Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Seu marido anda reclamando que você vai ao Pilates? Leve-o com você e o mostre todos os benefícios do Pilates para homens!

É isso mesmo!

Eles também já estão percebendo os benefícios do Pilates para homens e arrancando rótulos, como o de que Pilates é só para mulheres e é “levinho” ou “só pra relaxar”. Temos notado nos últimos anos uma procura maior de homens ao método.

Tudo isso por quê?

Em minhas pesquisas tenho encontrado diversos motivos, entre eles: resultados mais rápidos e satisfatórios, maior atenção no contato instrutor-aluno, auxilio em outras atividades físicas como corrida, musculação e lutas, ou ainda pela surpresa que eles têm ao se deparar com uma aula desafiadora e que estimula músculos nunca antes trabalhados.

Como atrair os homens para o Pilates?Benefícios-do-Pilates-para-Homens-3

Apesar de o método ser mais popular entre as mulheres, em tempos de “abaixo a todo tipo de preconceito”, os homens estão aí mostrando que também podem e devem estar em todos os ambientes.

Ao contrário do que parece, eles estão compreendendo que a aula não é só voltada para alongamentos (como se isso por si só já não fosse difícil…), e tem percebido que o benefício do Pilates para homens (coordenação motora, força, equilíbrio, concentração, controle de movimentos, etc.) podem ajudar e muito a desenvolver outras habilidades.

Um exemplo muito bom disso, são os lutadores de artes marciais. Num mundo quase completamente masculino o Pilates já é praticado por muitos campeões e praticantes de diversas artes marciais.

Nota-se uma procura maior por que o treinamento desse grupo de pessoas já é o mais diferenciado possível, então porque não abrir o “leque” para novas possibilidades?

Já que hoje em dia o mercado exige um trabalho cada vez mais profissional e abrangente com relação à treinamento de alta intensidade, e solicitação muscular, ao contrario da musculação que objetiva músculos isolados, os praticantes de lutas como jiu jitsu, muay thay entre outras, tem se aproveitado desse “quê” a mais que o Pilates apresenta em trabalhar de forma global o corpo.

Nesse âmbito também podemos destacar a importância de uma atividade de menos impacto pré e pós competições, maior oxigenação sanguínea, melhora de flexibilidade, redução de dores musculares e reequilíbrio muscular.

Além disso, no aspecto psicológico, lutadores estão expostos à muitas cobranças por resultados, já dentro de um estúdio ele pode vivenciar uma atividade  que integra corpo e mente, onde não se exija um resultado imediato, é apenas sentir, concentrar e realizar.

No mundo dos esportes ainda temos surfistas, jogadores de futebol e basquete, de algumas equipes profissionais e amadoras que já integram o grupo dos “pilateiros”. Quem nunca viu uma matéria em programas esportivos com jogadores de futebol fazendo movimentos de solo no próprio campo?

Mas e quando falamos de homens que ainda não praticam nenhum esporte? Ou então para aqueles que praticam a muito tempo a musculação ou corrida? E ainda esportes com predominância de um dos lados, como tênis ou squash?

Quais seriam os benefícios do Pilates para homens que poderíamos destacar para nossos futuros alunos/pacientes e como podemos estimulá-los a estar e continuar conosco, num estúdio?

Podemos começar explicando sobre:

Fortalecimento da região do “core”Benefícios-do-Pilates-para-Homens-8

 

Como sabemos, o Método Pilates objetiva o fortalecimento dos músculos flexores da coluna (reto abdominal, oblíquos interno e externo e transverso abdominal), músculos extensores da coluna (paravertebrais), conjunto dos extensores do quadril, conjunto dos adutores do quadril e períneo.

É aí que encontramos vantagens em relação aos exercícios tradicionais passados na academia.

No geral, eles estão acostumados a fazer abdominais utilizando pesos para o aumento de sobrecarga, e movimentos simples, como por exemplo em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados e executando a flexão de coluna. Ou então parados numa maquina com ajuda de cabos.

Em nossa aula vamos mostrar que exercícios com isometria, como as pranchas laterais e frontais, movimentos que exigem equilíbrio, e solicitação de mais músculos, além do reto abdominal e oblíquos, podem e vão contribuir para um tronco mais firme, forte e capaz de aguentar as cargas sobre a coluna vertebral.

Somado a isso temos os movimentos de tronco que exigem controle e fluidez de movimento. Serão desafiadores para ele.

Exercícios na bola suíça, na chair, no reformer, no cadillac ou no barrel vão mostrar que a região abdominal poderá ser fortalecida de diversas formas e ainda fazê-lo entender que nossa coluna faz extensões, flexões, rotações e flexões laterais mais interessantes quando solicitadas por quem tem uma visão mais global.

Prevenção de Lesões no PilatesBenefícios-do-Pilates-para-Homens-2

 

Uma vez que nossos exercícios buscam estimular músculos mais profundos, estabilidade de articulações, reequilíbrio muscular (haja vista pessoas que usam  mais um lado do corpo do que outro) e são apresentados à nossos alunos/pacientes de forma individualizada, fica mais fácil de controlar as variáveis que incidem nos movimentos feitos aleatóriamente em academias ou até mesmo sozinhos.

Sabendo disso, ainda contamos com a melhoria da flexibilidade, tão importante para homens que durante a vida toda podem ter negligenciado este tipo de estímulo.

Melhora da Postura e Redução de DoresBenenfícios-do-Pilates-para-Homens-11

Pessoas com postura inadequada, que ficam na mesma posição por muito tempo, dirigem durante horas, fazem trabalhos manuais pesados ou ainda ficam sentados em frente a um computador, tem grandes benefícios do Pilates para homens por simplesmente reequilibrarem a musculatura e apresentarem redução de dores e rigidez muscular.

Segundo a OMS (Organização mundial de saúde) oito em cada dez pessoas têm ou terão dores nas costas em algum momento da vida.

Na vida prática, sabemos que isso se revela numa primeira anamnese. Pode ser por aí que começamos nosso trabalho de prevenção ou tratamento.

Na maioria dos casos podemos evitar e fazer com que nossos alunos/pacientes possam ter uma melhor qualidade de vida.

Redução do EstresseBenefícios-do-Pilates-para-Homens-9

Já notaram o rosto das pessoas após uma aula bem concentrada? É incrível como nossos alunos saem diferente de quando entraram.

A conduta do profissional levando-o à respirar adequadamente, acompanhando de forma fluida os movimentos solicitados os levam à uma sensação de calma e aquela “diminuida no ritmo”. Temos aí um ótimo aliado ao estresse.

Um dos pilares dos princípios do Pilates é a respiração e é quando temos a oportunidade de tocar num ponto muito comum.

A crença de que os exercícios respiratórios, ou padrões respiratórios voluntariamente controlados, podem fornecer benefícios à saúde ou melhorar o desempenho físico tem sido compartilhada por muitas culturas ao longo dos séculos.

Os benefícios propostos variam de melhoria do relaxamento e diminuição do estresse à redução na pressão arterial, melhora do foco, ativação dos músculos específicos e melhora da circulação e na respiração e até mesmo na diminuição do risco de doenças cardiovasculares (Isacowitz R., Clippinger, K., 2013).

Embora ainda seja necessário maior volume de pesquisas para entender melhor esses benefícios, sabemos que outras modalidades físicas que se utilizam da respiração em seus métodos, tem tido também grandes resultados, como Yoga, tai chi, aikidô, etc.

Maior Disposição para o Desempenho SexualBenefícios-do-Pilates-para-Homens-6

Biomecanicamente podemos lembrar que o ato sexual estimula muitos músculos, principalmente os dos membros inferiores.

Neste quadro, destacamos o quadríceps, os glúteos, o assoalho pélvico, o tríceps sural, os adutores e abdutores do quadril, e os isquiotibiais.

Tais músculos, às vezes, precisam ter resistência suficiente para permanecerem em determinadas posições por algum tempo.

Músculos treinados = músculos mais resistentes!

O trabalho da região pélvica no Pilates também está diretamente ligado à melhoria da flexibilidade, potencializando o desempenho em movimentos sexuais. Além disso, destacamos que um dos benefícios do Pilates para homens libera endorfina, tanto quanto qualquer atividade física, e ela é responsável pela disposição e o prazer.

Obviamente que toda a atividade sexual está ligada também ao aspecto psicológico, entretanto, um corpo preparado daria mais segurança para um momento tão especial.

Dicas para manter seu aluno e mostrar os benefícios do Pilates para HomensBenefícios-do-Pilates-para-Homens-13

Você já conseguiu mostrar os benefícios do Pilates para homens para seu aluno.

Ele já está matriculado? E agora?

Após algum tempo de prática toda atividade pode se tornar monótona se o instrutor não usar artifícios para mantê-lo. Sugerimos aqui algumas dicas para manter seu aluno/paciente:

Desafie-o

Homens gostam de ser desafiados, no geral. Incremente suas aulas com pelo menos um exercício mais complexo e diga que na próxima aula vai cobra-lo novamente.

Inclua Exercícios de Força

Descubra uma forma de fazê-lo mostrar do que é capaz. Exercícios em suspensão, desde que adequados, podem causar este efeito, além do mais, exigem uma dose de coragem para execução.

Pense bem na escolha dos Exercícios

Procure não coloca-lo em posições que eles consideram “delicadas”.

Embora saibamos que nossos corpos são feitos para se movimentar, sempre tem alguém que não se sente bem em determinadas posições ou fazendo alguns movimentos. Seja perspicaz para isso.

Se puder, monte uma turma ou um horário da sua grade apenas com homens, isso pode ajuda-lo na decisão de se manter no estúdio.

Faça-o Suar

Eles normalmente suam mais que as mulheres, uma das explicações pode ser por terem uma maior massa corporal, então mostre pra ele que na sua aula, ele também vai se esforçar muito para termina-la.

Faça Comparações

Mostre a ele as principais diferenças entre os exercícios de Pilates e os da musculação.

Use todo o seu arsenal de conhecimento. Fale sobre biomecânica, sobre intensidade e volume e apresente seus argumentos sobre o porquê da prática.

Homens tem problemas posturais, precisam de fortalecimento, alongamento, equilíbrio e coordenação motora, tanto quanto as mulheres, são as ferramentas que precisam se adequar para trazê-los ou mante-los, e não eles.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.