Você sabia que o Pilates para qualidade de vida é um ótimo aliado? Isso mesmo! O Método restaura a vitalidade física e revigora a mente ao levar em consideração o movimento natural do homem, o respeito à sua anatomia e biomecânica e proporcionar saúde e bem-estar.
Assim, o conjunto de todos esses objetivos melhora a qualidade de vida e nos fornece mais energia vital.
Sem contar que, ao contrário de boa parte das atividades físicas que exigem um trabalho muscular maior, o Pilates não possui muitas restrições quando se trata do perfil de quem pretende praticar. Ou seja, é uma modalidade para todas as pessoas.
É justamente por isso que muitos especialistas descrevem o Pilates para qualidade de vida como uma atividade perfeita, porque proporciona alívio às dores, melhora do sono, autoconfiança, aumento da coordenação, flexibilidade e consciência corporal.
Quais são os benefícios do Pilates?
Como comentamos acima, o Método Pilates ajuda no aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, corrige problemas posturais, melhora a concentração, tonifica a musculatura, melhora a coordenação motora, promove menor atrito nas articulações e alivia dores musculares entre outros aspectos.
Vamos dar um exemplo, um vidraceiro que trabalha diariamente com a colocação de fumê espelhado para carros, certamente com o tempo ele poderá desenvolver problemas posturais na coluna.
Entende a importância do Pilates para qualidade de vida? Às vezes uma pessoa com algum problema deste tipo não consegue realizar exercícios de força na academia para fortalecer a musculatura, portanto, o Método é uma atividade indicadas à esses pacientes.
Para quais ocasiões o Pilates é indicado?
Independente da idade, o Pilates é indicado para todas as pessoas, desde sedentários a atletas.
De acordo com um estudo feito por diversos fisioterapeutas, além de ser uma ótima forma de reabilitação, o Método pode ser feito para a manutenção de músculos e articulações.
A modalidade também é muito indicada para pessoas estressadas ou que possuem o dia a dia muito corrido, por exemplo, um técnico de enfermagem, perito de trânsito, advogado, motorista, faxineira, entre outros.
Vale ressaltar a importância de utilizar roupas adequadas e sempre estar acompanhado de profissionais capacitados que saibam conduzir e auxiliar durante a execução dos exercícios.
Quais são os princípios das aulas de Pilates?
Toda a prática está baseada em seis princípios, desenvolvidos pelo próprio criador Joseph Pilates, que buscam devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente. São eles:
- Concentração;
- Controle;
- Fluidez;
- Respiração;
- Centramento (Power House);
- Precisão.
A respiração é talvez o primeiro princípio a ser realizado e uma das etapas mais importantes, afinal respiramos o tempo todo e essa respiração tem que estar em sincronia com o exercício.
A concentração refere-se a executar cada movimento concentrado, ou seja, focar sua atenção naquilo que está sendo executado a fim de realizar os movimentos com mais eficácia.
O controle e a concentração andam juntos durante o exercício, pois a concentração auxilia no controle dos movimentos, aumentando a precisão e a qualidade.
A fluidez é a maneira de executar os movimentos de forma rítmica, são suaves, uniformes e seguem uma espécie de ritmo onde um movimento está ligado ao outro.
O objetivo da centralização é fortalecer o Power House, região abdominal, estabilizando o tronco.
E por fim, para que a precisão ocorra, todos os outros princípios devem ser realizados em conjunto, assim os exercícios executados da maneira mais correta possível e com maior qualidade e aproveitamento.
Pilates para qualidade de vida: de que forma o Método pode contribuir com isso?
O Pilates para qualidade de vida consegue contribuir para o bem-estar pois, simultaneamente, trabalha tanto o lado físico quanto o mental na busca pelo conceito integral de saúde e.
Desta forma, o Método melhora aspectos de correção postural, aumenta a disposição, melhora questões alimentares e promove o desfecho do sedentarismo, tornando seu aluno uma pessoa com hábitos mais saudáveis.
A alimentação saudável também tem tudo haver com a prática do Pilates, sempre é indicado manter uma alimentação leve, beber muita água, usar suplementos e sempre buscar pelo melhor emagrecedor natural.
A atividade física é uma ótima alternativa para incentivar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida, porém o Pilates proporciona isso de maneira diferente abrindo um leque de possibilidades e vantagens a todos os públicos.
A sensação de prazer e satisfação provocada pelos exercícios é um ótimo remédio para combater o estresse, ansiedade e a insônia, sem contar que o ambiente de realização na prática é muito propício para interação e integração dos alunos.
Conclusão
Assim, concluímos que a prática frequente do Pilates para qualidade de vida instiga o aluno a querer avançar cada dia mais em busca da própria superação. Não há competição, o único limite do aluno é alcançar um novo degrau e se dedicar a cada dia.
Como instrutores, precisamos sempre conscientizá-los a respeito da execução correta dos exercícios e dos benefícios que podem ser gerados a partir de um exercício bem realizado.
Conteúdo produzido em parceria com a empresa Business Connection