Você já se deparou com um aluno sofrendo com dores no ombro? E com falta de mobilidade torácica?
Muitas vezes a dor no ombro é ocasionada por uma flexibilidade ruim da região do tórax e pela execução incorreta dos movimentos durante a atividade física. Por isso, é muito importante que o instrutor realize uma avaliação do aluno antes de iniciar os exercícios.
Para saber como realizar o teste de mobilidade torácica, continue lendo esta matéria!
A importância da mobilidade torácica
Alunos com dificuldades de respirar e de ativar o Power House provavelmente sofrem com a falta de flexibilidade e mobilidade na região do tórax.
As compensações nessa região influenciam muito na realização dos exercícios, principalmente porque a coluna torácica está ligada direta ou indiretamente à diversas partes do corpo, ou seja, independente de qual seja o movimento e qual seja a sua finalidade, é necessário muita cautela no momento de realizá-lo.
Teste de mobilidade torácica
Antes de iniciar qualquer plano de exercícios, o aluno deverá passar por uma avaliação. Confira no vídeo abaixo como fazer o teste de mobilidade torácica de forma efetiva.
Depois de realizar o teste, você estará pronto para passar os exercícios mais adequados para o aluno e trabalhar a respiração corretamente, assim como a flexibilidade, além de desenvolver a qualidade de vida para que o paciente realize suas atividades diárias de forma saudável, fazendo com que essas atividades sejam um complemento de cada movimento realizado durante os exercícios.
Conclusão
É muito importante compreender quais os limites e necessidades do aluno, assim como quais patologias podem prejudicar o seu desenvolvimento no decorrer das aulas.
Fazer todos os testes corretamente será fundamental para o planejamento dos exercícios e de seus objetivos ter bons resultados, além de manter o aluno empolgado e motivado para dar continuidade com o seu trabalho.