Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Se você acompanha o Blog Pilates, provavelmente já deve ter lido a respeito dos sinais vitais e choque hipovolêmico nos primeiros socorros. Agora vamos dar continuidade nas explicações sobre os desmaios, consequência de uma crise hipotensiva. 

Os desmaios são caracterizados pela perda de consciência de curta duração, que não exige nenhuma manobra específica para recuperar, pois a própria queda no momento do “apagão” já faz que o aluno fique num plano horizontal, ou seja, deitado, sem ação gravitacional atuando.

Dessa forma, a própria ação da queda durante os desmaios já irá ajudar a sanar o problema, mas o que pode resultar em uma situação adversa será a altura que o aluno cairá, podendo gerar lesões ou fraturas. 

Quais são as principais causas dos desmaios?

Como é conhecido por muitos, a queda da pressão arterial é o principal causador dos desmaios. E sua mudança drástica pode ter inúmeros fatores.

O calor excessivo é um dos motivos, pois a alta temperatura causa a vasodilatação nos vasos sanguíneos. Então, se a artéria dilata, o lúmen fica maior e é como se faltasse sangue para completar o espaço no vaso. Isso faz com que a pressão caia rapidamente, podendo causar desmaios.

Os exercícios físicos também podem ter esse tipo de consequência, pois há um esforço enorme causando falta de fluxo para o sangue chegar até o cérebro. A baixa taxa de glicose no sangue, sendo conhecida como hipoglicemia, pode ser crucial para os desmaios.

Se pararmos para pensar e analisarmos sobre os desmaios, podemos ver que são mais frequentes no verão, seja em momentos esporádicos, como os dias mais quentes do ano ou em lugares que sempre fazem mais calor. 

Cuidados dos primeiros socorros após o desmaio

Quando realizamos os primeiros socorros, devemos tomar alguns cuidados para que não agrave as lesões que o aluno sofreu no momento do desmaio. 

Se houver uma queda acima de sua altura corporal associada ao desmaio, deve-se tomar um cuidado especial com a coluna vertebral do paciente, já que o nosso corpo não foi feito para sofrer grandes impactos, muito menos quedas. 

A chance de ocorrer algum tipo de lesão na coluna em quedas pequenas é mínima, a não ser que o aluno sofra um impacto em uma região mais severa, como pescoço e costas. 

Nestes casos, também é necessário o cuidado extremo e não retirar a vítima do local, já que as vértebras são mais frágeis, podendo fraturar com mais facilidade. 

Mas não se desespere! Em casos de desmaios simples, não é comum lesionar a coluna.

Outro ponto necessário nos primeiros socorros é liberar as vestimentas apertadas. Se o aluno estiver com uma roupa muito apertada, como uma cinta abdominal, é preciso retirá-la para ajudar na circulação sanguínea. 

Durante o atendimento, é necessário observar se o aluno está em um ambiente bem arejado e não com alta temperatura. Caso o local não seja adequado e a vítima tenha condições de se levantar, o ideal é movê-la para outra área.

Logo após realizar o primeiro atendimento, o aluno deverá ser encaminhado para o atendimento médico, para que assim, possa receber os cuidados adequados de um profissional capacitado. 

Caso o aluno esteja com tonturas e você, como instrutor, observe que ele está pálido e suando frio, o correto dar a orientação de sentar com a cabeça entre os joelhos e respirar de maneira lenta pois, com esse movimento, o sangue tende a retornar ainda mais rápido ao cérebro.

Durante o atendimento, o ideal é tentar descobrir a causa para poder solucionar de maneira rápida, seja ingerindo um alimento ou estabilizando o corpo do aluno. 

Conclusão

Quando há desmaios durante a prática de exercícios físicos, o ideal é estudar o caso do aluno para saber os possíveis motivos. Após isso, o correto é analisar as condições do ambiente e da vítima e iniciar os primeiros socorros, observando desde os sinais vitais até possíveis lesões.

Todos os procedimentos de primeiros socorros você confere em uma aula prática +  e-book totalmente gratuitos, com o Grupo VOLL! Clique aqui e não perca!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.