Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Tem sido crescente a procura do Método Pilates pela população, principalmente através de orientação médica.

Alguns problemas de saúde, como dores na coluna, alterações na postura e colesterol aumentado são as indicações mais comuns dos médicos ao Método Pilates.

De acordo com a Associação Brasileira de Pilates, Pilates é um Método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, usando diferentes aparelhos e equipamentos.

Seu sistema de exercícios associa diferentes conceitos e técnicas, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, o condicionamento físico, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular.

Quem pode ministrar o Método Pilates?Método-Pilates-4

O Método Pilates ainda não é uma especialidade somente de uma profissão. Profissionais com formação em fisioterapia e educação física estão aptos a trabalharem com o Método desde que sejam capacitados através de cursos.

Aptidões regularizadas pelas resoluções N° 386∕ 2011 favorece o fisioterapeuta e a resolução de N° 201∕ 2010 favorece o profissional de educação física. Esses profissionais detêm de conhecimento de anatomia, cinesiologia e biomecânica, que são disciplinas que considero a base para os exercícios bem planejados e executados no Pilates.

O Conselho de Fisioterapia (Coffito) considera que o método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional.

Deve ser feita a avaliação dos seus clientes/pacientes para eleger o melhor recurso do Método Pilates e propedêutica apropriada e ainda constar de evolução da intervenção fisioterapêutica em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Fisioterapeuta.

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) considera o Pilates como modalidade e método de ginástica que deverá ser orientado e dinamizado por profissionais de Educação Física.

Sua prática aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária.

O mesmo profissional também avalia e planeja as atividades do Método Pilates objetivando otimizar, aperfeiçoar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, bem como, o condicionamento e o desempenho fisiocorporal orientado para o bem-estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde.

Diferenças entre o Fisioterapeuta e o Educador FísicoMétodo-Pilates---Fisioterapeuta

Com base nas resoluções que dão direito aos profissionais de fisioterapia e educação física a ministrarem aulas de Pilates podemos dizer que as duas áreas têm em comum a prevenção e melhora do desempenho da saúde física corporal.

Diferentemente o fisioterapeuta utiliza o método como forma também de reabilitação, que por sinal, talvez seja a maior demanda da maioria dos alunos que praticam Pilates com fisioterapeutas.

Alguns estudos mostram que é maior a atuação de fisioterapeutas que trabalham com Pilates em relação aos profissionais de educação física e que boa parte dos alunos que praticam o método fazem por que tiveram orientação médica. (Liposcki, Ribeiro, Schneider, 2016).

É notável também uma preferência dos médicos em indicar pacientes para realizar Pilates com fisioterapeutas devido ao olhar de reabilitação do mesmo.

Sabemos que o método Pilates vem sofrendo adaptações, porém não devendo perder sua essência com seus princípios que são a concentração, respiração, powerhouse, controle, precisão e fluidez. Seja ele instruído por fisioterapeuta ou educador físico esses princípios devem estar sempre presentes.

Adaptações como o New Pilates, Aero Pilates, Pilates Fit, Cross Pilates fazem parte do grupo de exercícios que envolvem o Pilates contemporâneo e se aproximam mais do objetivo do bem-estar e melhora do condicionamento físico, no entanto, também é trabalhada a reabilitação de pacientes com esses métodos.

O Cross e o New foram criados por fisioterapeutas e certamente assim como as outras modalidades contemplam a reabilitação através de uma aula mais dinâmica.

O fisioterapeuta ao avaliar um aluno para trabalhar no método Pilates deve ter uma visão de reabilitação e também de prevenção, pois muitas vezes o aluno ou paciente pode estar sem queixas.

Deve ir além do que ele vê no momento, sempre correlacionando uma determinada alteração com um possível problema futuro, por exemplo:

  1. Uma pronação do pé (pisada para dentro) pode levar a uma rotação interna do joelho e a um aumento da lordose lombar;
  2. Uma protrusão de ombro (ombros em rotação interna) pode aumentar o impacto nas estruturas da articulação do ombro e aumento da tensão no trapézio superior.
  3. Assim, várias outras alterações podem acontecer e se o profissional não estiver atento à essas questões pode levar a problemas futuros para o aluno ou paciente.

Os fisioterapeutas que trabalham com Pilates, muitos seguem uma linha mais tradicional do Método, dando ênfase na respiração associada ao powerhouse, ganho de resistência, flexibilidade e equilíbrio. No entanto, é crescente o número de fisioterapeutas que trabalham com Métodos do Pilates contemporâneo.

O educador físico ao avaliar e prescrever o treino de um aluno deve estar atento às necessidades do mesmo, aos seus anseios e saber se o aluno tem alguma disfunção osteomioarticular para que ele possa respeitar o limite do aluno ou até mesmo encaminha-lo para outro profissional.

O profissional de educação física trabalha com a linha do condicionamento físico e aeróbico com uso de alguns equipamentos como esteira e bicicleta ergométrica dentro do estúdio ou da academia, além de priorizar normalmente o trabalho de ganho de força, flexibilidade e resistência.

Concluindo…Método-PIlates-3

Dessa forma, o aluno pode fazer a escolha do profissional que melhor atenderá sua necessidade.

É muito importante estar atento na formação do profissional e sempre bom ter boas referências do mesmo, buscar ter acesso a pessoas que fazem ou fizeram aula com aquele (a) profissional é sempre bom e até mesmo ter acesso ao seu currículo.

Profissional bom é aquele que está sempre em busca de conhecimento!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.