A rotina intensa de estudos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode ser muito exaustiva. Por isso, manter o equilíbrio entre corpo e mente é fundamental, e nesse sentido, uma das melhores opções de atividade física é o Pilates para estudantes.
Chegar ao dia da prova e alcançar um bom resultado é o objetivo de muitos estudantes que se dedicam pelo menos um ano de preparação para esse momento. Milhões de candidatos se submeterão ao exame nos dias 3 e 10 de novembro de 2024 e poderão usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior de instituições do país inteiro.
A rotina dos estudantes é intensa, envolvendo aulas até o final do dia, cursos, simulados e muitas outras atividades que fazem parte do processo de aprendizagem. No entanto, para ter um bom desempenho nos dias das provas, é preciso considerar outros fatores além da dedicação aos estudos.
Neste artigo, vamos abordar a importância de cuidar da saúde e do bem-estar para ter um bom desempenho cognitivo, e descobrir os principais benefícios do Pilates para estudantes. Confira a seguir!
Pilates para estudantes: qual a relação entre atividade física e desempenho cognitivo?
Uma pesquisa inovadora, publicada na revista científica Current Biology em 2016, revela uma conexão surpreendente entre o exercício físico e a capacidade de aprendizado e memorização.
Pesquisadores das Universidades de Radboud e de Edimburgo demonstraram que exercícios realizados quatro horas após estudar são mais efetivos para consolidar a memória. Para chegar a essa conclusão, um grupo de voluntários foi dividido em três categorias:
- Grupo 1: Realizou exercícios físicos imediatamente após o período de estudo;
- Grupo 2: Iniciou a atividade física quatro horas depois de estudar;
- Grupo 3: Não praticou exercícios físicos.
Todos os participantes fizeram um teste de memória associando imagens e locais, seguido de sessões de bicicleta ergométrica em diferentes intervalos.
Posteriormente, tiveram as atividades cerebrais monitoradas por ressonância magnética. Os resultados foram claros: o grupo que se exercitou quatro horas após o estudo apresentou o melhor desempenho na hora de recordar as informações.
Os resultados exatos ainda são objeto de estudo, e os pesquisadores acreditam que a prática de exercícios físicos, como aeróbicos, fortalecimento muscular e Pilates para estudantes, estimula a produção de neurotransmissores como a dopamina e a noradrenalina, substâncias que desempenham um papel importante nos processos de aprendizado, concentração e memória.
A liberação de endorfina durante a atividade física, especialmente em modalidades como Pilates e Yoga, que equilibram corpo e mente, promove uma sensação de bem-estar, relaxamento e alegria, auxiliando os alunos a retornarem aos estudos com mais energia.
Por fim, a prática regular de exercícios aumenta a agilidade e a produtividade, reduzindo o cansaço físico e mental durante longas sessões de estudo.
Benefícios do Pilates para estudantes em ano de enem
A ansiedade é uma doença ou sintoma cada vez mais comum nos dias de hoje e, pela primeira vez no Brasil, os números de casos entre pessoas com 10 a 19 anos superaram os dos adultos, de acordo com dados da Rede de Atenção Psicossocial do SUS de 2013 a 2023.
Caracterizada por uma sensação de apreensão e preocupação excessivas, a ansiedade pode ser desencadeada por situações do cotidiano, inclusive em período de provas e vestibular.
Além de proporcionar todos os benefícios das atividades físicas, como a liberação de endorfina, emagrecimento e o fortalecimento muscular, o Pilates vai muito além disso.
O Método promove, principalmente, a consciência corporal e a respiração profunda, o que diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Com a prática, há o aumento da qualidade do sono, da autoestima e da conexão entre mente e corpo, favorecendo assim a sensação de calma e equilíbrio.
Além disso, o Pilates para estudantes libera as tensões musculares causadas pelo estresse, contribuindo para o bem-estar físico e mental.
4 melhores exercícios de Pilates para estudantes
Vários exercícios de Pilates para estudantes ajudam a apurar a memória e concentração, uma vez que exigem foco e controle preciso dos movimentos, mas também desenvolvem força e flexibilidade. Aqui estão alguns exercícios básicos para serem realizados em casa:
1. Hundred
O Hundred caracteriza-se pela manutenção de flexão do quadril e do tronco, mantendo membros inferiores afastados do solo e deixando apenas a coluna lombar em contato com o solo, enquanto os braços executam um movimento oscilatório chamado de “Pulso”.
É a introdução aos princípios do Pilates e excelente para a circulação sanguínea. A necessidade de manter uma posição estável enquanto conta até 100 exige atenção ao ritmo da respiração.
Assim, o controle dos movimentos dos braços e pernas aprimora a memória e a consciência corporal, sendo uma ótima opção de exercício do Pilates para estudantes.
2. One Leg Circle
O One Leg Circle se inicia em decúbito dorsal, com o quadril fletido em 90 graus unilateralmente e o tornozelo em flexão plantar.
O tornozelo contralateral deve estar em dorsiflexão, promovendo um maior alongamento da cadeia muscular posterior e os membros superiores devem ser mantidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Este exercício desenvolve a mobilidade do quadril, estabiliza a cintura escapular, a pelve e o abdômen. Fazer círculos com uma perna enquanto mantém a posição do corpo requer foco para coordenar o movimento e evitar compensações.
3. Rolling Like a Ball
Neste movimento, é preciso flexionar a coluna em round com os joelhos próximos ao peito, flexionando-os junto com a flexão dos quadris.
Em seguida, os tornozelos deverão ser seguros com as mãos, enquanto os cotovelos serão mantidos firmes e apontados para fora. Já os joelhos deverão estar levemente afastados e a coluna flexionada, mantendo a cabeça no prolongamento da coluna.
O Rolling Like a Ball envolve uma série de movimentos coordenados e um controle preciso da flexão da coluna. A prática de rolar para frente e para trás em um deslocamento fluido demanda foco para prosseguir da forma correta.
4. Single Leg Stretch
No Single Leg Stretch, também iniciamos em decúbito dorsal, a coluna deve ser flexionada e o joelho posicionado unilateralmente, enquanto o quadril deve estar em flexão.
Já o membro inferior contralateral precisa estar com o joelho estendido e o quadril fletido o suficiente para não tocar o MAT, mais ou menos na altura dos olhos.
Realizar o alongamento de uma perna enquanto mantém a posição do tronco certa e a respiração controlada requer concentração. É preciso focar na técnica e na estabilidade.
Cuidados essenciais para o bem-estar durante os estudos
Além do Pilates para estudantes, um dos pontos mais importantes para o bom desempenho acadêmico é um espaço de estudo adequado, com móveis projetados de forma estratégica para evitar lesões e manter a postura correta.
É possível alterar a iluminação, a temperatura e até mesmo as configurações do computador, como brilho e contraste. Dedicar alguns minutos a esses ajustes faz uma grande diferença no conforto.
Recomenda-se que a escrivaninha tenha altura entre 70 e 74 centímetros, permitindo que os cotovelos estejam a um ângulo de 90° e os pés totalmente apoiados no chão.
Para uma postura ideal, evite curvar as costas ou inclinar-se para frente. Mantenha o monitor na altura dos olhos, direcionando o olhar para o centro da tela. A distância indicada é de aproximadamente um braço, o que previne dores no pescoço e nas costas.
Conclusão
A prática regular de exercícios aumenta a concentração e a produtividade, reduzindo o cansaço físico e mental durante longas sessões de estudo.
O Pilates para estudantes, além de proporcionar esses benefícios, também diminui a ansiedade, pois promove uma respiração consciente, que é uma das melhores estratégias para aliviar o estresse em tempos de Enem.
Os exercícios Hundred, One Leg Circle, Rolling Like a Ball e Single Leg Stretch são movimentos básicos do Pilates, que podem ser executados em casa e sem tomar muito tempo dos estudantes, sendo ótimas opções para cuidar do corpo e da mente sem atrapalhar a rotina intensa.