Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Com o crescimento da população acima de 60 anos, a busca por atividades físicas tem sido maior para este público. Com isso, esportes como musculação, hidroginástica e Pilates estão proporcionando melhor qualidade de vida. Mas você sabe os exercícios que são primordiais para idosos no Pilates?

O papel do Método na promoção da saúde física e mental dos idosos e na manutenção de uma vida ativa e saudável é fundamental, levando em conta que a prática de atividades físicas são extremamente benéficas para o corpo. 

Quer saber mais sobre idosos no Pilates? Continue a leitura e confira os principais movimentos que não podem faltar nas suas aulas!

Benefícios dos idosos no Pilates

O Pilates, por ser uma técnica dinâmica, promove o reforço do centro de força e melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor.

O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do Power House garantem a estabilização corporal durante as atividades estáticas e dinâmicas, além de favorecer o equilíbrio, coordenação, controle, amplitude de movimento do praticante, visando a possibilidade de realizar as atividades rotineiras com menos esforço, como: 

  • Sentar;
  • Levantar; 
  • Pegar algo no armário;
  • Dirigir; 
  • Caminhar;
  • Viver com mais saúde e qualidade de vida.

A consciência corporal que o Pilates proporciona auxilia no controle dos músculos envolvidos nos movimentos, uma vez que você sabe o que e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz e o desenvolvimento, obviamente, é maior.

Em busca de uma melhor qualidade de vida, muitos idosos procuram praticar o Pilates por ser uma atividade realizada individualmente ou em pequenos grupos. 

Assim, o instrutor deve incluir exercícios de fortalecimento, alongamento e mobilidade específica durante as aulas para idosos no Pilates

O Pilates durante o envelhecimento populacional 

O envelhecimento populacional é um processo generalizado e mundial, e se dá em grande parte pelo declínio da taxa de mortalidade e maior esperança de vida da população em comparação às décadas iniciais do século passado. 

Esse processo vem acompanhado da redução do número absoluto e relativo de morbimortalidade por doenças infectocontagiosas e do aumento das doenças crônicas não transmissíveis. 

Os dois processos são denominados, respectivamente, transição demográfica e epidemiológica, e são determinantes para a compreensão do envelhecimento populacional e o seu impacto econômico e social sobre o sistema de saúde.

O processo de envelhecimento tem sido objeto de diversos estudos. Os fatores que determinam são múltiplos e complexos, envolvendo transformações no próprio organismo como influências ambientais. 

As transformações orgânicas ocorrem em ritmos e extensões diferentes, em todas as estruturas anatômicas, como pele, ossos, articulações, músculos, sistema nervoso, respiratório, circulatório, digestório, urinário, genital e endócrino.

Dependendo da constituição biológica e da história de vida, as limitações em nossa motricidade podem aparecer mais cedo ou mais tarde. Às vezes, essas restrições são causadas por acidentes ou doenças degenerativas.

Em geral, a gravidade das limitações tende a aumentar com a idade. Entretanto, há casos em que pessoas jovens apresentam dificuldades que são mais características em idade avançada, prejudicando as atividades de vida diária.

São exemplos dessas limitações:

  • Dificuldade para caminhar, sentar, levantar e se vestir;
  • Movimentos dos braços;
  • Respiração difícil.

A melhora na capacidade de movimentação pode promover melhorias na circulação sanguínea, na respiração e na postura, com repercussões importantes no bem-estar do idoso.

5 exercícios não podem faltar nas aulas para idosos no Pilates

Exercício 1exercício 1 - idosos no Pilates

Instruções: Deitado em decúbito dorsal, pernas paralelas, sendo uma estendida e a outra flexionada, mantenha a coluna alongada e os braços firmes ao lado do corpo. 

Através da força do Power House eleve a perna estendida até a altura do joelho da perna flexionada e desça até a posição inicial. Faça de 6 a 8 repetições e troque a perna.

Exercício 2exercício 2 - idosos no Pilates

Instruções: Utilizando uma overball ou uma bola macia, deitado em decúbito dorsal com os joelhos flexionados e pés unidos, coloque a bola próximo aos joelhos. Com a força do Power House, pressione a bola durante 3 segundos e solte. Repita esse movimento 10 vezes.

Na mesma posição estenda a perna a frente sem deixar a bola cair sendo 6 repetições com uma perna, depois troque-a.

Exercício 3exercício 3 - idosos no Pilates

Instruções: Na mesma posição do exercício anterior, porém, agora com os pés na linha dos ísquios, mantenha a bola próxima aos joelhos, e eleve o quadril contraindo o abdômen, glúteos e os adutores. 

Desça vértebra por vértebra até apoiar o quadril novamente no solo. Repita esse movimento de 8 a 10 vezes sem deixar a bola cair. Pode ser realizado com o Magic Circle no lugar da bola.

Exercício 4exercício 4

Instruções: Em pé de costas para a parede, encoste o tronco na parede e coloque as palmas das mãos e braços ao lado do corpo. 

Pressione a parede com as mãos retirando o tronco, os braços ficam estendidos mantendo a pressão na parede. Sustente a posição de 5 a 10 segundos e repita de 3 a 5 vezes.

Exercício 5exercício 5

Instruções: De lado para a parede, abduz o braço e o ombro. Aproxime da parede o máximo possível levando o braço para cima. Sustente essa posição de 5 a 10 segundos e repita de 3 a 5 vezes de cada lado.

Durante a prática, os idosos no Pilates devem ser orientados a realizar as aulas descalços, mas o ideal seria com meias antiderrapantes para evitar possíveis quedas.

Conclusão

Buscando uma maior qualidade e aumento na expectativa de vida, as atividades físicas são primordiais neste aspecto, mas precisam ter como aliados uma boa alimentação e sono de qualidade. 

Por isso, nas aulas para idosos no Pilates, procure realizar os movimentos corretos e acompanhados de um instrutor, para que não ocorram lesões ou desgastes físicos. 

Tem interesse em aprender mais sobre idosos no Pilates? Então chegou o seu momento! O Grupo VOLL disponibiliza 5 videoaulas GRATUITAS para você ministrar com mais segurança ao público que cresce cada vez mais nos Studios pelo país! 

Clique aqui e aproveite já!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.