Posted in:

Dicas que todo Instrutor do Método merece ter!

Dicas que todo Instrutor do Método merece ter!
Gostou? Avalie!

Seja mais que apenas um Instrutor do Método!

Já dizia nosso amado Joseph:

“Isso é equivalente a um banho interno. Como o frescor da primavera proveniente das fortes chuvas e nevascas que derretiam das montanhas e aumentavam as correntezas nos rios, levando-os até o mar, assim será com o fluxo sanguíneo, com vigor renovado, como resultado direto da realização fiel dos seus exercícios de Pilates.”

Motivos para escolher o Pilates não faltam e ele vem ganhando cada vez mais e mais espaço no mundo da saúde, qualidade de vida e bem estar!

Com resultados que vem de uma forma extremamente satisfatória, o método trás um leque de benefícios que conquista e fideliza os praticantes, como:

  • Melhora da Postura
  • Melhora a Mobilidade
  • Flexibilidade
  • Aumenta a Resistência
  • Força Muscular
  • Melhora a Respiração
  • Dentre Outros

As aulas de Pilates também conquistam os seus praticantes pelo prazer proporcionado ao término da sessão. O prazer de terminar e se sentir novo e revigorado mostra aos seus alunos o quanto o método é prazeroso e eficiente.

Mas devemos sempre nos lembrar de que o Pilates representa 4% do dia do seu aluno com você nos dias das sessões.  E para que os resultados sejam realmente satisfatórios alguns cuidados e dicas devem ser levados em consideração para você ser mais que apenas um instrutor do Método:

Não seja mãe e pai coruja o tempo todo!

Mesmo um pai e uma mãe que desejam o melhor para seu filho e fazem todo o possível para que ele seja feliz e bem sucedido, precisam compreender que o comportamento super protetor e a falta de aprendizado fora de seus braços pode e provavelmente irá prejudicá-lo muito mais do que ajudar!

Ensine o seu aluno ou paciente que ele deve levar o método para o seu dia a dia.

O Pétodo não deve ser utilizado e aplicado apenas no momento da sessão, mas a todo instante.

Pilates no supermercado e na fila do banco SIM!

Do que adianta você dedicar o máximo do seu conhecimento técnico em cada sessão se seu aluno ou paciente não compreender o que você esta querendo ensinar? O Pilates é muito mais do que uma sequência de exercícios ou tipo de aparelhos.

Busque exemplos do cotidiano para mostrar como ele deverá aplicar o método na sua rotina, por exemplo, corrigir a postura enquanto espera na fila do banco, enquanto está sentando ou em pé no seu trabalho.

Mostre como ele pode e deve ser aplicado desde as coisas mais básicas, como varrer uma casa, que a postura pode ser melhorada ao segurar uma vassoura e um rodo, que não há a necessidade de se debruçar sobre esta.

Com detalhes que parecem tão pequenos o seu aluno ou paciente poderá enfim começar a corrigir os pequenos erros que levam à grandes problemas no final do dia, como a tão temida dor na lombar.

Lembre- se antes de tudo devemos tratar as causas!

Você sabe o tamanho do seu legado?

Devemos compreender que por mais que nos dediquemos e façamos todo o possível por cada um, o aluno ou paciente não é nosso!

Devemos nos lembrar e ter a consciência que por mais fiel e satisfeito que o aluno ou paciente fique, pode ser que chegue algum momento que este tenha que se ausentar por um tempo ou mesmo parar de fazer o Pilates com você!

E qual a imagem que você quer que ele carregue, o que você esta deixando de marca na vida desta pessoa?

Somos responsáveis por deixar em cada um que passa por nós uma impressão! Construímos uma imagem, seja ela positiva ou negativa com relação ao método e o nome que ele carrega!

Quantas pessoas já passaram por nós, e quantas nem sequer sabemos o que entenderam ou não sobre a proposta do seu trabalho? Quantos alunos que já passaram por seu Studio ou clínica à procura do Pilates e você nem se quer sabe o que eles pensaram, ou o porque não voltaram?

Concorrência é bom, mas uma concorrência boa é melhor ainda!

Isso mesmo, é melhor ter um bom concorrente do que ter um péssimo!

Um bom concorrente pode ser ainda um estímulo para que você saia fora da zona de conforto e busque sempre dar o seu melhor pelo seu negócio ou também um instrutor do Método e busque ser um diferencial no que faz!

Já um péssimo concorrente denigre a imagem e pode ser o responsável por manchar e denegrir a imagem do método e dos demais Studios que trabalham com ele!

Vivemos em um mundo que o famoso Q. I (quem indica) tem um grande peso na decisão de cada um, e um cliente que ficou insatisfeito por um trabalho de má qualidade pode não ter a compreensão necessária que a responsabilidade não é do método em si, mas sim, de quem trabalha com ele, este caso de forma errônea!

Você mesmo já parou para pensar quantas e quantas vezes você procurou alguma indicação por algum conhecido?

Seja para ir ao médico, cabeleireiro, manicure, tatuador? Sim, nós gostamos da opinião e da indicação, porque nos sentimos mais seguros e mais confiantes em procurar certos estabelecimentos, e o Pilates não foge a esta regra!

Venda valor e não preço!

Todos nós estamos cientes que não é fácil planejar, montar, gerir e ter um Studio bem sucedido! Seja pelo preço dos aparelhos, ou pelas inúmeras formações que fazemos para poder nos tornar profissionais diferenciados no mercado!

Sabemos muito bem também que como na maioria dos casos trabalha-se com uma quantidade limitada de alunos  ou paciente dentro de um horário, e é necessário que se faça o devido planejamento para garantir que o preço colocado seja justo mas que também seja motivador tanto para você como para quem é cliente!

Mas uma dica de ouro e que pode parecer óbvia, mas, muitas vezes passar despercebida e sem sua devida atenção é que, nossos clientes precisam perceber a diferença entre preço e valor!

Não pense que simplesmente colocar um preço abaixo dos demais será a solução dos seus problemas e lhe trará vários clientes! Clientes que vem pelo preço, também se vão por ele!

A partir do momento que ele perceber o valor que está agregado no preço que ele paga ele vai ter um grande potencial para ser um cliente fiel e que te ame! Que ao falar de você seja como instrutor do Método, ou como dono do Studio, ele fale com amor e confiança!

Faça o que ama!

É importante ter amor pelo que você faz, seja você um instrutor do Método, um instrutor e dono de seu Studio ou qual for seu papel dentro do Pilates!

Quando colocamos amor e empenho no que fazemos, aprendemos a tentar dar o nosso melhor na maior parte do tempo.

Obviamente haverá fases em que talvez você fique um porco desanimado, mas isto será breve e passageiro, pois o seu amor e o que você faz será a motivação constante que você precisa para se reerguer sempre que preciso, ser seu auto motivador sua própria inspiração!

Pense que este pode ser seu investimento para o resto de sua vida! O que você espera ao longo de seus anos?

Ser um profissional feliz e que se sente realizado e bem sucedido, ou um alguém infeliz e insatisfeito porque viveu uma vida de conformidade em não ter a coragem para buscar o que ama!

E por fim a principal dica é: pratique o que você fala! 

Diariamente aplicamos palavras que tem seu devido peso na vida de quem esta ao nosso redor, mas quanta vez você já se perguntou se também aplica o que você prega em teoria? Um exemplo simples é: você pratica o método? Ou apenas ensina ele?

Pratique, sinta  e assim você poderá compreender de uma forma muito mais profunda e ter um relacionamento muito mais próximo com seus clientes!

Aquele que faz o que fala, ou pelo menos tenta dia após dia, tem um peso e uma consciência diferente daqueles que são ótimos em teorias, mas péssimos na prática! Seja ela para execução de exercícios ou mesmo como pessoa!

Um Instrutor do Método que não pratica em especial o Pilates, desconhece a efetividade do que ele é capaz de proporcionar.

Concluindo…

Enfim! Temos que ter a consciência do peso que exercemos na vida de cada um que passar por nossas vidas, seja profissionalmente ou pessoalmente! É o velho clichê, porém que não deixa de ser importante e ter seu fundamento!

Busque ser um bom instrutor do Método, um bom empregador, um bom funcionário! Busque dar o seu melhor àqueles que batem a sua porta, tudo o que fazemos de alguma forma acaba retornando para nós!

Então vamos espalhar coisas boas, deixar boas impressões e garantir que dia após dia fazemos nossa parte com devido mérito perante os demais! Como já dizia nosso amado mestre:

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

Written by Mariele Silva Almeida

Mariele Silva Almeida

Grad. Bela e Licenciatura em Educação Física, Especialização em Fisiologia do Exercício, Treinamento Funcional e Grupos Especiais. Formação em MAT Pilates, Pilates com Aparelhos e Pilates Aéreo.

3 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *