Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

De todos os equipamentos criados por Joseph Pilates, o Ladder Barrel é um dos menos comentados em matérias sobre exercícios e dicas para aplicar no seu Studio. Por isso reunimos aqui toda a história desse equipamento, assim como seus benefícios e 9 exercícios sensacionais para você se inspirar.

Este é um artigo especial produzido para te ajudar a conduzir suas aulas e atendimentos de Pilates com mais segurança e criatividade nos exercícios propostos aos seus alunos e pacientes. Ao criar este material o intuito foi proporcionar novos exercícios e relembrar alguns que possa ter esquecido.

O método Pilates deve ser praticado com muita seriedade, fazendo com que os princípios fiquem em evidência sempre e os exercícios, mesmo que inovadores, devem seguir um objetivo, seja para treinar, reabilitar ou agir na prevenção.

Antes de começar o texto tenho uma recomendação para você! Se você quer ter acessos a mais de 600 exercícios de Pilates em Equipamentos, sendo 100 deles inéditos, CLIQUE AQUI e saiba mais agora mesmo!

História do Ladder Barrel no PilatesLadder-Barrel-(1)

Uma das invenções do criador do método Pilates é o Ladder Barrel. Esse nome ao pé da letra literalmente significa ”Barril Escada”. Como o nome já explica, esse equipamento consiste em alguns degraus como o de uma escada, e uma superfície arredondada como um barril.

Várias são as histórias sobre como surgiu esse equipamento mas a maior teoria é que ele teria sido criado inspirado em barris de cerveja, os toneis. Assim, esse ensinamento teria sido passado aos elders que persistiu até os dias de hoje. A verdade é que não há evidencia nenhuma dessas histórias, por isso não podemos falar com clareza a origem do Ladder Barrel.

Esse equipamento possui 3 tipos distintos:

  • Ladder Barrel: o primeiro da série é utilizado em treinos individualizados onde se trabalha exercícios desafiadores para os abdominais, assim como flexibilidade e força por se trabalhar o corpo todo.
  • Step Barrel (ou Spina Corrector): também é utilizado em treinos individualizados, no entanto para promover o alongamento, o alinhamento da coluna, e o fortalecimento da musculatura, o qual é responsável por uma boa postura. Esse equipamento melhora a expansão torácica aliviando dores nas costas, assim como a rigidez nos ombros e quadris.
  • Meia Lua (ou Pilates Baby Arc): o terceiro e último da série trabalha o alongamento da parte superior do corpo e a força do centro, o powerhouse. É uma peça versátil que permite vários exercícios realizados no solo tais como roll up e roll down.
Ladder-Barrel-(21)

Meia Lua

O equipamento – e seus vários tipos – foram criados pois Joseph estava preocupado com um trabalho completo de mobilidade da coluna e força do powerhouse. Assim, o Ladder Barrel permite que sejam feitos exercícios em pé, deitado ou sentado e se classifica como o mais completo dos três modelos. Além disso, o aparelho permite se trabalhar em decúbito dorsal, ventral, em cima e também lateral.

O meia lua e o spine corrector tem a facilidade de serem transportados por serem menores e por isso são excelentes opções de equipamentos para atendimentos domiciliares, possibilitando também diversas possibilidades de execícios aos alunos.

Este equipamento é o único do grupo que não trabalha com molas tendo em vista que o objetivo é o alongamento e a amplitude articular, por isso conta com o barril arredondado, pois essa forma ajuda a isolar os músculos posturais profundos. Assim, ele desafia o corpo a se manter forte e flexível durante todos os exercícios da aula.

Ele é principalmente utilizado para reabilitação e tratamentos posturais mas também pode ser utilizado para a melhora do condicionamento físico.

Aspectos do EquipamentoLadder-Barrel-(22)

Esse equipamento de Pilates possui uma superfície em forma de barril e logo ao lado, uma estrutura que se assemelha a degraus de uma escada e está conectada ao barril. Essa escada é ajustável ao comprimento da perna do aluno e mantém de 4 a 6 degraus que servem de apoio aos exercícios do barril assim como suporte para as mãos e os pés em alguns exercícios.

O barril é estufado em couro ou em um material de borracha e tem a função de ajudar no apoio das costas ou dos ombros. Abaixo reunimos algumas medidas aproximadas de um Ladder Barrel:

  • Altura: 90cm a 98cm
  • Comprimento: 125cm a 191cm
  • Largura: 58cm a 98cm
  • Peso do equipamento: 37,5kg a 40kg
  • Peso suportado: até 140kg

Podemos ir mais afundo sobre sua estrutura e acabamento e dividi-las em 3 partes:

Revestimento

O mais ideal e aconselhável é o Curvim Náutico. Por ser lavável e com maior durabilidade, ele possibilita uma maior resistência a umidade, presente nos Studios por meio da transpiração dos alunos. No entanto outro tipo de revestimento usado é o EVA do tipo exportação, pois é considerado adequado segundo a Comunidade Europeia.

Por ser mais comum em cores neutras como preto e marrom, as pessoas muitas vezes não sabem que você pode escolher a cor do seu equipamento. Eles podem ser revestidos nas mais variadas cores para ter uma composição diferente em qualquer ambiente, valorizando assim seu Studio de Pilates.

Estrutura

Assim como qualquer outro acessório ou equipamento, quando utilizado está em grande torção e pode sofrer dilatações indesejáveis se não for bem projetado e construído. Esses problemas podem ser desde simples rachaduras até a quebra do aparelho.

Para que esses acontecimentos sejam evitados você deve procurar equipamentos com encaixe projetado para suportar essas torções e dilatações, o que proporciona ao aparelho uma maior vida útil. Você também deve procurar um meia lua que tenha uma boa angulação e seja adequada para acomodar o seu aluno.

Barra Ajustável

Essa é uma característica presente em quase todos os equipamentos pois permite que assim você possa utilizá-lo ajustando para as medidas dos seus alunos. Prefira equipamentos com um sistema que tenha fácil deslize mas que fique firme para que assim não tenha perigo de soltura quando o seu aluno fizer algum exercício que requer pressão.

Benefícios do EquipamentoLadder-Barrel-(18)

Como todo bom equipamento de Pilates, o Ladder Barrel tem inúmeros benefícios e formas de atuação. Como já dito anteriormente, sua principal função é a de isolar a musculatura profunda que ajuda no controle da postura e assim desafia o corpo a trabalhar todos os planos de movimento.

Assim, ao citar os benefícios do Ladder Barrel nós o podemos dividir em 3 focos: Alivio, Melhoria e Fortalecimento.

Alívio

  • Alívio do estresse, reduzindo assim as tensões musculares e aumentando a energia.
  • Alivia a tensão dos músculos, ocasionando um relaxamento muscular.
  • Alivia as tensões da musculatura da coluna – cervical, torácica e lombar – e do pescoço – escalenos e trapézio.

Melhorias

  • Melhora a postura, consciência corporal e coordenação motora.
  • Melhora a capacidade respiratória e a circulação.
  • Melhora o controle e o equilíbrio muscular.
  • Melhora a força e a estabilidade do PowerHouse.
  • Melhora a aparência do corpo e a auto-confiança.

Fortalecimento

  • Fortalece a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas e ombro.
  • Fortalece o peitoral, quadril e ombros por meio do alongamento.
  • Ao ativar a musculatura, fortalece a lombar, glúteos e região pélvica.

Além de separar os benefícios nessas 3 categorias, nós podemos citar abaixo muitos outros que o equipamento proporciona, tais como:

  • Ele ajuda na manutenção da curvatura natural da coluna.
  • Ajuda a aumentar a amplitude do movimento articular.
  • Aumenta a coordenação neuromuscular.
  • Desenvolve a propriocepção.
  • Há um aumento da vitalidade e da disposição física.
  • E por fim, promove resultados sem impacto.

Por haver uma integração entre corpo e mente, o foco mental e a concentração durante esses exercícios garantem o sucesso e a segurança em sua realização. Ele também promove reabilitação em caso de desvios posturais e bloqueios articulares.

Assim, ele consegue ser útil na reabilitação de lesões, na preparação esportiva e na ajuda em atividades normais do dia-a-dia.

Exercícios passo a passo no Ladder Barrel – Com Variações!

O Ladder Barrel é um equipamento que aumenta as possibilidades de exercícios dentro dos Studios de Pilates. Aqui reunimos 9 dos exercícios que consideramos ser opções incríveis para você trabalhar no seu Studio e de bônus colocamos uma variação em cada exercício!

1) Stretches FrontLadder-Barrel

Objetivo: Alongar os músculos isquiotibiais

Instruções

  1. Em pé, mantendo o crescimento axial em apoio unipodal, deixe um dos membros inferiores sobre o Barrel.
  2. Flexione o tronco sobre o Barrel, movimentando vértebra por vértebra.
  3. Retorne à posição inicial.

2) Leg ExtensionLadder-Barrel-2

Objetivo: Fortalecer os músculos glúteo máximo, fibras posteriores de glúteomédio, isquiotibiais e paravertebrais.

Instruções

  1. Em decúbito ventral sobre o Barrel, deixe os cotovelos semifletidos com as mãos apoiadas no espaldar e os quadris flexionados.
  2. Realize a extensão do quadril, mantendo os MMII unidos junto a extensão do joelho.
  3. Retorne a posição inicial.

3) Leg Extension InvertedLadder-Barrel-3

Instruções

  1. Na posição invertida com os cotovelos estendidos e flexão de ombros, mãos apoiadas no MAT, quadris flexionados a 90° e joelhos em extensão com os pés apoiados no espaldar;
  2. Realize a extensão de um quadril;
  3. Mantenha um M I em flexão e o MI contralateral em extensão.
  4. Realize um movimento alternado do MMI.

4) Dorsal Extension BarrelLadder-Barrel-4

Objetivo: Fortalecimento dos parvertebrais, glúteo máximo, isquiotibiais, fortalecimento dos estabilizadores da escápula e do deltóide fibras médias e posteriores.

Instruções

  1. Aluno em de cúbito ventral, pernas estendidas apoiadas no espaldar e os MMSS em flexão de ombro alinhados com o tronco, manter os MMSS na largura dos ombros e segurar nas mãos um elástico mantendo tensão no mesmo.
  2. Realizar uma extensão do tronco estendendo os braços acima da cabeça mantendo a flexão dos MMSS realizando uma adução de ombros e retornar para a posição inicial.

5) HorseLadder-Barrel-5

Objetivo: Fortalecer os músculos pectíneo, grácil, adutor longo, adutor curto, adutor magno e fibras inferiores e mediais do glúteo máximo.

Instruções

  1. Sentado sobre o Barrel com os quadris abduzidos.
  2. Realize adução dos M MII, fazendo força contra o barril.
  3. Retorne a posição inicial.

6) Sit UpLadder-Barrel-6

Objetivo: Fortalecer os músculos reto abdominal e oblíquos interno e externo.

Instruções

  1. Em decúbito dorsal sobre o Barrel, deixe os cotovelos estendidos com as mãos atrás da cabeça. Os pés ficam apoiados no espaldar e os joelhos fletidos aproximadamente a 80°.
  2. Enrole a coluna até retirar as escápulas do Barrel. Com o passar do tempo comece a aumentar a amplitude do movimento.
  3. Retorne a posição inicial e tenha cuidado

7) Side Body TwistLadder-Barrel-7

Objetivo: Alongar os músculos isquiotibiais e adutores do quadril.

Instruções

  1. Em decúbito lateral sobre o Barrel, deixe os cotovelos flexionados com as mãos atrás da cabeça. Os pés ficam apoiados no espaldar.
  2. Realize a lateralização do tronco.
  3. Retorne a posição inicial.

8) Single Straight Stretch BarrelLadder-Barrel-8

Objetivo: Fortalecer os músculos reto abdominal,oblíquos interno e externo, quadríceps, sartório e íliopsoas e alongar a cadeia posterior.

Instruções

  1. Em decúbito dorsal no barrel, deixe os ombros em flexão paralelos a cabeça e os cotovelos estendidos. Um pé fica no espaldar de baixo e o outro fica acima da primeira barra do espaldar. Ambos os joelhos em extensão.
  2. Flexione o tronco,enrolando vértebra por vértebra e concomitantemente flexione o quadril, como se você quisesse abraçar o seu joelho.
  3. Retorne lentamente para a posição inicial. Você pode alternar de membro, se preferir.

9) Side ExtensionLadder-Barrel-9

Instruções

  1. Em decúbito lateral no Barrel. Uma mão apoiada no espaldar e o cotovelo contralateral estendido com abdução a 90° de ombro.
  2. Realize a flexão lateral do tronco.
  3. Retorne a posição inicial.

Concluindo…Ladder-Barrel-(23)

Com esse Guia Completo de Exercícios no Ladder Barrel nosso intuito foi ampliar a sua gama de exercícios e possibilidades dentro do seu Studio com esse equipamento tão completo e diferente de todos os outros.

Por ser o único aparelho sem molas do repertório de Joseph, ele proporciona benefícios diferentes dos encontrados nos mais conhecidos e utilizados nas aulas de Pilates.

Após conhecer a história desse equipamento incrível, aposte nele no seu Studio, pois eu sei que nós apostamos! Mas e você, nos conte suas experiências com o Ladder Barrel e qual seu exercício preferido.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.