Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença silenciosa que afeta grande parte da população mundial. De acordo com os números da Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 milhões de pessoas são hipertensos no mundo.

Atingindo aproximadamente 25% da população brasileira, esta doença é ainda mais preocupante na terceira idade, podendo afetar 50% dos idosos no país.

Mas para quem acha que crianças e adolescentes estão fora desta estatística, saiba que não estão! 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão entre os acometidos por esta patologia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Que tal conhecer algumas dicas para controlar a Hipertensão Arterial Sistêmica de seus pacientes? Vamos lá!

1) Perder Peso

Estar dentro do peso ideal é extremamente importante para o controle de doenças cardiovasculares.

Hoje já sabemos que o controle da gordura corporal não é só uma questão de estética mas sim de saúde. Quanto mais peso uma pessoa tem, maior será o esforço feito pelo coração para bombear sangue.

Exemplo: Se pegarmos um elástico e colocarmos em volta de nosso indicador e polegar ao tentar esticar sentiremos uma certa resistência. Se pegarmos o mesmo elástico e dermos mais uma volta em torno dos dedos e tentarmos abri-los novamente, veremos que a resistência aumentará.

Isso é o que ocorre em nosso organismo quando há um aumento da gordura corporal. O coração tem que fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo aumentando a pressão sobre os vasos sanguíneos, ou seja, esse evento é o que chamamos de Hipertensão Arterial Sistêmica.

Ou seja, a boa forma além de mexer com a nossa auto estima ajuda a manter nosso corpo mais saudável.

Hoje já se sabe que o IMC (índice de massa corporal) ideal é entre 18,5 e 24,9 mg/kg2. Entretanto a circunferência abdominal ideal para a mulher é abaixo de 88 cm e para o homem é de 102 cm.

2) Dieta Equilibrada

Estudos dizem que uma dieta equilibrada além de manter o peso ideal traz e o equilíbrio para todos os sistemas do corpo. A dieta ideal neste caso será uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e derivados do leite, como por exemplo iogurte natural e queijos brancos.

Pobre em carne vermelha, gordura e açúcares. Essa dieta contribui para o controle da pressão arterial e emagrecimento.

Produtos industrializados, e em conserva devem ser evitados devido ao alto teor de sódio e conservantes que influenciam no aumento da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Entretanto não podemos esquecer de nos hidratarmos o ideal diário é de 1,5  a 2 litro de água, para manter o funcionamento adequado de órgão e sistemas, hidratando e equilibrando o corpo.

3) Alimentos com Potássio e Magnésio

A reposição de potássio e magnésio, preferencialmente pela alimentação, pode estar associada a um melhor controle da pressão arterial. Isso, pois esses elementos são essenciais para o metabolismo, vasos sanguíneos, músculos do coração e sistema nervoso.

É recomendado a ingestão diária de 300 mg de magnésio para mulher e 400 mg para homem, já a ingestão de potássio é de 4,7 gramas por dia para ambos os sexos.

4) Reduzir Consumo Diário de Sal

A redução do consumo diário de sal não é só uma orientação para beneficiar nosso corpo, mas sim uma necessidade para manter o equilíbrio do corpo e dos sistemas. O ideal é que seja ingerido menos de 6 gramas de sal por dia o que equivale a 2 gramas de sódio. Ou seja 6 gramas de sal corresponde a 1 colher rasa de chá.

Contudo é importante observar a embalagem dos alimentos para saber a quantidade de sal presente no alimento. Podemos também utilizar de temperos naturais como: Orégano, Louro, Alecrim, Hortelã, Manjericão, Coentro, Salsinha, Tomilho, Sálvia, Cebolinha, etc…  para temperar os alimentos substituindo o sal.

Com estas mudanças nos hábitos alimentares a pressão arterial pode ser reduzida em até 10 mmHg, e não há riscos de se desenvolver a Hipertensão Arterial Sistêmica.

5) Abandonar Hábitos como Cigarro e Álcool

Alguns maus hábitos como o cigarro podem causar Hipertensão Arterial Sistêmica. O tabagismo também pode levar a lesões e comprometimento da função dos vasos sanguíneos.

O cigarro não afeta o paciente só causando aumento da pressão arterial, ele também pode influenciar em quem já faz tratamento anulando o efeito de de algumas medicações.

Além de todos os males do tabagismo devemos nos preocupar com o etilismo, pois este também podem resultar no aumento da pressão arterial. Assim sendo não devemos ultrapassar a quantidade de 30 gramas de álcool por dia o que é equivalente a 2 latas de cerveja, 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque.

6) Diminuir Nível de Estresse e Ansiedade

Na vida cotidiana o estresse e a ansiedade e um grande vilão, ele causa o aumento dos níveis hormonais como adrenalina e cortisol, que aceleram os batimentos cardíacos.

Provocando a contração dos vasos, consequentemente aumentando a pressão arterial. Esta condição aumenta o risco de doenças cardiovasculares como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.

Mudanças no habito de vida podem auxiliar no controle do estresse e da ansiedade. A pratica de atividades físicas, como o Pilates e Yoga ajudam a regular os hormônios no corpo e o controle das emoções.

7) Praticar Exercícios Regulares

Quebre o sedentarismo com a pratica de exercícios regulares para algumas pessoas pode ser uma barreira difícil de quebrar devido ao sedentarismo da vida moderna. Porem a prática de exercícios diário pode auxiliar no controle da pressão arterial, e reduzir de 7 a 10 mmHg.

Com a prática dos exercícios há uma melhora na circulação, auxiliando no bom funcionamento do coração e ajuda a controlar o nível de hormônios, como adrenalina e cortisol.

Existem varias atividades que podem ser praticadas, mas a que nos mais interessa hoje é o Pilates. Ele traz vários benefícios para quem o pratica, tais como:

  • Melhora da postura
  • Melhora da qualidade de vida
  • Diminuição do nível de ansiedade
  • Diminuição do estresse
  • Melhora na coordenação motora
  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora da lateralidade
  • Melhora da força
  • Melhora da concentração
  • Melhora da respiração
  • Mudança no estilo de vida
  • Melhora da pressão arterial
  • Controle de doenças secundaria (exemplo: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, problemas articulares, dores posturais entre outras comorbidades).

Existem variações do método Pilates de acordo com o objetivo a alcançar e com as características de cada paciente.

No caso do paciente hipertenso, é necessário tomarmos alguns cuidados como, por exemplo, verificar no inicio e final da aula de Pilates a pressão arterial do paciente. Caso seja necessário, deveremos verificar também durante a aula.

O Pilates é uma atividade que tem mais de 500 exercícios a maioria destes são executados em posição reclinada ou totalmente deitada, permitindo que se exercite sem forçar o coração, tirando vantagem de uma posição mais relaxada.

Exercícios para Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica

The Hundred

O primeiro exercício que indicarei e um do qual utilizo muito é o The Hundred. Neste exercício, o paciente parte de uma posição inicial em decúbito dorsal com o membro superior ao longo do corpo.

Ele fará elevação dos membros inferiores, superiores e tronco. Caso seu paciente tenha dificuldade para realizar a execução deste movimento, o exercício poderá ser adaptado para o paciente apoiará seus membros inferiores em cima de uma bola e realizará a elevação de tronco e membro superior.

The On Leg Circle

O segundo exercício que podemos realizar é o The On Leg Circle. Neste exercício, o paciente estará na posição inicial em decúbito dorsal e realizará um movimento circular com o membro inferior.

Caso exista dificuldade para a execução do exercício, podemos realizá-lo com o auxilio do Teraband. O paciente segura as ponta da faixa prendendo o meio dela sob o pé, auxiliando assim na execução do movimento.

The Spine Twist

O terceiro exercício que irei descrever é o The Spine Twist. Neste exercício o paciente sentado com membros superiores paralelos ao ombro realiza uma rotação de tronco para ambos os lados.

The Side Kick

No quarto exercício podemos destacar o The Side Kick. Neste exercício o paciente esta em decúbito lateral com as mãos atrás da cabeça e membros inferiores estendidos. Com membro inferior que esta por cima, realizamos um chute frontal mantendo a extensão de perna.

Swimming

No quinto e último exercício deste artigo, destacarei o Swimming. Para a realização deste movimento, o paciente ficará em decúbito ventral membros inferiores em extensão e o superiores estendidos a sua frente.

Durante a execução, o paciente elevara fará elevação dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo realizando um movimento de tesoura simultâneo contralateral. Coordenando braço esquerdo com perna direita e  perna esquerda com braço direito.

Concluindo…

Neste artigo foi possível avaliar a influência da hipertensão em nosso corpo e quais estratégias simples podemos adotar para combater esta doença silenciosa.

Vimos também alguns exercícios que podem nos ajudar, o grau de exercícios deste artigo foi selecionado de acordo com minha prática diária do método, já que grande parte dos meus alunos de Pilates que são acometidos pela HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) possui sobrepeso.

Por esse motivo é importante selecionar exercícios nos quais estes pacientes sejam capazes de executar para que o programa de exercícios seja um sucesso e que não haja há desinteresse e desmotivação por parte dos pacientes.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.