Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Antes de qualquer pessoa iniciar no Método Pilates ou até mesmo no Treinamento Funcional, é muito importante realizar a avaliação de suas condições para compreender adequadamente quais são as limitações e necessidades que atrapalham a sua qualidade de vida.

Quanto mais completa essa avaliação for, mais completo será o planejamento e, por consequência, aumentarão também as chances de atingir os objetivos propostos, incluindo aqueles a longo prazo.

Dentre todos os tipos de avaliação, temos a avaliação postural dinâmica. Para saber mais sobre ela, continue lendo a matéria até o fim!

O que é a avaliação postural dinâmica?

Um dos principais objetivos da avaliação postural dinâmica é identificar onde estão as origens dos desequilíbrios do aluno. É a partir dela que haverá a possibilidade de notar o nível da qualidade no movimento realizado, já que o instrutor terá noção dos locais que precisarão de mais desenvolvimento.

No caso do Método Pilates, a avaliação é crucial para permitir ao praticante segurança e conforto, além de permitir uma maior consciência corporal e também a execução correta dos exercícios.

Quando realizá-la?

A partir do momento em que o aluno entra no Studio, já é necessário analisá-lo. Considere andar e sentar são ações muito importantes.

Como realizar a avaliação postural dinâmica?

O aluno deverá ficar na posição ortostática.

Um ponto fundamental é manter a atenção no nível de tensão do aluno, já que essa tensão, mesmo que involuntária, poderá alterar a qualidade da avaliação e prejudicar o resultado.

Existem fatores que podem influenciar nas alterações posturais?

Sim. Principalmente se levarmos em conta os hábitos contemporâneos da sociedade, a pouca prática de atividade física e diversos outros fatores, que prejudicam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas.

Essas alterações se dão a partir do momento em que a coluna vertebral está desempenhando duas funções importantes no comportamento motor do corpo humano:

  • Eixo de movimentação;
  • Sustentação do corpo.

Entre as principais consequências das alterações posturais, temos:

Conclusão

São muitos os benefícios obtidos por realizar uma avaliação postural dinâmica de maneira correta e, para isso, o instrutor deverá se manter atento à questão postural de seu aluno e observar desequilíbrios e sobrecargas que podem prejudicar a execução adequada dos movimentos.

Lembre-se da importância da correção postural, levando em consideração os objetivos traçados no planejamento dos exercícios.