Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabe como higienizar os equipamentos do seu Studio de Pilates de forma correta? Tem costume de utilizar álcool durante o processo de limpeza?

Se você respondeu SIM para a segunda pergunta, é necessário se preocupar porque:

  • O motivo é bem simples: o álcool é altamente abrasivo e vai danificar os seus equipamentos, encurtando a vida útil deles;
  • O álcool não é tão eficiente como você pensa!

Para ser eficiente, o álcool precisa ter, pelo menos, 70% de concentração. Ou seja: ter menos água em sua composição, o que facilita a eliminação das bactérias. 

Qualquer concentração acima ou abaixo não é capaz de desinfetar profundamente. Além disso, para que o produto realmente funcione, é preciso respeitar o tempo de aplicação, que é de 30 segundos a 1 minuto

Ah, e não basta só passar um paninho por cima. Para ele realmente funcionar, precisa fazer movimentos de fricção durante a aplicação.

Quer aprender como higienizar os equipamentos de Pilates de forma correta e assegurar que os aparelhos estarão limpos e esterilizados entre as aulas? Confira o texto a seguir!

Afinal, como higienizar corretamente os equipamentos de Pilates?

O simples continua sendo eficiente na hora de higienizar os aparelhos do seu Studio: dê preferência por água e sabão líquido neutro, preferencialmente de coco!

Nunca utilize produtos químicos, como álcool, amaciante, sabão em pó, alvejante, óleo ou lustra móveis.

Para uma limpeza mais profunda, passe o sabão em um pano úmido e esfregue sobre os estofados, sobre a madeira e as partes metálicas. Retire todo o excesso de sabão. Depois, seque com um papel toalha ou uma flanela limpa.

Entre os atendimentos, para facilitar o processo, você pode optar por usar um borrifador com a seguinte mistura: água e sabão líquido (10% de sabonete líquido + água. Também vale os sabões líquidos para lavagem de roupa de bebê).

Importante que eles não tenham hidratante na composição. A dica é utilizar o borrifador para aplicar a mistura e papel toalha para remover o excesso e realizar a secagem.

Dessa forma, você cuida da sua saúde, dos seus clientes e ainda mantém a higienização dos equipamentos por muito mais tempo.

Durante a manutenção, o ideal é realizar uma limpeza profunda, esfregar os estofados com esponja (o que faz bastante espuma) e passar pano umedecido várias vezes, até a completa remoção dos produtos aplicados.

Água e sabão desinfetam e higienizam os equipamentos de Pilates?

Em resumo, o sabão é capaz de unir moléculas, que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água. 

Então, SIM – ele limpa e é bactericida, ideal para ser usado entre as aulas, por ter maior praticidade e prolongar a esterilização.

Conclusão

Assim como higienizar os equipamentos de Pilates, é imprescindível que as manutenções dos aparelhos estejam em dia, especialmente para realizar os ajustes e correções, com objetivo de se antecipar ao aparecimento de problemas e assegurar o conforto dos seus alunos.

Por isso, o prazo de 90 dias entre as manutenções, estipulado pela maioria dos fabricantes, leva em conta justamente a análise de todos os itens das máquinas, como a vida útil e o impacto que causam se estiverem danificados ou desgastados.

Outro ponto que os fabricantes levam em consideração é a questão do comportamento da madeira frente às diferenças climáticas.

Seu Studio precisa de uma revisão completa? A FIX-UP, empresa parceira do Grupo VOLL realiza todos os ajustes necessários, trocam peças desgastadas ou com problemas, testam a tensão de todas as molas, bem como realizam a identificação correta das cores, de acordo com a intensidade de cada uma.

Para conhecer mais sobre a empresa ou agendar uma avaliação, basta clicar aqui!