Posted in:

Pilates para Atletas: Entenda quais os Benefícios do Método

Pilates para Atletas: Entenda quais os Benefícios do Método
Gostou? Avalie!

Além de ser um benéfico por si só, o Pilates pode ser aplicado no mundo dos esportes como um treinamento complementar em prol do aumento de performance dos atletas. O Pilates para atletas é um ótimo estímulo!

A prática melhora o condicionamento físico e ainda colabora na recuperação muscular e na reabilitação de lesões. Já exploramos neste artigo os benefícios da prática do Pilates para atletas. A seguir, selecionamos alguns exemplos famosos para comprovar como ele auxilia esportistas em suas carreiras.

Benefícios do Pilates para Atletas

Para quem pensou que as vantagens do Pilates se restringiam apenas para o proveito de atletas físicos, saiba que ele também é de grande ajuda para os profissionais do ramo dos esportes mentais.

Isso pois ele aumenta a concentração, proporciona uma maior consciência corporal e ajuda a prevenir e controlar o estresse e ansiedade. Condições bastante comuns nesse meio, devido a alta cobrança e competitividade.

A respiração é uma das chaves para manter a calma, e como seu controle é algo treinado e proporcionado pelo Pilates, sua prática é indicada para atletas e praticantes de diversas modalidades competitivas.

No Pilates está envolvida também a tentativa de controlar mais conscientemente os músculos na movimentação. Esse método é baseado nos princípios da “contrologia”, isto é, na ideia de que todos os movimentos do corpo podem ser controlados pela mente, de forma consciente.

Sendo assim, o Pilates aumenta a percepção e a integração dos movimentos, explorando uma amplitude completa deles na prática dos exercícios.

Atletas de alto nível e o uso do Pilates

O Pilates também foca em proporcionar um bem-estar geral, e ainda colabora para a postura, flexibilidade e força. Tornando assim fácil de identificar o motivo de sua prática por profissionais de alto nível, como Cristiano Ronaldo.

É de conhecimento geral os rituais estritos e rotina de treinos pesada do até então melhor jogador do mundo, recém-desbancado pelo croata Luka Modric.

Dentre a malhação, natação e mergulhos em balde de gelo de madrugada, o astro português aprendeu a maximizar sua recuperação com a prática do Pilates.

A forma física do jogador do Juventus se baseia em três pilares:

  • Descanso e recuperação
  • Dieta e hidratação
  • Ginástica com base no Pilates.

Atletas do Milan também praticam Pilates sabia?

Outros dois exemplos de grandes jogadores dedicados a esse tipo de exercício funcional são Neymar e David Beckham.

O antigo titular da seleção inglesa foi apresentado ao Pilates enquanto estava emprestado pelo Milan, quando os membros do time foram introduzidos a essa prática para ajudar em seu equilíbrio e flexibilidade.

A estrela, hoje aposentada, continuou a fazer os exercícios diariamente, ao menos uma hora por dia e afirma que o Pilates o ajudou a alcançar sua melhor forma em anos.

Desenvolvimento da flexibilidade em atletas

Mudando um pouco do futebol para os esportes menos ativos fisicamente, mas não menos exigentes, estão as categorias mentais, como xadrez e poker.

Neste meio, diversos profissionais adotaram essa prática, como Celina Lin, membro do time PokerStars e uma das figuras mais proeminentes da região asiática nesse ramo.

Quando não está participando de grandes torneios, ela também pratica outros esportes para liberar a tensão, incluindo tênis, yoga e Pilates. Isso a ajuda a melhorar seu desempenho nos feltros.

O Pilates também é aliado de diversos jogadores da NFL, como Antonio Brown ou o já aposentado Martellus Bennett. Brown até possui diversos vídeos no YouTube mostrando sua rotina de exercícios no estúdio PHI em Nova Iorque.

As séries são voltadas para a flexibilidade, com um alongamento dinâmico, e envolvem o trabalho do corpo como um todo, de uma só vez. Isso ajuda a criar um bom equilíbrio entre os músculos – e de maneira uniforme.

Ele também trabalha com equipamentos tradicionalmente desafiadores, como o Snake e Hamstring Stretch. Todos com o propósito de prepará-lo para a temporada de competições e para evitar e recuperar lesões.

Esses são apenas alguns exemplos de esportistas famosos e que se destacam em suas carreiras, os quais são favoráveis ao Pilates e o incluíram em seu cotidiano como parte dos treinos.

Claro que o Pilates por si só não é o motivo de seu sucesso, mas combinados com o restante, se configuram como uma ferramenta relevante para alcançar os resultados desejados de forma mais efetiva.

Concluindo…

Podemos perceber que a gama de exercícios no Pilates para atletas é enorme e sua aplicabilidade irá variar de acordo com as particularidades de cada um e de cada modalidade esportiva praticada.

Pilates trabalha o Centro (Power House). Estabiliza o tronco para compensar o trabalha das pernas. Inicia a musculatura do reto abdominal, dos oblíquos e do transverso como principal estabilizador da coluna e da pelve.

Mas, independente do esporte o benefício está testado e aprovado.

Através do Método os atletas terão condições de integrar os movimentos corporais, alinhar a postura e favorecer a organização corporal, potencializando o seu desempenho e prevenindo lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *