Os exercícios para membros inferiores no Reformer além de fortalecerem a musculatura do corpo, ajustam a postura, sendo um dos equipamentos mais completos em questão de benefícios.
Por sua versatilidade, existem várias opções de exercícios para membros inferiores no Reformer, e o melhor ainda, sem prejudicar as articulações.
Os exercícios no Reformer podem ser executados de várias maneiras: em pé, sentado, deitado, de lado e por aí vai.
Para aprender mais sobre exercícios para membros inferiores no Reformer, continue lendo!
Membros inferiores: o que são e as principais patologias
Os membros inferiores são responsáveis por sustentar e locomover o corpo.
Eles são formados por 4 segmentos:
- Cintura (ilíaco);
- Coxa (fêmur e patela);
- Perna (tíbia e fíbula);
- Pé (ossos do pé).
Como podemos observar, esses segmentos são os principais alvos de dores comumente causadas por sobrecarga, que consequentemente levam a ocorrência de patologias.
As principais patologias em membros inferiores são:
- Artrose de joelho;
- Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA);
- Lesão meniscal;
- Condromalácia patelar.
Elas têm como principal causa a sobrecarga dos membros inferiores, levando ao desgaste, ruptura de ligamentos e lesões.
Benefícios do Pilates para membros inferiores
O principal objetivo do Pilates é o condicionamento físico, fortalecendo o corpo de maneira equilibrada, sem sobrecarregá-lo.
Os benefícios do Pilates não se aplicam somente aos membros inferiores, já que o método provoca melhorias no corpo inteiro. Por exemplo:
- Aumento de força e equilíbrio;
- Maior coordenação e flexibilidade;
- Correção da postura;
- Controle muscular;
- Consciência corporal;
- Menor atrito entre articulações.
Para que esses benefícios aconteçam, é necessário que os exercícios sejam realizados corretamente, e que sejam supervisionados.
Abaixo você poderá aprender alguns exercícios que preparei especialmente para os membros inferiores serem trabalhados no Reformer.
Conclusão
O Reformer é um equipamento muito amado por nós profissionais do Pilates, sua versatilidade e eficiência são um grande diferencial em nossas aulas, mas devemos sempre estar atentos às limitações do aluno, para prevenir lesões.
O Método Pilates é muito utilizado em casos de reabilitação, mas melhor ainda é utilizá-lo como uma maneira de prevenir a ocorrência de patologias, potencializando seus benefícios.
Gostou dessa matéria? Aprenda mais sobre os membros inferiores com a coleção de livros digitais sobre Pilates nas Patologias!