Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Manter a criatividade com a agenda cheia e a correria do dia a dia por muitas vezes se torna um desafio, já que são muitas aulas e públicos diferentes para serem abordados. Uma alternativa muito interessante e eficaz é o MAT 34, uma sequência de 34 exercícios no solo criado por Joseph Pilates.

Você não conhece ou não trabalha com o MAT Pilates? Continue a leitura para acabar com suas dúvidas sobre o tema e amplificar seus atendimentos como instrutor do Método. 

O que é o MAT Pilates?

O Método Pilates criado por Joseph Pilates tem como principal objetivo o fortalecimento de todo o corpo de maneira integrada e sistêmica. Dentre a criação do Método, Joseph criou sequências de exercícios com repetições determinadas e ordem estabelecida. 

Sua principal sequência de exercícios em seu legado se chama MAT 34, e tem por sua tradução “esteira” e o número representa os exercícios criados por ele em ordem original.

Os movimentos possuem uma ordem crescente de evolução e cada um tem um objetivo específico para que a sequência seja realizada. Como, por exemplo, o exercício nº1, chamado The Hundred que se traduz por “Os cem”. 

Este exercício contabiliza um total de 100 bombeamentos com os braços, sendo realizados com um movimento firme e próximos ao corpo com uma respiração específica contada de 5 em 5.

Significa que 5 inspirações são feitas seguidas de 5 expirações, contabilizando 100. O intuito do exercício é um aquecimento inicial e conexão de todo o corpo, uma vez que ele é o primeiro da sequência.

Dentre os benefícios de abordar o MAT 34 nas aulas, é sua característica de ser uma sequência completa, pré-determinada, o que oferece uma aula pronta, ou seja, você consegue, seguindo a sequência, trabalhar o corpo inteiro em todos os planos de movimento, abordando flexões, extensões, mobilidades e alongamentos

O MAT 34 pode ser adaptado perante os níveis ou também selecionando os exercícios adequados para cada aluno, ou seja, ao invés dos 34, selecionar os exercícios ideais para seu público, de acordo com que ele precisa, incluindo os mais avançados. 

Um exemplo de dificuldade é determinar tempo de execução, decorar a sequência, adicionar acessórios, entre outras alternativas.

4 dicas de como trabalhar corretamente com o MAT 34

1. Aprenda a sequência com alguém capacitado

Procure um curso de formação, workshop ou vídeoaula de alguém capacitado para aprender a sequência.

Ao longo dos anos o Pilates sofreu grandes modificações e atualizações, o que é muito interessante, mas o ideal é aprender a sequência original para obter domínio e então partir para as suas variações. 

Por exemplo, você pode encontrar o MAT 37 ou 38 que segue toda a sequência clássica, mas adiciona dois outros abdominais criados por seus Élders (alunos de Joseph) ao longo dos anos.

2. Treine a sequência

Dificilmente sabemos ensinar com maestria algo que não sabemos, com o movimento não é diferente. O profissional precisa experimentar os exercícios, sentir no próprio corpo as dificuldades e entender o que o público que ele trabalha percebe ao executar os exercícios.  

Dessa forma sua aula consegue ter uma dinâmica melhor e principalmente expressar verbalmente como é a movimentação para o aluno para ele atingir o máximo de eficácia ao realizar o movimento.

3. Aprenda os níveis de dificuldades

O próprio Joseph separou a sequência em básico, intermediário e avançado, buscando saber quais são estes exercícios da sequência que se encaixam em cada nível. Dessa forma você consegue adaptar para as aulas e níveis dos seus próprios alunos.

Os exercícios muito simples para alunos avançados podem ser desestimulantes, mas também pode acontecer em um aluno iniciante com um exercício com nível superior ao que está acostumado. Precisamos evitar possíveis frustrações com o movimento.

4. Use a criatividade

Uma das características mais interessantes do Pilates Contemporâneo é a possibilidade de adicionar acessórios nos exercícios já estabelecidos. 

Ou seja, com uma aula completa como seria o MAT 34, você pode adicionar acessórios e transformar a mesma aula em outra, uma novidade para seu aluno. Os acessórios mais usados na sequência de MAT 34 são:

  • Faixas Elásticas;
  • Mini Bands; 
  • Magic Circle;
  • Bola Suíça;
  • Tonning balls;
  • Foam Roller;
  • Overball.

Incentive seu aluno durante a prática

O MAT Pilates em sua criação original é para ser realizado com o máximo de eficácia no menor tempo, ou seja, se tornar avançado e dominar os exercícios, lembrar sua sequência e repetições e realizar se forma fluida, quase como uma grande coreografia. 

Além disso, são exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e hora, uma vez que todos giram em torno do MAT, ou seja, da sua esteira.

Não apenas durante a aula, mas incentive seus alunos a praticarem sempre que possível, tornando isso um hábito. Quanto maior prazer e eficácia na sua execução, melhor flui a aula.

Conclusão

O MAT 34 é uma forma pré-determinada de aula que contempla todo o corpo promovendo fortalecimentos, mobilidade e alongamentos. 

É uma forma de aula que pode ser vigorosa ou adaptada dependendo da necessidade, além de promover a facilidade de ser ministrada nos mais diversos locais como academias, Studios de Pilates, em aulas de Personal, clubes e outros espaços uma vez que o principal acessório para ser realizada é um tapete de exercícios. 

Além disso, pode se tornar uma aula criativa, uma vez que acessórios podem ser incorporados para sua realização. O MAT 34 pode ser trabalhado mesmo com profissionais que não tenham o Pilates como meio de trabalho, por exemplo, o Personal Trainer que quer oferecer algo diferenciado para seus alunos.

Ficou interessado em aprender mais sobre o MAT Pilates? O Grupo VOLL disponibiliza um livro com 30 exercícios gratuitos. Clique aqui e baixe gratuitamente!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.