Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Durante o tratamento para escoliose, o Pilates surge como um dos Métodos mais seguros e assertivos para esta patologia. Mas você saberia responder quais são os erros mais comuns durante o procedimento? 

E primeiramente, sabe o que é escoliose? Ela ocorre com mais frequência durante o surto de crescimento antes da puberdade. 

A maioria dos casos é leve, com poucos sintomas. Algumas crianças desenvolvem deformidades da coluna vertebral que se tornam mais graves à medida que crescem. A escoliose grave pode ser dolorosa e incapacitante.

Ela tem algumas classificações, destacando as escolioses idiopática, congênita, degenerativa e neuromuscular.

Se não for diagnosticada precocemente, a escoliose pode causar deformidades graves, afetar a aparência física, a função cardiorrespiratória e prejudicar a saúde mental.

O Pilates surge como um grande aliado no tratamento para escoliose, mas alguns instrutores ainda erram durante a explicação do procedimento. Vamos conferir como podemos melhorar? Acompanhe a seguir e boa leitura!

5 erros mais comuns ao realizar o tratamento para escoliose

1. Falta de avaliação

Receber o paciente e já começar a trabalhar com o Método Pilates é um verdadeiro tiro no pé. 

Você não conhece as limitações e nem o motivo do aluno ter ido ao seu Studio, correndo risco de piorar as curvas da coluna durante o tratamento para escoliose

2. Não ter avaliação específica

Não realizar uma avaliação em seu aluno faz com que você perca tempo, sendo que ele é extremamente precioso para o paciente com escoliose. 

Por isso, foque em uma avaliação específica e veja seu trabalho evoluir muito mais rápido e com qualidade.

3. Não levar em conta os fatores interferenciais 

Quais são os fatores interferenciais? São as posturas dos pés e do joelho, por exemplo, um valgo, recurvado, além de problemas viscerais. 

Existem várias situações que podem interferir no tratamento para escoliose e ainda piorar a situação do aluno.

4. Focar no quadrado lombar

Quem aí ainda faz o trabalho de fortalecer um lado e alongar o outro? Isso não existe mais! 

Já foi descoberto pelos avanços e pesquisas biomecânicas que trabalhando desta forma, você pode, além de não evoluir, piorar suas curvas. Portanto, evite ao máximo essa estratégia!

5. Falta de rigor no alinhamento da escoliose

Por último, mas não menos importante é a falta de rigor no alinhamento da escoliose. Se você o deixa muito à vontade, não tem trabalhos específicos e não possui um protocolo, certamente irá prejudicar os resultados com esse aluno.

Tipos de tratamento para escoliose

As variáveis ​​do tratamento para escoliose são baseadas principalmente na idade, flexibilidade, gravidade da curvatura e sua etiologia, envolvendo, portanto, correção da deformidade, tratamento conservador incluindo fisioterapia e uso de órteses e palmilhas posturais para auxiliar no procedimento ou na eficácia.

Para graus mais leves, o tratamento pode ser feito apenas com fisioterapia e exercícios posturais, incluindo RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates na reabilitação da escoliose.

O tratamento inclui alguns ajustes posturais para reorganizar partes do corpo e trazer o sistema muscular a um melhor equilíbrio, resultando em uma postura correta.

O Colete Milwaukee, para curvaturas entre 20 e 40 graus, e para crianças a partir de 4 anos, foi desenvolvido para corrigir a postura com uma força corretiva constante.

Um colete Boston, feito de plástico ou gesso para escoliose lombar, ou toracolombar, corrige não apenas o desvio, mas também a rotação da coluna vertebral.

Vale lembrar que o uso de órtese não é indicado para escoliose neuromuscular e congênita. Os aparelhos não reduzem a gravidade da curvatura, apenas ajudam a retardar a progressão da escoliose. 

Normalmente, os coletes usam um mecanismo de compressão no aparelho para alinhar a coluna.

Conclusão

Apesar de ajudarem, os tratamentos com acessos mais fáceis são conservadores, e é aí que o Pilates tem seu maior papel na reabilitação da escoliose, causando impacto em quem busca um melhor equilíbrio postural.

O tratamento para escoliose através do Método é muito benéfico e pode levar aos resultados de maneira rápida e segura se você não cometer os erros citados acima, ajudando, certamente, seu aluno a melhorar a postura.

Aprenda com a especialista Maria Lina Leite tudo sobre a Escoliose para fazer um tratamento assertivo e obter sucesso nos resultados dos clientes: o que é, suas classificações, como avaliar e identificar, cuidados, contraindicações e exercícios com fotos passo a passo.

Tudo isso em um e-book completo e GRATUITO, disponibilizado pelo Grupo VOLL. Para baixá-lo, basta clicar aqui!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.