Quando a menstruação chega, ficar deitada numa posição confortável, usar uma bolsa e água quente e comer brigadeiro é tudo o que a maioria das mulheres normalmente deseja para ter o alívio das cólicas.
A ação dos hormônios nesse período pode ser um pouco “cruel”, levando a cólicas menstruais, dores em diversas partes do corpo, inchaço e sensibilidade no humor.
Ainda que atividades físicas não estejam na lista de pedidos dessa população durante o período menstrual, a ciência aponta que se exercitar – tomando alguns cuidados – nesse momento do mês pode, inclusive, ajudar a aliviar estes sintomas.
Isso porque eles estimulam a liberação de endorfina, que funciona como uma espécie de “analgésico” natural, gerando uma sensação de bem-estar e aliviando as cólicas e outras dores. Mas, apesar de esse ser o efeito de qualquer exercício físico, o Pilates é uma ótima opção para esse momento por ter alguns benefícios específicos.
Quer saber mais sobre como o Pilates pode ajudar no alívio das cólicas? Continue lendo!
Quais os benefícios do Pilates para o alívio das cólicas?
O Pilates é um tipo de atividade física que trabalha alongamento, força e flexibilidade utilizando apenas o peso do próprio corpo para isso. O Método contempla mais de 500 tipos de exercícios, que podem ser feitos sozinhos ou com a ajuda de equipamentos.
A vantagem do Pilates em relação à menstruação é que ele trabalha vários grupos musculares, incluindo a região pélvica. Os exercícios contribuem com uma melhora na circulação sanguínea nessa área, ajustando o metabolismo e o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos. Isso também contribui para o alívio das cólicas.
Como informado no início, é comum que as mulheres se sintam cansadas durante a menstruação. A explicação por trás dessa fadiga é o fato de que o organismo está focado na menstruação em si, sobrando pouca energia para atividades normais do dia a dia.
Essa situação torna o Pilates ainda mais ideal para o período menstrual. É uma atividade que tem a possibilidade de ser menos intensa com determinados exercícios, proporcionando menos desconforto para quem não se sente tão disposta.
Exercícios de Pilates indicados na menstruação
O Pilates é uma atividade que trabalha o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo, formado por abdômen, coluna e pelve. Por isso, existem exercícios específicos que são mais indicados para a região pélvica, ajudando no alívio das cólicas.
Veja alguns exemplos: The Bridge; Gato; Macaco; Ponte com extensão de joelhos na bola; The Bridge Orange Ball; Tower; Sit Up e Spine Stretch, por exemplo.
Lembre-se: todo e qualquer exercício físico deve ser realizado sob a supervisão de um instrutor, principalmente para quem não tem experiência com Pilates. Realizar esse tipo de atividade sem orientação pode causar lesões e piorar os sintomas menstruais.
Benefícios do Pilates além do alívio das cólicas
O alívio das cólicas é o grande benefício do Pilates para quem realiza a atividade durante o período menstrual. Mas esta não é a única utilidade do exercício para quem está naqueles dias.
O Método também contribui com a melhora nos problemas de humor que ocorrem neste período. Por causa da ação hormonal, as mulheres podem ficar mais sensíveis, irritadas, tristes, nervosas e ansiosas. Além de atuar o físico, o Pilates age na saúde mental, o que pode contribuir com a amenização destes sintomas.
Esse Método lida também com a concentração. Para realizar os movimentos, o praticante precisa estar focado, trabalhar na sua respiração e desenvolver sua consciência corporal.
Todas essas ações relaxam a mente e diminuem os desconfortos psicológicos. Por fim, o Pilates contribui com a diminuição da retenção de líquido comum na menstruação, culminando no alívio das cólicas.
As variações nos níveis de estrogênio e progesterona que ocorrem neste período levam à retenção de líquidos e afetam a perda transcapilar de água. Na prática, isso significa que a água fica retida no corpo e se acumula nos tecidos moles. É isso que causa aumento de peso, inchaço nos seios, pés, tornozelos e dedos e uma sensação de desconforto.
Conclusão
O Pilates ajuda a combater esse processo por ativar o fluxo sanguíneo. Além disso, ele traz alívio do estresse – um outro fator que contribui para a retenção de líquidos e, consequentemente, com o alívio das cólicas.
Para quem tem grandes problemas com esse acúmulo, outros elementos podem complementar o Pilates. Reduzir o consumo de sal na alimentação e beber bastante água são cruciais, já que eliminar o excesso de sal é a principal forma de reduzir a retenção de líquidos.
O uso de meias de compressão também é indicado para ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo. Como a menstruação não se trata de um problema cardiovascular como as varizes, o mais indicado são aquelas com efeito menos intenso, como a meia kendall leve compressão.
No entanto, antes de aderir a esse tipo de meia, é importante conversar com o ginecologista para saber se há alguma restrição em relação ao nível de compressão e ao tempo de uso.
A dica final para o alívio das cólicas e outros sintomas menstruais é não forçar o corpo nem a mente. Apesar de o Pilates ser um grande aliado, se ele for feito como uma obrigação, os efeitos serão justamente opostos.
Mais do que nunca, este é o momento do mês para ouvir o corpo e respeitar seus limites. A aluna deve estar sempre se comunicando com o instrutor para entender até onde é possível ir e não negligenciar sua saúde.