Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Falamos muito sobre os benefícios do Pilates para a melhor idade, mas hoje vamos inverter esse pensamento. Que tal parar para refletir no porquê de atender esse público em específico? Conforme o Ministério da Saúde, o idoso é considerado qualquer indivíduo com 60 anos ou mais. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 mostrou que a população brasileira ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017.

Por que então, ao observarmos esse dado crescente, não investir em atendimento a esse público? É uma parcela importante da população que necessita da prática individualizada de exercícios prescrita por profissional capacitado.

Continue a leitura para saber os benefícios de trabalhar com Pilates para a melhor idade em seu Studio!

5 benefícios de realizar aulas de Pilates para a melhor idade

Abaixo, cito os cinco principais motivos pelo qual o Pilates para a melhor idade deve receber uma atenção importante no seu Studio, baseada na minha prática clínica.

1. Flexibilidade de horários

Diferentemente do público adulto e adolescente, os idosos, em sua maioria, já não possuem mais tantos compromissos fixos como trabalho, filhos e estudos. Isso facilita muito na organização da sua agenda. 

São pacientes que você pode encaixar conforme a sua disponibilidade – em horários não considerados de pico, aqueles de maior procura, como início da manhã ou fim da tarde.

2. Frequência

Não é um público conhecido por atrasos ou faltas – isso facilita muito o seu dia a dia no Studio. 

Você sabe que sempre poderá contar com a presença dele e que se necessário, também pode pedir uma troca para encaixe de alunos. Acredite, eles fazem isso com um sorriso no rosto.

3. Financeiro

Eles respeitam valores, datas de vencimento e tem mais um aspecto positivo: gostam de uma frequência semanal mais intensa, de duas ou três aulas na semana. 

Ah, e eles são um público que você fideliza, dificilmente troca de Studio ou interrompe a prática do Pilates.

4. Interação social

A aula é mais leve. Eles gostam de contar uma história, relembrar o momento de vida que, você, instrutor, está passando através de exemplos do que eles viveram. 

Acho importante aqui ressaltar que a aula de Pilates para a melhor idade sempre deve render – exercícios são a prioridade, por que não no intervalo entre cada um não ouvir um pouquinho, não é?!

E por esse motivo, gosto bastante de, sempre que possível, encaixar mais pessoas da mesma faixa etária no horário. Os exercícios combinam entre si e o rendimento da aula vai muito além. 

Eles se desafiam de uma forma saudável ao olhar o que o colega está fazendo e se sentindo felizes em conseguir realizar também.

5. Retribuição

O idoso normalmente é grato pelos pequenos avanços que consegue realizar durante as aulas de Pilates para a melhor idade – e em sua grande maioria baseiam-se na qualidade de vida

Com isso, as tarefas de vida diária, as chamadas AVD’s, são o foco como resultado dos seus exercícios.

Como o Pilates para melhor idade pode ajudar contra as quedas?

Uma das queixas mais trazidas pelas famílias é relacionada à prevenção de queda – precisamos falar sobre ela. 

A queda é o mais sério e comum acidente doméstico que ocorre com os idosos e é uma das principais causas de morte acidental em pessoas acima de 65 anos.

A sua prevenção é de suma importância para diminuir a morbidade e a mortalidade, os custos hospitalares e a ida ao asilo consequente – os programas de prevenção têm a vantagem de, simultaneamente, melhorar a saúde de modo geral, bem como a qualidade de vida, fator citado no item anterior. 

Um ponto muito importante sobre tudo que foi dito até aqui: idoso não significa uma pessoa parada, com dificuldade de locomoção e que vai fazer exercícios limitados. Já passou o tempo em que idade era considerada invalidez. 

Sempre haverá idosos extremamente ativos, com capacidade surpreendente – muitas vezes com menos dificuldades/dores do que um adulto. Então, quando você for planejar uma aula de Pilates para a melhor idade, tenha uma carta na manga porque esse perfil de paciente sempre vai surgir.

Além disso, eles gostam de um desafio, então aproveite para criar exercícios que agucem a coordenação e o equilíbrio, mas mantendo sempre a segurança da prática. Monotonia? Com eles não têm! 

Conclusão

Talvez o termo “melhor idade” esteja empregado da melhor forma. Hoje, eles têm acesso a recursos para busca de qualidade de vida que, em sua juventude, não havia possibilidade – seja por limitação de tempo ou financeira, ou até mesmo porque alguns recursos são relativamente novos no mercado. 

Durante as aulas de Pilates para a melhor idade, é possível trabalhar corpo e mente, uma conexão extremamente necessária nessa faixa etária, para que consigam lidar e aceitar todas as mudanças e declínios dessa fase.

Já que você, fisioterapeuta, pode promover isso a ele, por que não? Através do seu embasamento teórico, científico e sua experiência diária, proporcione ao seu paciente a melhor experiência – seja com resultados fisioterapêuticos ou na relação humana. 

Lembre-se sempre que “o paciente não é só um paciente, ele é o amor de alguém”. 

Ficou interessado em atender idosos em seu Studio mas ainda não tem conhecimento? Calma, o Grupo VOLL disponibiliza um aulão 100% gratuito sobre Pilates e Funcional para idosos.

Clique aqui para assistir!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.