Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates está presente na vida de muitos brasileiros. Conforme mais pessoas conhecem essa atividade, mais ela se difunde por todo o brasil. Dessa forma, vários profissionais já perceberam que o Pilates é uma área bastante lucrativa.

O profissional que deseja trabalhar com essa atividade precisa de diploma de ensino superior em Educação Física ou em Fisioterapia. Ter essa formação é fundamental para atuar na área de forma legal.

Além disso, como estará o tempo todo em contato com outras pessoas — muitas delas com dores —, ele também precisa saber lidar com o público. Aliás, esse cuidado é fundamental na hora de fidelizar clientes.

Encontrar um curso de Pilates excelente para se tornar um profissional pode ser um desafio! O curso precisa abordar tanto as hardskill quanto as softskills para formar um profissional completo. Caso contrário, você só terá jogado dinheiro fora.

Tem dúvidas se um curso de Pilates é de qualidade ou não? Aproveite para ler alguns apontamentos importantes na hora de encontrar um curso de Pilates excelente. Ao final do texto você terá argumentos para julgar se deve ou não investir em determinada formação.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"9bd08": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 9bd08 ": {" val ":" rgb (159, 64, 248) "}}," gradientes ": []}, "original": {"cores": {"9bd08": {"val": "rgb (19, 114, 211)", "hsl": {"h": 210, "s": 0,83 , "l": 0,45}}}, "gradientes": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

Boa leitura!

Professores de Pilates com alto grau de formação

Como em qualquer outra área de atuação, existem ótimos professores e outros nem tão bons assim (sem citar os péssimos). Uma das certezas é que o grau de formação dos professores do curso interfere muito na qualidade de sua formação.

Um professor de qualidade é artigo raro nos dias de hoje. Uma de suas características é a dedicação integral ao trabalho, além de muito amor por sua função. Dessa forma, o elevado grau de instrução surge com naturalidade, pois ele sente a necessidade de se especializar.

Em geral, um curso de Pilates excelente possui bons professores que estudaram em faculdades ótimas. Além disso, conquistaram vários certificados e alguns reconhecimentos dentro de sua área de atuação.

Outro ponto importante diz respeito aos trabalhos científicos. Professores de destaque não só dominam, como também contribuem para o desenvolvimento da área. No Pilates, isso significa métodos e técnicas inovadoras, testadas com experimentos. Às vezes isso incluir até estudos sobre o suplemento ZMA no Pilates, por exemplo.

Por fim, um professor ideal é aquele que até saiu do país para se dedicar a adquirir maestria. Dessa forma, ele detém conhecimentos únicos e inovadores, os quais com certeza vai compartilhar com seus alunos.

Toda essa formação teórica é muito importante, mas ainda falta um ingrediente importante: a experiência! É sobre isso que vamos falar agora.

Instrutores experientes e dedicados

O Pilates é uma atividade que possui sutilezas que nenhum livro vai ensinar. A única forma de obter esse conhecimento é colocando a mão na massa. Porém, fica muito mais fácil quando um professor experiente te ensina o caminho correto.

Ter um PhD em Pilates, mesmo sendo algo valioso para a carreira do profissional, não significa que ele sabe aplicar os conhecimentos que aprendeu. É aí que mora o perigo em confiar apenas na formação dos instrutores.

Existem pessoas que vivem apenas de teoria. No entanto, quando a teoria não serve em um determinado caso, a pessoa trava e não sabe o que fazer. Isso significa que falta experiência na função.

Um profissional experiente, mesmo que não conheça toda a teoria, sempre sabe o que fazer. De fato, saber o básico já garante uma ideia geral da atividade, o que facilita em determinados momentos. Aliás, é muito raro ver alguém com experiência travado durante o exercício de sua função — é por isso que empresas adoram experiência no currículo.

Para saber se professor do curso tem experiência, o ideal é conversar com ele. Pergunte onde já trabalhou e por quanto tempo. Além disso, faça perguntas sobre os desafios do dia a dia dele, assim como os métodos que ele usa para superá-los.

Não haja como se fosse um policial, mas sim como uma pessoa curiosa. Ele vai adorar conversar sobre essas coisas com você.

Método de ensino eficiente

Por fim, o método de ensino tem um peso enorme na hora de julgar a qualidade e se é realmente um curso de Pilates excelente.  

Os alunos conseguem compreender o conteúdo com facilidade? A dicção dos professores é boa? Eles ensinam técnicas de memorização durante as aulas? As aulas são animadas? É importante ficar atento a esses detalhes.

Em geral, um professor animado consegue engajar a turma durante as aulas. Esse engajamento atua como um fixador da matéria, a qual fica menos difícil de ser absorvida. Porém, existe um limite para a descontração: ainda há aula sendo ministrada na sala.

Alguns professores usam a técnica pomodoro em suas aulas. Dessa forma, temos 25 minutos de foco seguido de 5 minutos de relaxamento. Assim o aluno consegue recuperar sua concentração e prestar mais atenção ao conteúdo ministrado.

Outros professores de Pilates preferem aproveitar de associações para ajudar a memorizar posturas e conceitos. Essa técnica também é bastante usada, mas requer um grande esforço por parte dos alunos.

Conclusão

Podemos concluir que o que faz um curso de Pilates excelente é uma soma de fatores: professores com alta formação + instrutores dedicados e experientes + método de ensino eficiente + escola de formação com reconhecimento.

Professores que sabem entregar o conteúdo, assim como com habilidade de animar os alunos são desejáveis. Porém, lembre-se de consultar o nível de conhecimento do professor para ter certeza de que está aprendendo com o melhor.

Se você está procurando um Curso de Pilates excelente para garantir sua formação, te convidamos a conhecer a Espaço Vida Pilates do Grupo VOLL. Clique aqui e saiba mais sobre a maior escola de Pilates do Brasil!