Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Envelhecer é um processo natural que envolve alterações neurobiológicas, estruturais e químicas. Dessa forma, o Pilates para a terceira idade tem sido um grande aliado para fazer com que esse processo seja cada vez mais saudável e com bons resultados.

Sabe-se que ao longo dos anos o corpo humano sofre alterações em decorrência do processo de envelhecimento. E cabe a nós, profissionais da saúde, nos especializarmos para atender essa população que tem aumentado ano após ano.

De acordo com o Censo 2022, pessoas de 65 anos ou mais representam 10,9% do total de habitantes no Brasil, sendo mais de 22,2 milhões de brasileiros. Houve uma alta de 57,4% comparado ao Censo de 2010.

É um processo que se inicia desde o nascimento, assim como a infância, adolescência e fase adulta, fornecendo alterações biopsicossociais específicas com o avanço da idade. 

Porém, estas alterações variam de pessoa para pessoa, podendo ser determinado pelos fatores intrínsecos, ou seja, genéticos, mas também por fatores externos como hábitos de vida.

A senescência caracteriza-se por um processo de envelhecimento natural do organismo. Tais quais alterações fisiológicas e estruturais, como a espessura da pele, o enrijecimento dos vasos sanguíneos, osteopenia e alterações posturais. 

Já a senilidade é o processo associado a alterações causadas por doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.

No texto de hoje, vamos te explicar como é o processo de envelhecimento e a importância do Pilates para a terceira idade. Continue a leitura! 

Fisiologia do Envelhecimento

Em idosos ocorre algumas alterações fisiológicas, há uma diminuição da quantidade de água corporal (de 70% nas crianças para 52% nos idosos), fazendo com que a composição e a forma do corpo se altere. A partir dos 40 anos perde-se 1cm de altura por década, por conta de alterações no disco intervertebral. 

O disco perde água e colágeno com a idade, fazendo com que apareça as alterações posturais, principalmente na coluna torácica, com a hipercifose.

As alterações na pele também podem ser encontradas, apresentando manchas senis e diminuição das fibras elásticas.

Já a capacidade auditiva reduz e a partir dos 75 anos o tímpano fica mais espesso, enquanto que, focar objetos próximos e se adaptar a diferenças de luminosidade também também é um processo mais dificultoso com o passar dos anos.

A diminuição do paladar e da produção da saliva, e tendência de perda dos dentes estão associadas à redução da capacidade gustativa.

A perda de massa óssea ocorre a partir dos 50 anos. A osteopenia é um processo do envelhecimento, causado muitas vezes pela redução de atividade física, e que não tratado, pode desencadear a osteoporose

As mulheres perdem cerca de 1% da massa óssea por ano, devido às alterações hormonais, estando assim mais susceptíveis à osteoporose. 

As alterações no sistema musculoesquelético fazem com que o equilíbrio corporal, amplitude de movimento e marcha fiquem deficitários. A sarcopenia, que é alteração da musculatura esquelética, é caracterizada pela redução da força e da massa muscular, podendo afetar diretamente na execução das tarefas do dia a dia. 

A falta de estímulo muscular pode levar o idoso a vários problemas na marcha e a postura que fica mais cifótica.

A cartilagem articular se torna menos resistente e estável, sofrendo um processo degenerativo. A redução da quantidade de água, a perda da resistência elástica e a incapacidade de resistir a uma deformidade, fazem com que as articulações, ligamentos e tendões fiquem mais rígidos, ocorrendo gradualmente um desgaste.

As alterações das estruturas funcionais causadas pelo avanço da idade podem vir acompanhadas de um quadro álgico, sendo essas dores muitas vezes a queixa principal dos idosos, interferindo na qualidade de vida. 

Alguns idosos também podem apresentar escoliose, arqueamento dos membros inferiores e achatamento do arco plantar.

Importância do Pilates para a terceira idade

A prática da atividade física contribui para a manutenção da saúde em todas as idades. Os benefícios são muitos, para o físico, no caráter psicossocial e fisiológico.

A atividade física pode resgatar a independência, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida. Um idoso mais ativo é também um indivíduo que se sente menos cansado e com menos dores nas articulações e nas costas.

Nós, como profissionais do movimento, devemos avaliar cada idoso e tratá-los com exercícios específicos para suas necessidades.

Os benefícios do Pilates para a terceira idade são muitos, impactando na saúde física e mental do idoso. Segue uma lista com os principais:

  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Melhora da postura;
  • Diminuição das dores;
  • Aumento da autoconfiança para se locomover;
  • Melhora da consciência corporal;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Melhora na força e flexibilidade;
  • Aumento da densidade mineral óssea;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Alívio nos sintomas de ansiedade;
  • Mais qualidade de sono.

É importante que os exercícios “imitem” as atividades do cotidiano, como levantar e sentar, marchar, além de movimentos para braços e equilíbrio.

Conclusão

Sabe-se que com o avanço da idade ocorre muitas alterações no aspecto fisiológico, físico e emocional. O caminhar já não é mais o mesmo, a pele está mais fina, a postura está arcada, já não se tem mais força como antigamente, carregar os netos no colo já não é tão mais fácil. 

A realidade de muitos idosos, é a falta de atividade física, seja por medo, insegurança. Por isso, o Pilates para a terceira idade pode devolver a qualidade de vida dessas pessoas, fortalecendo a musculatura, ganhando amplitude de movimento, trabalhando o equilíbrio e devolvendo o bem-estar para a vida de cada idoso.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.