões.

Conclusão

Um bom aquecimento é a melhor maneira de iniciar sua aula. Através dele você conseguirá um melhor rendimento do aluno esportista e também prevenirá lesões de maneira eficiente.

Espero que esse infográfico tenha te convencido a utilizar aquecimento funcionais para atletas em suas aulas. Te garanto que você e seu aluno verão o resultado no desempenho esportivo.