Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Para homenagear o Dia do Deficiente Físico, comemorado no dia 11 de outubro, preparamos um texto especial sobre Pilates para Deficientes Físicos!

O método pode ser utilizado na reabilitação e pós-reabilitação em inúmeros casos de lesões, pós-cirúrgicas, complicações articulares e genéticas e transtornos neurológicos.

Para se ter uma ideia do quão benéfico o método é, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), utiliza o Pilates para Deficientes Físicos na reabilitação.

O Pilates é trabalhado em crianças com Paralisia Cerebral e má formação congênita. Além de portadores de doenças neuromusculares e lesões encefálicas adquiridas na infância.

Pilates como exercício físico

Instrutores de Pilates para deficientes físicos, precisam estar cientes de que as aulas precisam ser individualizadas. Isso porque os exercícios precisam ser adaptados às necessidades do cliente.

O assunto abrange diversas patologias, detalhes, características e sintomas. Não existe exercício padrão para se utilizar o Pilates para Deficientes Físicos.

Portanto, cabe ao instrutor compreender as capacidades do aluno para que o mesmo crie confiança no seu trabalho.

Uma anamnese bem feita, condutas, exercícios bem escolhidos baseados nos achados na anamnese fazem com que o horário de aula seja otimizado trazendo os resultados.

Benefícios do Pilates para Deficientes Físicos

O Método Pilates foi criado com o intuito de reabilitar e fortalecer o corpo dos praticantes. Trabalhando todos os músculos em diversos exercícios.

Aliado a isso, o Pilates para Deficientes Físicos  pode trazer melhora na autoestima, pode garantir autonomia e promove a socialização das pessoas com deficiência. Além de claro, melhorarem a coordenação motora, a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

A Contrologia desenvolvida por Joseph Pilates, é um importante aliado no processo de reabilitação e pós-reabilitação nos casos de pós-cirurgias, lesões, complicações genéticas e articulares, inclusive os transtornos neurológicos.

Em cadeirantes, por exemplo, os exercícios de Pilates para Deficientes Físicos podem ajudar na diminuição das dores nas costas provocadas pela má postura. As atividades impedem, também, novos desvios posturais e de coluna.

Cássio Dutra: exemplo de superação

Para que vocês saibam qual a importância do Pilates para Deficientes Físicos, fizemos uma entrevista exclusiva com o atleta medalhista em Judô e Jiu Jitsu, Cássio Dutra.  

Nascido e criado em Itanhaém no estado de São Paulo, Cássio pratica esportes desde pequeno. O acidente de carro que sofreu ao lado da esposa não foi suficiente para fazer com que ele parasse de se exercitar.

Sobre o ocorrido, o comerciante diz que estava indo a São Paulo de carro, quando outro veículo, de faróis apagados, colidiu com o que eles estavam.

“Eu estava sem o cinto de segurança né? Fui projetado 20 metros pra fora do carro. Com o impacto no asfalto eu quebrei minha coluna”, explica.

Cássio precisou passar por uma cirurgia para tratar a lesão medular. Alguns meses depois, ele foi liberado por seu fisioterapeuta a voltar a praticar musculação.

Vendo a condição do aluno, a personal trainer de Cássio aconselhou que ele praticasse o Método Pilates para fortalecimento do abdômen e controle do tronco.  

“Achei que não ia gostar, mas na verdade acabei amando!”, conta ele sobre o primeiro contato com o método. “O Pilates fortalece tanto o meu tronco que eu consigo fazer coisas que alguém com a mesma lesão que eu não consegue fazer! […] Hoje eu recomendo o Pilates para todo mundo, não só para o deficiente físico!”.

Cássio ainda deixa um apelo para todas as pessoas que tem, ou não, contato com deficientes físico.

“Olhe com carinho pra um deficiente físico, não menospreze… E o deficiente físico não se sinta menosprezado, se aceite. […] A gente não acaba sendo um deficiente, você é um eficiente físico”.

Depois dessa entrevista incrível, que tal conferir alguns vídeos do Cássio praticando Pilates para Deficientes Físicos?

Hoje ele possui um canal de vídeos no Youtube onde compartilha sua rotina de exercícios! Confira alguns deles!

Exercícios com a Faixa Elástica

Exercícios para Membros Superiores no Solo

Exercícios no Cadillac

Exercícios no Reformer

Exercícios na Prancha de Molas

Concluindo…

O Método Pilates para Deficientes Físicos traz inúmeros benefícios: desde controle do tronco a fortalecimento da musculatura.

É muito importante que a pessoa sempre seja avaliada antes do início de suas aulas para identificação de suas reais necessidades.

Para aplicação de qualquer técnica, é necessário que o corpo e suas limitações sejam respeitados em um trabalho gradual.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.