Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você já deve ter ouvido falar que o Método Pilates é bom para: hérnia de disco, para gestantes, para melhorar a postura e para idosos. Mas você sabia que Pilates e corrida são modalidades que se complementam?

A corrida de rua virou febre nos últimos anos no mundo inteiro, isso mostra a busca pela saúde e qualidade de vida da população. Mas diferente do que muitos pensam, não basta colocar um tênis no pé e sair correndo.

Se você é corredor e busca melhorar performance e fugir das temidas lesões, uma ótima solução para você é a aliar a prática do Método Pilates e corrida.

Todo corredor deve complementar os seus treinos com fortalecimento, principalmente os que correm longas distâncias. Entretanto, muitos não gostam do ambiente fechado e repetitivo das academias, sendo assim, o Pilates torna-se uma ótima solução.

Continue lendo esta matéria e confira como as modalidades possuem semelhanças e podem ser aliadas!

O Método Pilates

O Pilates que é um Método de condicionamento físico que fortalece e alonga prevenindo futuras lesões.

Joseph Hubertus Pilates criou na década de 1920 a Contrologia que após o seu falecimento passou a ser chamada de Método Pilates.

Para que a técnica funcione o praticante deve estar familiarizado com os seus princípios:

  • Concentração: quando a mente guia e controla o corpo é possível realizar um programa de exercícios ideal. Os exercícios devem ser realizados sempre com muita atenção. Se a mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter maior eficiência.
  • Estabilização/ Centro: foco principal do Método, todo o trabalho começa e é sustentado pelo centro. O corpo humano tem um centro físico onde se originam todos os movimentos, Joseph Pilates o nomeou essa área de centro de força ou Power House, constituído pelos músculos do abdômen, parte inferior das costas e glúteos. 
  • Controle: controlar o corpo em todo o movimento é fundamental. Quando o trabalho é feito a partir do centro e com total concentração, o praticante está no controle dos movimentos a serem executados. Joseph Pilates chamou de Contrologia a arte do controle do corpo. Os movimentos que não são controlados levam a um conjunto de exercícios sem objetivo. O controle é dado pela utilização dos músculos adequados nas ações requeridas.
  • Precisão: todos os movimentos possuem uma dinâmica perfeita e precisa. A qualidade do trabalho predomina sobre a quantidade. O intuito da precisão é gerar uma disciplina corporal dentro das posturas e técnicas de respiração utilizadas no Método. Criando um treinamento físico e mental mais profundo.
  • Respiração: é a função mais importante do corpo, por isso, é vital aprender como respirar corretamente para estimular a circulação do sangue por todas as células. Uma inspiração facilita a extensão da coluna e a expiração facilita a flexão. Todos os exercícios são executados com o controle da respiração.
  • Fluidez: o trabalho todo é uma sucessão fluente de exercícios com controle dinâmica e vigor.

Acessórios para fortalecimento dos pés

Desde os acessórios até aos equipamentos observa-se a grande preocupação que o Método Pilates tem com o fortalecimento, sendo alguns com grande foco nos pés.

Consegue perceber a relação entre Pilates e corrida mais uma vez? Ambos estão preocupados com o fortalecimento e preparo dos pés

Vejamos alguns acessórios:

Foot Corrector

Foi o primeiro acessório criado por Joseph Pilates para o trabalho dos pés na melhora da pisada neutra e alinhamento dos membros inferiores. 

Também auxilia na conexão com o Power House, melhora a mobilidade do tornozelo, e melhora o alinhamento corporal, além de proporcionar uma massagem na sola dos pés tão exigidos pelos corredores.

Toe Exerciser

Criando para auxiliar nos casos de joanete (Halux Valgo), corrigir os desalinhamentos dos pés, fortalecer e melhorar o equilíbrio auxiliando na passada dos corredores.

2by4

Em muitos corredores a falta de mobilidade do tornozelo é um grande problema. Esse acessório além de melhorar a mobilidade, também auxilia na conexão com o Power House trabalhando o abdômen e solicitando equilíbrio do aluno.

Magic Circle

Esse acessório surgiu dos aros dos barris de cerveja e vinho com o objetivo de melhorar a postura, fortalecer Power House, ombros, braços, pescoço e parte superior das costas. 

Para os corredores são músculos muito importantes para a postura do tronco durante a corrida.

Push-up Device

A aparência de um acessório de ginástica olímpica, mas com o objetivo de fortalecimento dos braços e cintura escapular, regiões que quando bem estabilizadas são de grande auxílio na corrida.

Breath a Cizer

Todo corredor se preocupa com a sua respiração e sua capacidade pulmonar, assim o ideal é utilizar esse acessório que tem como principal objetivo a melhora na capacidade respiratória e ativação do Power House.

Bean Bag

“Conhecido como saquinho de feijão”, aparentemente é um acessório simples de utilizar com os movimentos dos punhos fortalecendo, punhos, braços, ombros e cintura escapular. Porém necessita de muita ativação de Power House para uma boa execução dos movimentos.

Conclusão

Joseph Pilates teve uma grande preocupação com os pés, desde a criação de acessórios e equipamentos, até na elaboração dos exercícios, como na sequência do Reformer com os footworks ou os pumps na Chair. 

Porém, a sua inquietação sempre foi de desenvolver um Método que conectasse todos os movimentos do corpo – assim como acontece durante a corrida.

Quando um corredor chega ao Studio de Pilates, o foco dele é fortalecimento das pernas e principalmente de glúteo médio, que é conhecido como o coração do corredor. Para não decepcionar o aluno na primeira aula, deve-se aplicar os exercícios, mas nunca se esqueça de fortalecer também o tronco e os membros superiores. Afinal, já tentou correr sem o auxílio dos braços?

Mostre ao praticante a importância da combinação do Pilates e corrida e como juntos podem proporcionar um exercício com movimentos mais harmônicos e sincronizados.

Assim o Método é uma ótima opção para o corredor que deseja fortalecer o corpo fugindo das aulas de ginástica e da sala de musculação!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.