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Tenho certeza que praticamente todo mundo que trabalha com Pilates já procurou exercícios para Core de ativação e fortalecimento. 

Nós sempre queremos adicionar algo diferente na aula para trabalhar essa região, afinal de contas, é legal sair do padrão abdominal e prancha para os alunos não ficarem entediados.







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Nesse artigo te indico 11 ótimos exercícios de fortalecimento de Core também algumas instruções para ajudar os alunos a ativar essa musculatura. Continue lendo para conferir!

Importância do treinamento de Core para as aulas

No Pilates devemos trabalhar com foco em exercícios para Core de ativação e fortalecimento. Existe um motivo para sempre lembrarmos disso nas nossas aulas. As musculaturas que compõem o Core são importantes bases para o corpo.

Se não estiverem ativadas durante o movimento, teremos compensações que levarão a dores e lesões. Essas musculaturas são principalmente extensores e flexores da coluna. 

Quando enfraquecidos teremos um aluno que possivelmente acabará desenvolvendo dor lombar.

Deixa de ativar a musculatura do Core em movimentos funcionais também é um risco. Quando isso acontece o aluno sobrecarrega as estruturas da coluna e de outras articulações envolvidas. 

Já viu alguém reclamar que ficou com dor lombar depois de fazer agachamentos? Ele provavelmente estava com essa musculatura fraca ou pouco ativada, sobrecarregando a lombar.

A fraqueza de Core também está por trás da instabilidade da região lombar. Lembremos que instabilidade dessa região está entre uma das maiores culpadas pela dor e saberemos como é importante treinar Core em nossos alunos.

Outro motivo importante para focar no fortalecimento e ativação dessas musculaturas durante a aula: auxiliam até na respiração. 

Um exemplo é o transverso do abdômen, que está envolvido no ciclo respiratório. Ele também ajuda a manter a pressão intra-abdominal e na sustentação das vísceras.

Detalhe: muitos dos nossos alunos iniciantes no Pilates ativam pouco essa musculatura. Isso acontece porque o Core fica enfraquecido quando o indivíduo passa tempo demais sentado e sem se mover.

Ou seja, precisamos incentivá-los a ativar tais estruturas em aula para que consigam fazê-lo nas atividades diárias.

Tensão vs. Força

Músculos não ativados são um problema muito comum no Pilates, mas não o único. 

Quando o assunto é Core também é normal encontrar alguma musculatura tensionada por algum motivo. Muitos confundem essa tensão com força, um erro muito grave para nossa área.

Quando encontramos alguma musculatura do Core tensionada precisamos liberá-la através de exercícios, terapia manual ou outra técnica de sua escolha. 

Não podemos deixá-la tensionada sob o risco de aumentar a pressão intra-abdominal. Também não podemos partir direto para exercícios de fortalecimento antes de liberar a tensão que existe na musculatura.

Como fazer um bom treinamento de Core?

Ok, todos percebemos que trabalhar Core durante uma aula de Pilates é importantíssimo.

Os exercícios abdominais e outros movimentos tipicamente usados para treinar Core são importantes. 

Pegue uma prancha, por exemplo, ela ajuda a fortalecer e ativar musculaturas, trabalha equilíbrio e até membros superiores e inferiores. É bastante completa e essencial para nosso trabalho.

Também devemos incluir exercícios com bases instáveis e de trabalho global.

Vamos a outro exemplo: podemos utilizar o agachamento para treinar a ativação e fortalecimento de Core. Esse é um ótimo exercício global para te ajudar a complementar sua aula.

Instruções para ativação do Core

Durante o exercício costumamos pedir para ativar essas musculaturas, mas nem todo aluno consegue. Na verdade, a maioria nem sabe o que é Core, muito menos como ativá-lo. 

A falta de consciência corporal também uma culpada dessa situação.

No vídeo abaixo dou algumas dicas de instruções que podemos passar para alunos que têm dificuldade de ativar o Core. Você pode escolher a que melhor se encaixa com seu estilo de aula ou com seu aluno.

Como melhorar a Ativação do Core? Ter consciência corporal significa reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos. #Vemcomigo!

Posted by Keyner Luiz on Friday, February 3, 2017

11 exercícios para Core de ativação e fortalecimento 

Finalmente chegamos na parte que todos estavam esperando: alguns exercícios para Core. 

Começaremos com uma série rápida para treinar essa região que você pode inserir na sua aula de Pilates.

Série de 6 minutos de core.45 Segundos de exercícios15 segundos de descansoObs: O video está acelerado. Curso do Movimento Inteligente:www.formacaomit.com.br

Posted by Keyner Luiz on Tuesday, January 17, 2017

Agora confira alguns exercícios para Core feitos utilizando a Theraband, são ótimos para quem não quer utilizar muitos acessórios e ainda ter um trabalho eficiente.

Treino de fortalecimento de core com a banda elástica #movimentointeligente #mit #vollpilatesgroup #Vemcomigo @SanFitModaFitnnes

Posted by Keyner Luiz on Friday, February 10, 2017

Conclusão

Seus alunos já devem estar cansados de fazer execícios para ativação e fortalecimento do Core., mas mesmo assim, você não deve abrir mão.

Eles são essenciais para prevenir lesões, melhorar a postura, melhorar o desempenho e deixar seu aluno seguro.

Por isso indiquei aqui alguns exercícios para Core que te ajudarão a deixar a aula mais completa e dinâmica. 

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