Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A relação do Pilates na saúde bucal vem recebendo cada dia mais atenção das pessoas, mas o que muita gente não sabe é que o Método é capaz de auxiliar os tratamentos odontológicos, além de esse tipo de atividade fazer bem para o corpo como um todo, sendo considerado um grande aliado na qualidade de vida.

Antes de entender melhor essa relação, é sempre pertinente falar sobre a importância de se ter uma sorriso saudável, utilizando um plano de saúde dental para realizar consultas e acompanhar como está sua cavidade oral, pois se ela estiver bem, resulta em diversos outros benefícios, não somente para essa área, mas para todo o organismo.

Dessa maneira, é muito importante conhecer como a prática de Pilates para a saúde bucal pode ser um grande influenciador, especialmente se você estiver realizando um tratamento odontológico, através de um plano dental para empresas, por exemplo, decorrente de qualquer trauma que pode ter sido vivenciado, como perda dentária ou outras doenças.

Continue a leitura para entender melhor sobre os benefícios do Pilates na saúde bucal e a importância do Método para proporcionar um sorriso mais saudável!

Saúde bucal e Pilates: qual é a relação com tratamentos odontológicos?

É fundamental falar um pouco sobre o que é o Pilates e como ele funciona, para posteriormente entender o porquê esse tipo de atividade é benéfica para a saúde bucal, já que esse assunto vem sendo amplamente discutido, ainda mais em planos odontológicos para empresas.

O Método é uma atividade que foi criada por um alemão, chamado Joseph Pilates (por isso o nome), em meados do século XX, onde essa prática não se conteve apenas na Alemanha, mas se difundiu por toda a Europa de forma rápida e constante, até chegar em outros continentes e, futuramente, ao Brasil.

Embora tenha sido desenvolvido como uma atividade para fortalecer as regiões musculares do corpo, esse tipo de técnica tem ganhado destaque quando se fala sobre sua relação com a cavidade bucal, principalmente em plano dentário, onde os profissionais estão relacionando sua prática com uma melhora em condições bucais, como o bruxismo.

O Pilates pode ser dividido em algumas categorias, que funcionam diferentemente de acordo com o que é exigido pela pessoa. As principais são:

Cada um possui sua especificidade, e deve ser dialogado com o profissional na hora em que for realizar sua rotina de práticas que o Pilates oferece.

Esse tipo de atividade funciona através de diversas maneiras, podendo ser realizado com as mãos livres, ou até mesmo com o uso de equipamentos, que variam de acordo com a necessidade da pessoa que irá praticar.

Vale lembrar que o melhor plano odontológico disponível incentiva as atividades físicas, pois ajuda nos tratamentos bucais.

E por falar na forma em que o Pilates e a saúde bucal estão interligados, o Método é utilizado no tratamento odontológico de maneira bem simples, já que ele funciona como uma atividade física que tem como finalidade relaxar os músculos e evitar o estresse.

Dessa forma, sua prática evita problemas que podem ser gerados por essas condições, como é o caso do bruxismo.

O bruxismo é uma condição onde o estresse gerado causa o atrito involuntário dos dentes, que a longo prazo pode acarretar em sérios danos.

Porém, juntamente com o acompanhamento odontológico, o Pilates serve como uma forma de relaxamento muscular, evitando o acúmulo de estresse e ainda ajudando na circulação sanguínea.

Benefícios do Pilates para a saúde bucal e do corpo

Passando a ficar mais claro de entender essa relação entre Pilates e a saúde bucal, é relevante comentar um pouco sobre os benefícios que a prática dessa atividade traz para o corpo, de maneira mais geral.

Como dito anteriormente, o Método tem como uma de suas finalidades o relaxamento muscular, bem como uma melhor na circulação sanguínea.

Isso é muito bom para o organismo, pois permite que o corpo entre em harmonia, além de evitar estresse que pode gerar diversos problemas, como ansiedade e até mesmo depressão.

Além disso, através de técnicas que são ensinadas pelo instrutor de Pilates, sua postura também melhora, o que infere, consequentemente, em menos dores musculares na parte das costas, que é um lugar que pode ser muito complicado de trabalhar se não for tratado corretamente.

Conclusão

O Pilates na saúde bucal vem sendo amplamente discutido, exatamente pelos benefícios a curto e a longo prazo que o Método pode proporcionar aos tratamentos odontológicos.

Além disso, também é sempre bom lembrar que a prática de atividades físicas permite que você tenha mais energia, sendo fundamental para realizar todas as tarefas de maneira efetiva.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.