Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como se sabe, a vida pode ser definida como sendo a maior riqueza que possuímos, ou seja, podemos dizer que ela é o pontapé inicial para que possamos conquistar e alcançar tudo aquilo que realmente desejamos e almejamos nos âmbitos pessoal, profissional e social.

Dentre tantas coisas que vem acontecendo atualmente em nosso mundo, podemos destacar duas situações bem importantes que são: a Modernidade e a Pandemia.

Esses dois cenários trouxeram às pessoas inúmeras mudanças e transformações em seus meios de vivência, fazendo com que surgisse novos desafios para se ter uma vida ainda mais segura, feliz e equilibrada.

E você tem observado como anda a qualidade de sua vida? E o que você tem feito para melhorar e equilibrar toda a saudabilidade do seu corpo e mente? Saiba que Pilates e qualidade de vida formam uma dupla de sucesso!

Ficou interessado e quer saber mais? Então vem comigo que vou te passar todas as dicas para você ter uma vida mais feliz, saudável e com qualidade.

Como vivemos nos dias atuais?

Para se ter uma ideia, muito tem se falado sobre como obter uma melhor qualidade de vida, porém, como sabemos, poucas pessoas têm o hábito de se preocupar com a própria saúde e começar a praticar atividade física.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
ENCONTRE UM STUDIO VOLL

É importante salientar e enfatizar que muitas pessoas até começam a realizar este tipo de tarefas, no entanto, muitas vezes acabam desistindo no meio do caminho.

Por que isso acontece de forma tão frequente? Você sabia me dizer?

Claro que essa resposta é super simples e fácil de responder. É que normalmente essas pessoas acabam entrando em uma zona de conforto, ou seja, chegam em um certo nível e acham que aquilo já é o suficiente. Pois bem, é aí que mora o perigo.

É nessa hora que todos nós devemos ficar com os olhos bem abertos. Precisamos manter a atenção ao que a vida nos proporciona e saber o momento certo de realizar a mudança a partir das tomadas de decisões que nos tirem da mesmice e não nos mantenham na zona de conforto. Esse é o segredo, ou seja, o ponto chave para alcançarmos e encontrarmos um bem-estar físico e mental equilibrados.

Esse equilíbrio está cada vez mais sendo buscado por uma grande parte da nossa população. Na minha vivência profissional e pessoal, vejo que a prática regular de exercícios físicos vem crescendo de forma acelerada e ela diretamente relacionada com a alimentação e o sono.

Além desses fatores citados, temos que considerar o estresse, que é um ponto crucial e de extrema importância para que a prática de todas essas tarefas seja integral e rotineira.

Quando, no meio dessa rotina, há um desequilíbrio, ocorre um desconforto que, por consequência, proporciona a desmotivação, levando o indivíduo a ficar doente e até mesmo desinteressado na prática regular de atividades físicas.

Como obter o bem-estar físico e mental?

Obter o tão sonhado e desejado bem-estar tanto físico como mental não é uma tarefa das mais fáceis. Existem algumas justificativas muito comuns e elas são:

  • Falta de tempo;
  • Consumo excessivo de alimentos industrializados;
  • Não gosto de praticar exercícios físicos;
  • Não gosto de acordar cedo;
  • Ando muito cansado.

Por chegar ao bem-estar físico e mental e alcançar a qualidade de vida, existem alguns pontos que podem e devem ser seguidos, são eles:

  • Alimentação equilibrada;
  • Prática regular de exercícios físicos;
  • Uma boa noite de sono.

Uma dica é: não deixe para amanhã o que você pode começar hoje.

Lembre-se que sua saúde é a sua maior fonte de riqueza, por isso, dê o seu primeiro passo agora e comece a fazer exercícios físicos regularmente.

Pilates e qualidade de vida

Você sabia que o Métodos Pilates é um grande aliado para quem busca um maior equilíbrio entre corpo e mente? Vamos começar a compreender melhor o porquê!

De onde veio o Método Pilates?

O criador do Método Pilates foi o alemão Joseph Pilates, uma criança que na época sofria com diversos problemas de saúde, sendo considerada uma criança raquítica e que foi diagnosticada com anemia e asma.

Devido a isso, ele resolveu fazer exercícios ao ar livre utilizando inúmeros recursos que trabalhassem a fisiologia humana junto da medicina oriental, além de juntar movimentos das artes marciais, da luta livre e até mesmo do circo, proporcionando ao indivíduo uma mudança significativa no porte físico, gerando assim uma melhor qualidade até mesmo na execução dos movimentos.

Ao retornar para a Alemanha, Joseph foi reconhecido e ganhou diversos diplomas e também escreveu diversos livros voltados à Saúde.

Como o Pilates contribui para a qualidade de vida?

Como se sabe, o Método Pilates abrange uma gama de exercícios que vai além da parte física, principalmente porque ele tem a capacidade de gerar um certo alívio e também de ativar a parte mental, ou seja, não são apenas exercícios simples, eles vão além daquilo que você pode imaginar.

Ao realizar os exercícios, observamos que a cada movimento realizado gera um grau de melhora e trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, fazendo com que o corpo e a mente sejam trabalhados de forma integrada e sincronizada.

A filosofia de trabalho do Método Pilates demanda princípios de anatomia e biomecânica, principalmente por utilizar o próprio peso do corpo. Saliento, ainda, que hoje em dia, devido a trabalhos excessivos em uma mesma posição e a pouca prática esportiva, muitas pessoas acabam ficando sedentárias, ou seja, não conseguem realizar tarefas simples do dia a dia que exijam um pouco mais de esforço físico. Portanto, é de extrema importância a prática regular de exercícios para proporcionar uma maior qualidade de vida com eficácia.

O Pilates pode ser praticado por todos, ou seja, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e esse público pode ou não apresentar algum tipo de lesão ou patologia, já que a sua prática irá gerar uma infinidade de melhorias e benefícios, tais como:

  • Prevenções de lesões;
  • Melhora na flexibilidade;
  • Melhora da força muscular;
  • Melhora o equilíbrio e da coordenação;
  • Melhora na consciência corporal;
  • Melhora no alongamento;
  • Alivia o estresse;
  • Ativação do Core;
  • Melhora do auto estima;
  • Ativação da memória;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Correção da postura;
  • Melhora da respiração.

Pilates e qualidade de vida também para a mente

Como já citamos e falamos anteriormente, o Pilates vai além da parte física. Um de seus pilares é a concentração, necessária para ter uma boa precisão dos movimentos durante as aulas. É no momento em que conseguimos executar os exercícios de forma mais precisa que trazemos o melhor resultado para aquele grupo muscular trabalhado.

Vale ressaltar que, além da execução do movimento, temos que ficar atentos na parte da respiração e da ativação do abdômen, sendo estes os principais responsáveis para um movimento mais seguro e exato.

Portanto, fique sempre atento às orientações dadas pelos instrutores, pois muitas vezes elas são a chave perfeita para a execução correta do movimento, gerando assim a eficácia na realização dos movimentos e também na ativação da mente.

Todos os princípios do Método Pilates são:

  • Concentração;
  • Controle;
  • Fluidez;
  • Respiração;
  • Centramento (Power House);
  • Precisão.

Conclusão

Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje!

Coloque metas em sua vida e de seu pontapé inicial para que você se sinta feliz consigo mesmo. A maior inspiração para esse começo está em você mesmo, então comece mudando seus hábitos e transforme a sua rotina para o melhor.

Lembre-se que o Pilates e qualidade de vida são ótimos aliados e estão diretamente relacionados, sendo que a prática regular dos exercícios do Método é, sem sombra de dúvidas, algo complexo e também muito completo.

Que tal começar a pôr em prática? Vamos começar!