Garanto que alguma vez você, instrutor, já se perguntou para que serve e como aplicar o Pré-Pilates nas suas aulas.
O Pré-Pilates pode ser definido como um conjunto de exercícios prévios que preparam o corpo para os movimentos e a prática da Contrologia, controle consciente de todos os movimentos musculares.
Neste artigo, vamos nos aprofundar na definição de Pré-Pilates, observar seus benefícios e princípios, demonstrando exercícios que vão te auxiliar a trabalhá-lo com seus alunos. Boa leitura!
O que é o Pré-Pilates?
Como o nome já diz, são exercícios iniciais, que vão auxiliar a preparar o corpo do aluno para os exercícios durante o desenvolvimento da aula. Nele, podemos trabalhar exercícios de ativação, correções ou exercícios educativos, sempre visando a necessidade de cada aluno e o objetivo de cada exercício que será abordado durante a aula.
O Pré-Pilates pode ser feito em grupo ou individual, e, em alguns casos, durante o desenrolar da aula, antecedendo cada exercício.
Encontramos o Pré-Pilates tanto em aulas de linha clássica como de linha contemporânea, podendo ser praticado no solo, em pé, na parede e com auxílio de acessórios. Além disso, sua principal característica é a versatilidade e adaptabilidade, e para demonstrar isso, separamos 5 exercícios que compõem o Pré-Pilates. Confira a seguir!
Princípios do Pré-Pilates: conheça 5 exercícios!
1. Scapular Mobilization
Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, com a coluna alinhada, as pernas flexionadas e os braços estendidos na direção do teto.
Movimento: Mova os braços como se quisesse pegar o teto, sentindo as escápulas se abrirem (se afastarem), e retorne fechando as escápulas, pressionando elas contra o chão.
2. Leg Lift
Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal com a coluna alinhada, as pernas flexionadas e os braços esticados na lateral do corpo.
Movimento: Retire uma perna flexionada do chão, levando o joelho em direção ao peito e retorne com controle. Repita com a outra perna.
3. Half Roll Down
Posição inicial: Sentado no MAT ou no chão, mantenha os joelhos flexionados e os pés firmes no piso. Apoie as mãos nas coxas, com os cotovelos dobrados e abertos, e mantenha a coluna em Round – C grande, como na imagem.
Movimento: Leve a coluna para trás em direção ao chão, mantendo a curva C até que seus braços fiquem esticados e te dê a sensação de que você vai cair. Mantenha resistência e vá retornando à posição inicial.
4. Tic-Toc
Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, com a coluna alinhada, mantenha os braços abertos na lateral do corpo e alinhados com os ombros. O quadril deve estar em flexão com as pernas unidas esticadas em direção ao teto.
Movimento: Leve as pernas para a lateral, sem deixar o quadril desalinhar e mantendo os ombros no chão. Ao mesmo tempo, faça uma rotação com a cabeça para o lado oposto da perna. Retorne para o centro e realize do outro lado, finalizando na posição inicial.
5. Baby Swan
Posição Inicial: Deitado em decúbito ventral, com a coluna alinhada e a testa no chão, mantenha os braços flexionados e as mãos no chão, um pouco à frente dos ombros. As pernas devem estar estendidas e unidas.
Movimento: Comece estendendo os cotovelos e troncos, levantando a cabeça e olhando para frente. Mantenha a coluna alinhada e a lombar em leve extensão. Finalize retornando à posição inicial.
Com esses cinco exercícios, o Pré-Pilates está completo e pronto para auxiliar o seu aluno a ter uma aula mais fluida e proveitosa.
Conclusão
O Pré-Pilates é um grande aliado, funcionando como um aquecimento para exercícios mais intensos, ativando a respiração consciente e informando para a mente que o corpo vai começar a se movimentar e se exercitar.
Esses exercícios iniciais também permitem que o instrutor perceba as características de cada cliente, deixando as aulas mais completas e eficazes para todos os perfis de alunos, sejam eles iniciantes, com alguma limitação ou avançados.