Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As mulheres que buscam o Pilates para as gestantes representam um grupo que procuram uma abordagem especializada e eficaz para manter sua saúde e bem-estar durante o período.  

A gestação é um período mágico na vida de uma mulher. Muitas expectativas, sonhos e mudanças. Seja na rotina ou no físico, a grávida precisa se adaptar a essa nova realidade. 

Com a supervisão de instrutores, a prática do Pilates para as gestantes ajuda a fortalecer o core, aliviar dores comuns, melhorar a postura e estabelecer uma conexão excelente com os corpos em transformação. 

E costumo dizer por aqui que são adaptações em dois momentos: no período gestacional e no pós-parto. Vamos entender como o Pilates para as gestantes se enquadra nessa questão? 

A importância do Pilates para as gestantes

O Pilates desempenha um papel fundamental na vida das gestantes, proporcionando uma série de benefícios essenciais. 

Durante a gravidez, o fortalecimento do core, a melhoria da postura, o alívio das dores nas costas e o aumento da flexibilidade são apenas alguns dos aspectos que tornam o Pilates tão importante. 

Além disso, a prática também promove relaxamento e bem-estar emocional, ajudando as gestantes a enfrentar essa fase desafiadora com mais confiança e conforto.

A gestação é considerada basicamente a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, gerado dentro do útero, fisiologicamente falando.

Alguns sintomas podem surgir para que a mulher perceba gravidez, tais como:

  • Aumento dos seios;
  • Enjoos/vômitos;
  • Mais sono;
  • Fadiga rápida;
  • Aumento da fome;
  • Aumento da frequência urinária.

Mas o principal sintoma de uma gravidez é o atraso menstrual.

Os períodos da gestação

Dividimos o período gestacional em trimestres:

Primeiro trimestre

0 a 13 semanas – início da divisão celular, em que há a transformação do óvulo em embrião.

Segundo trimestre

14 a 26 semanas – conclusão de todos os sintomas do bebê – considerado o mais importante.

Terceiro trimestre

27 a 40/41 semanas – ganho de peso e altura do bebê, assim como a preparação do corpo da mãe para o parto.

Mudanças no corpo da gestante

O corpo feminino passa por diversas transformações nesse período – vamos acompanhá-las a cada mês.

  • 1 mês: alterações de humor, maior sensibilidade emocional, dores nas mamas e abdominais sintomas muito comuns aos da TPM;
  • 2 meses: alterações no sistema neurológico da mãe – maior sonolência, aumento das mamas, enjoos e náuseas, assim como a alteração no tamanho do útero pressiona a bexiga e aumenta a liberação urinária;
  • 3 meses: inicia o aumento de peso, dores nas gengivas e de cabeça, e transformação de cabelos e unhas;
  • 4 meses: aumento do apetite e maior disposição. Aqui começam os movimentos perceptíveis do bebê;
  • 5 meses: início da fase de azias – necessidade da mãe ter uma vida leve e tranquila, com alimentação balanceada, horas de sono respeitadas e não praticar atividades físicas cansativas;
  • 6 meses: a pele do abdômen “estica” e surgem as coceiras na região, o volume da barriga contribui para dores nas costas da mãe assim como provoca o surgimento de varizes. Dores abdominais podem ocorrer, já que o útero está se expandindo para acompanhar o crescimento do bebê;
  • 7 meses: aqui inicia a preparação do corpo para o parto, então há o aumento da liberação hormonal e também da fadiga;
  • 8 meses: inicia a produção do colostro (líquido que vem antes do leite materno) e as contrações começam a ficar maiores. Maior propensão de ganho de peso tanto da mãe quanto do bebê, assim como mais dificuldade em respirar devido ao bebê estar mais próximo dos pulmões;
  • 9 meses: é comum ter dores na bacia, púbis e lombar baixa por conta do bebê estar encaixado para o parto. Qualidade do sono ruim.

Aulas de Pilates para as gestantes

Na rotina de consultório percebo algumas queixas comuns, além das citadas nos itens anteriores, que acabam sendo extremamente necessárias para as gestantes e que, portanto, o profissional precisa estar atento ao planejar as aulas. São elas:

Mudanças no corpo

O corpo está em estágio de mudança constante, então as aulas também precisam. Lembre-se de utilizar para aproveitar alguns exercícios ou posicionamentos no início, que conforme a barriga for crescendo torna-se um limitador.

Pense no pós-parto

Costumo dizer aqui que “há um bebê e alguns quilos para carregar depois”, portanto é de extrema necessidade que membros superiores também sejam trabalhados.

Tenha paciência

O profissional precisa ter uma tolerância diferente com a grávida em comparação a seus outros alunos. É comum que elas faltem ou que avisem com menos antecedência porque nem sempre os sintomas aparecem em tempo hábil do lembrete necessário. 

A memória é muito afetada durante o período gestacional, portanto acho que facilita a marcação de um horário fixo para as duas partes.

Devido a ser um período de muitas mudanças e expectativas, torna-se também uma fase muito estressante. Medos e desconfianças são comuns, por isso indico muitos exercícios de relaxamento, principalmente os alongamentos.

Trabalho respiratório

Sabemos que o Pilates para as gestantes têm em seus fundamentos a questão respiratória, mas eu também associado a exercícios extras – focados na melhora da capacidade ventilatória da gestante – tanto inspiratórios quanto expiratórios e que podem ser realizados à domicílios.

Plano gestante

Essa fase da vida da mulher é completamente diferente de qualquer outra, por isso entendo a necessidade de um plano diferente em comparação aos dos demais alunos. 

Associe outras terapias que haja na clínica ou com profissionais parceiros, prescreva exercícios domiciliares e não se esqueça: a grávida permanecerá com você durante um período, então você precisa de uma estratégia para captar novamente essa aluna assim que ela for liberada para a prática de alguma atividade esportiva.

Controle de condições especiais

Uma alteração muito comum que pode ocorrer é a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e ela precisa de certa atenção ao realizar exercícios – principalmente aos tipos de decúbitos permitidos (evitar a posição supina por muito tempo e as invertidas), uso de respiração única e utilização de poucas repetições dos exercícios.

Horários

Sempre que possível coloque sua aluna grávida com outra que também esteja. Mesmo que as duas sejam mães de primeira viagem, ocorre troca de experiências durante todo o processo e elas se sentem acolhidas.

Evite horários de pico que normalmente a aula fica mais tumultuada –  O Pilates para as gestantes combina mais com tranquilidade, exercícios feitos de forma leve e respiração controlada.

Conclusão

Para os instrutores, as aulas de Pilates para as gestantes é extremamente gratificante. Você acompanha o crescimento e amadurecimento de uma mulher na fase mais linda da sua vida. E percebe como ela acredita no seu trabalho a partir do momento em que confia a você sua saúde nesse momento tão importante. 

É seu dever acolher, compreender e proporcionar a melhor experiência possível neste período, pois mesmo no pós-parto o Pilates será de extrema necessidade para que a gravidinha possa retornar às suas funções e não se preocupar com dores, mas sim em poder ter momentos de troca e amor com seu bebê. 

Deseja aprender mais sobre como trabalhar com as gestantes? O Grupo VOLL disponibiliza um curso com a Vanessa Ferraz, especialista no tema e com uma abordagem tendo o embasamento teórico e prático de acordo com American College of Obstetricians Gynecologists. 

Clique aqui para saber mais!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.