Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A artrose é uma doença degenerativa articular, sendo a mais comum em toda a população. É provável que já tenha ouvido falar nela, mas você sabe quais são os benefícios do Pilates na artrose e como o Método pode ser um grande aliado no tratamento?

Tecnicamente conhecida como osteoartrose, a condição é popularmente chamada de artrose. Esta doença acomete principalmente indivíduos acima de 50 anos, porém, não pode ser considerada uma doença unicamente causada pelo envelhecimento.

A artrose causa a inflamação das articulações, provocando, posteriormente, o desgaste, que gera maior atrito entre os ossos – que estão desprotegidos de cartilagem – ocasionando desconforto, inflamação, dor, rigidez e até mesmo deformidades nas articulações acometidas.

Neste texto você vai entender como o Pilates se torna um complemento fundamental para o tratamento desta patologia. Boa leitura!

Quais as causas da artrose?

Geralmente esta doença é associada ao envelhecimento e, por isso, acomete, principalmente, as articulações de carga, como joelhos, quadris e coluna.

Mesmo sendo uma doença do envelhecimento, não é a única causa. Recentemente, aproximadamente 6% da população acima de 30 anos já apresenta a condição. Esse percentual sobe para 28% após os 45 anos, sendo que 16% destes apresentam limitações no movimento e quadros de dor.

As demais causas podem ser obesidade – que gera carga adicional à estrutura articular -, excesso na prática de esportes e atividades físicas, sendo que atletas usualmente apresentam algum tipo de sintoma devido às grandes cargas de esforço.

Como o Pilates na artrose pode reduzir os sintomas?

A artrose não tem cura. Mas há um conjunto de práticas multidisciplinares que podem proporcionar melhor qualidade de vida ao indivíduo.

O tratamento normalmente se dá por meio do uso de analgésicos e anti-inflamatórios aliados à prática de exercícios de fortalecimento e alongamento.

O Pilates na artrose vem para somar no tratamento, auxiliando o indivíduo no fortalecimento, alongamento e ganho de mobilidade articular, bem como no alívio do estresse, melhora postural e aumento da consciência corporal. Fatores que, em conjunto, reduzem o estresse articular contribuindo na analgesia e melhora na mobilidade.

O Método é uma atividade com diversos benefícios ao paciente. E realizando o Pilates na artrose com o mínimo de sobrecarga, o que se torna muito apropriado à condição clínica dele, o tratamento pode ser útil e benéfico.

Pilates e o Fortalecimento Muscular

O fortalecimento muscular é muito importante na sustentação do corpo de maneira correta, dessa forma também auxilia a minimizar as dores e sintomas de problemas articulares. 

Além dos benefícios acima, a prática deixa o corpo mais definido, bonito e proporcional, trazendo um excelente resultado estético.

A técnica consiste em movimentos controlados, com peso corporal ou auxílio de acessórios e/ou molas que são responsáveis pela resistência, além de exigir concentração no movimento e respiração, fora que trabalha o core, conhecido no Pilates como Power House.

O termo significa que toda a força tem origem na parte central do corpo, músculos abdominais, paravertebrais, lombares, entre outros.

O fortalecimento da musculatura é um dos principais objetivos do Pilates, uma vez que é essencial para se corrigir a postura, minimizar dores e melhorar a coordenação motora, trazendo maior autonomia, qualidade de vida, saúde e equilíbrio emocional ao praticante.

Como os exercícios são realizados com foco na respiração e na execução dos movimentos, o indivíduo adquire uma nova percepção de consciência corporal, permitindo que ele acompanhe a evolução no desenvolvimento do seu corpo.

O Pilates na artrose tem a capacidade de fortalecer, tonificar e alongar a musculatura do corpo que foi atingido pela doença, o que vem a promover uma melhor sustentação da coluna e quadris, prevenindo lesões e melhorando a condição física.

Melhora do alongamento e mobilidade articular com o Pilates na artrose

O Pilates na artrose irá trabalhar o alongamento de todos os grupamentos de músculos do corpo, ajudando no fortalecimento, mobilidade, flexibilidade e qualidade de vida do paciente.

Todos nós desejamos ter uma qualidade de vida melhor, com mais independência e autonomia, não é verdade? O alongamento é um dos principais elementos para se conquistar de uma maneira mais saudável e longeva.

Conforme vamos envelhecendo, nossos músculos ficam mais rígidos e a amplitude nos movimentos articulares vai, juntamente, diminuindo. Isso pode tornar as atividades do dia a dia cada vez mais desafiadoras. 

Desde tarefas simples como pegar objetos em lugares altos ou baixos demais ou apenas ficar sentado muito tempo podem se tornar difíceis.

Dessa forma, praticar atividades físicas regulares e alongamentos proporcionam um efeito duradouro no bem-estar e na mobilidade.

Já a flexibilidade consiste na amplitude total do movimento das articulações, conjuntamente com a extensão dos músculos que fazem a flexão/extensão articular, ou seja, o movimento do corpo. 

Certamente a flexibilidade é variável de um indivíduo para outro, bem como sofre alterações ao longo dos anos, muda quanto ao sexo e estrutura na articulação, podendo, assim, favorecer a flexibilidade de algumas pessoas e dificultar a de outros.

Além desses benefícios, o Pilates na artrose traz muitos outros por meio do alongamento, como redução da tensão muscular, melhora da circulação sanguínea, relaxamento, alívio do estresse, maximização da recuperação muscular pós-exercício, aumento dos níveis de energia, melhora do equilíbrio e redução dos riscos de lesão.

Os benefícios do Pilates na postura corporal

A correção postural está entre os principais benefícios do Pilates, afinal, ter uma coluna mais alinhada melhora a saúde de forma geral, principalmente no que diz respeito ao tratamento e manutenção da saúde em casos de artrose de coluna, quadris e joelhos.

A manutenção da postura é essencial para se ter uma vida mais tranquila e saudável. Os músculos auxiliares e estabilizadores são altamente exigidos no dia a dia e nem sempre é dada a devida atenção a eles quando se faz atividades físicas.

Conclusão

Contudo, o Pilates na artrose trabalha toda a musculatura para a manutenção postural, utilizando movimentos controlados.

Ainda ajuda o trabalho de fortalecimento, alongamento, concentração e fluidez dos movimentos, aliados à respiração, promovendo maior utilização da musculatura auxiliar e estabilizados, fundamentalmente, músculos abdominais, paravertebrais e profundos.

Esse enfoque global do Método, que traz múltiplos benefícios ao paciente, permite que doenças degenerativas articulares sejam tratadas com eficácia, possibilitando uma melhor qualidade de vida, sem dores e com mobilidade e autonomia garantidas.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.