Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A influência da postura na hérnia de disco é enorme, pois essa é uma patologia da coluna vertebral que acomete cerca de 40% das pessoas durante a vida. Antigamente, o pico de incidência estava entre os 50-60 anos, devido aos fatores de risco expostos ao longo da vida associada ao processo de envelhecimento

Hoje, cada vez mais pessoas jovens, especialmente na fase ativa da vida, estão obtendo o diagnóstico negativo. Outros fatores colaboram com essas estatísticas, como: sobrecarga de trabalho, esforços repetitivos, sedentarismo e má postura.

Esta patologia tem maior predominância na coluna lombar, nos níveis de L4/5 e L5/S1, seguida das regiões da cervical e torácica. A hérnia discal é a maior causa de dor nas costas e o principal motivo de afastamento do trabalho, sendo a 3ª causa de aposentadoria por invalidez no Brasil.

Para que esta condição não surja ou ainda não traga maiores prejuízos ao indivíduo, a prevenção é fundamental com a prática de exercícios e a manutenção da boa postura.

A coluna vertebral compõe várias estruturas como ligamentos, cápsulas facetárias, músculos e várias outras moles que são inervadas e respondem a estímulos dolorosos. 

Uma sobrecarga biomecânica, seja ela por movimentos repetitivos, excessivos ou a permanência em uma determinada postura que não seja adequada para aquela estrutura por um longo período, pode influenciar no surgimento da hérnia de disco.

Entenda, neste texto, como uma boa postura na hérnia de disco pode ser benéfica no tratamento desta patologia. Boa leitura!

O que é a Hérnia de Disco?  

A coluna vertebral apresenta quatro curvaturas: duas primárias ou posteriores, assim denominadas por estarem presentes no recém-nascido e a convexidade ser posterior (cifose, torácica e sacral) e duas compensatórias (lordoses cervical e lombar) que se desenvolvem conforme o desenvolvimento humano.   

A linha da gravidade passa através das curvaturas da coluna vertebral, que são equilibradas anteriormente e posteriormente. A flexibilidade das curvaturas dá à coluna vertebral 10 vezes mais resistência à compressão axial do que se a coluna fosse reta.

A divisão da coluna vertebral de maneira funcional está nos pilares anterior e posterior. O pilar anterior é formado pelos corpos vertebrais e pelos discos intervertebrais com a função principal de absorção de choques e sustentação do peso. 

O pilar posterior é formado pelos processos, facetas articulares, arcos vertebrais, dois processos transversos e um processo espinhoso posterior central.

Os movimentos principais da coluna são: flexão, extensão, flexão lateral direita e esquerda e rotação.

Formação da Hérnia de Disco

A perda da integridade do disco pode ser devido à doença, traumas, herniações, defeito da placa terminal ou também por motivos para o início de alterações degenerativas do disco, podendo favorecer a formação de hérnias.

A degeneração são alterações fibrosas progressivas do núcleo, perda da organização do anel fibroso e das placas terminais cartilaginosas. Quando o núcleo se torna mais fibrótico, ele perde a sua capacidade hidráulica, ocorrendo a diminuição do disco.

A formação da hérnia inicia-se com o surgimento de fissuras no anel fibroso, por onde o conteúdo gelatinoso do núcleo pulposo se infiltra, comprimindo as raízes nervosas espinhais de diferentes formas e graus.

O prolapso ou protrusão é quando o núcleo está contido nas camadas externas do anel e nas estruturas ligamentares de suporte. Quando o material nuclear se rompe através do anel externo e fica sob o ligamento longitudinal posterior, dá-se o nome de extrusão

O sequestro é quando o material do núcleo pulposo, após a extrusão, move-se longe da área prolatada.

O disco é aneural e, portanto, os sintomas de dor surgem devido a pressão do material da protrusão contra estruturas sensíveis à dor como raízes nervosas, ligamentos e vasos sanguíneos. A herniação pode ocorrer em quatro zonas do disco-central, póstero-lateral, foraminal ou extraforaminal.

Os sintomas variam dependendo do grau e da direção da protrusão e do nível vertebral, sendo as protrusões posteriores ou póstero-laterais mais comuns. 

Seu caráter é multifatorial, podendo destacar: herança genética, envelhecimento dos discos vertebrais, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso, prática de movimentos incorretos e má postura na hérnia de disco, influenciando diretamente as dores presentes na região.

Quais as influências da postura na Hérnia de Disco?

A boa postura é aquela que cada corpo consegue se organizar para que suas estruturas não sofram sobrecarga e, assim, tenha eficiência em seus movimentos e economize energia. Por essa razão, a melhor postura na hérnia de disco é aquela que não causa dores.

Quando a coluna vertebral sofre compressões axiais constantemente, comprometendo a integridade das estruturas, como ocorre em uma postura deficiente mantida por um longo período, pode causar danos e dores.

Dessa forma, a lesão ou degeneração do disco afeta a biomecânica da coluna em geral. Inicialmente há aumento da mobilidade do segmento maior do que o normal e a distribuição de força ao longo de todo o segmento é alterada, causando forças anormais nas facetas e estruturas de suporte.

3 dicas para manter correta a postura na Hérnia de Disco

1. Faça exercícios específicos para a postura

Um trabalho específico, que envolva mobilidade, estabilidade, força e treinamento postural são essenciais para a manutenção da boa postura na hérnia de disco. Evite posturas permanentes por longos períodos e procure movimentar-se e mudar de posição por várias vezes ao longo do dia.

2. Cuide da postura durante movimentos da atividade diária

Desenvolver consciência sobre o próprio corpo é fundamental para a realização das atividades da vida diária: ao sentar-se, carregar cargas, agachar e outros movimentos que apesar de serem comuns, quando executados por alguém que não tenha uma consciência corporal adequada e ainda um bom suporte.

Assim, desenvolver todas as capacidades físicas como força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e resistência, além de economizar energia corporal, previne lesões e surgimentos de hérnias discais.

3. Fuja do estresse

Uma pessoa que fica sob forte estresse e vive em estado de alerta libera vários neurotransmissores que podem causar aumento de tensão muscular e rigidez articular. O estresse associado a má postura pode, ao longo do tempo, contribuir para o surgimento de patologias da coluna.

Portanto, procurar métodos alternativos para o cuidado da saúde mental contribuirá em uma coluna saudável e livre de dores.

Conclusão

Os problemas na coluna vertebral e as hérnias discais podem ser evitadas em sua grande parte através de hábitos saudáveis e uma boa postura na hérnia de disco

Contudo, se o problema já estiver instalado, o acompanhamento por uma equipe multiprofissional é fundamental para equilibrar os fatores que podem ser de risco para o paciente que tem o diagnóstico de hérnia. 

Vale lembrar que dependendo do quadro clínico e cinesiológico, realizar exercícios e manter uma vida ativa é fundamental na reabilitação e prevenção das patologias da coluna vertebral.

 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.